A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I
Profa. Sônia Sampaio, Dra. Rosângela da Luz Matos, Dra./bolsista CAPES Posdoc Letícia Vasconcelos, Mestranda Psicologia

2 EMENTA Estudo abrangente das sociedades contemporâneas, na sua diversidade, globalidade e sustentabilidade, identificando suas origens históricas, bem como estruturas práticas e simbólicas, contemplando interpretações dos diferentes saberes. Estudo do modo como se estruturam e desenvolvem tais unidades sociais em seus vínculos com o Estado, a cultura e os indivíduos, com destaque para as formas de organização do trabalho. Estudo dos processos psíquicos e psicossociais que estruturam e organizam a singularidade de cada sujeito, compreendendo como tais processos afetam sua construção de significados, sua relação com os outros e sua ação sobre o mundo.

3 OBJETIVOS Acolher o estudante no ambiente universitário, estimulando sua capacidade de buscar, processar e analisar informações que contribuam para a conformação de uma visão crítica e uma atitude criativa diante da complexidade do mundo contemporâneo.

4 OBJETIVOS Promover o debate de temas relevantes para a compreensão das transformações do mundo contemporâneo, especialmente no que diz respeito a a) processos e perspectivas na esfera das ciências e da formação universitária, no mundo e no Brasil; b) mutações contemporâneas no campo da cultura, caracterizando tal cenário nos contextos brasileiro e mundial.

5 OBJETIVOS Fomentar a discussão acerca da convergência de processos artísticos, científicos, humanísticos, comunicacionais e tecnológicos na contemporaneidade. Sistematizar um composto de autores (artistas, pensadores, cientistas) — e seus respectivos trabalhos —que ajudem a estruturar o entendimento da contemporaneidade.

6 METODOLOGIA Procedimentos prévios: os estudantes deverão acessar, regularmente, a comunidade online do componente: Uma rede social de apoio ao curso, onde estarão disponíveis a contextualização do tema de cada aula, as sugestões de leitura e a proposição de atividades.

7 METODOLOGIA Aula expositiva, subsidiada pela bibliografia, seguida de intervenções e debates. Mini-encontros, reunindo as turmas do mesmo turno, com a participação de professores de EC-II e convidados, quando serão promovidos debates e apresentação de filmes.

8 METODOLOGIA Grandes encontros na Reitoria da UFBA com professores de EC-II e convidados, reunindo todas as turmas do curso. Os estudantes deverão propor debates, opinar e disponibilizar conteúdos diversos na comunidade online do curso.

9 METODOLOGIA Aula expositiva, subsidiada pela bibliografia, seguida de intervenções e debates. Aulas dialogadas com a experimentação em Rodas de leitura e conversa , Diários de formação e Produção de texto.

10 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo de Contemporaneidade, Conhecimento e Universidade Aproximações conceituais. Conhecimento, Sociedade e Contemporaneidade. “Por uma outra globalização”, com Milton Santos. O Sujeito da Contemporaneidade.

11 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo de Contemporaneidade, Conhecimento e Universidade Artes, Ciências e Humanidades. O estatuto do saber no contemporâneo. A Universidade em suas dimensões históricas, sociais e culturais. Universidade sem Cultura? A Universidade no século XXI.

12 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo de Contemporaneidade e Cultura Cultura: aproximações conceituais. Panorama da Cultura Contemporânea. Cultura e processos comunicacionais (artes, literatura, vídeo, fotografia, música, informática etc.). Cultura e Mercado: estudo de caso – Carnaval.

13 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo de Contemporaneidade e Cultura Artes, Ciências e Humanidades: educar para a Cultura, através da Cultura. Identidades, diversidade cultural e interculturalidade na sociedade contemporânea. Cultura e desenvolvimento. Revisão do Curso.

14 RECURSOS INSTRUCIONAIS
Utilização de computador, com projetor, ligado à Internet Utilização de multimeios e linguagens diversas no suporte às aulas Comunidade online do curso ( Biblioteca virtual

15 ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO
Produção de textos (25%) Produção de Diários de Formação (25%) Rodas de leitura e conversa sobre os textos e diários produzidos (25%) Avaliação individual escrita (25%)

16 BIBLIOGRAFIA/LINKOGRAFIA
BERMAN, Marshall. Introdução: Modernidade – Ontem, Hoje e Amanhã. In: _____ . Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, (p. 23 – 35). BERNHEIM, Carlos Tünnermann; CHAUÍ, Marilena. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento. Brasília: UNESCO, Disponível em < Acesso: BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. COULON, Alain. A Condição de Estudante. A entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2000.

17 HESS, Hemi; WEINGAND, Gabriele. A escrita implicada
HESS, Hemi; WEINGAND, Gabriele. A escrita implicada. Revista Reflexões e Debates, Universidade Metodista de São Paulo, abril 2006, p MORIN, Edgar. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002. GEERTZ, Clifford: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1989. TERRITÓRIO E SOCIEDADE. Entrevista com Milton Santos. Entrevistadores: Odete Seabra, Mônica de Carvalho, José Corrêa Leite. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000. THOMPSON, John. Ideologia e Cultura moderna: Petrópolis, Vozes, 1999.

18 CRONOGRAMA QUARTA SÁBADO/ Dia de Semana MARÇO 07 REuNi 14
Aula inicial Contemporaneidade 21 Modernidade Pos -Modernidade Tradição 28 Globalização Data a definir Aula Especial Mini-encontro ABRIL 04 Subjetividade 11 Ciência 18 25 Reitoria - MAIO 02 Educação e Universidade 09 16 Cultura 23 30 Reitoria – JUNHO 06 13 Semana de Pesquisa 20 Fechamento e Avaliação da aprendizagem construída 27 Mini Encontro


Carregar ppt "ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google