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Comunicação Empresarial
Fábio Ramos de Andrade, MPA Mestre em Administração Pública pela Universidade do Estado da Califórnia em San José, Estados Unidos. San José State University – SJSU
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Hora de “vender o peixe”
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Ementa A comunicação Humana: modalidades e características. Elementos básicos do processo de comunicação. Técnicas de comunicação: ficha mental, persuassão, desempenho, estilo e domínio de território. Comunicação interpessoal e intergrupal. O processo de comunicação verbal, oral e escrita. Falar em publico: recursos de apoio e regras públicas: recursos de apoio e regras práticas. Comunicação de massa. Trabalhos práticos.
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Programa As organizações empresariais na sociedade da informação
Em busca de um conceito de Comunicação Empresarial Empresa, ética e responsabilidade social Comunicação como expressão da cultura empresarial Marketing de relacionamento e database marketing Estratégias de Marketing Social (Cultural, Esportivo, Comunitário etc) Comunicação, mídia e opinião pública Estratégias e atividades focadas na comunicação interna Comunicação Empresarial e novas tecnologias: a comunicação empresarial pontocom Comunicação em empresas não governamentais: a dinâmica comunicacional do Terceiro Setor Comunicação e Identidade Corporativa Fontes em Comunicação Empresarial Casos em Comunicação Empresarial
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Metodologia Aulas expositivas seguidas de debate
Projeto de comunicação digital Blog do professor: Blog do aluno: criar em Estudo de caso
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Avaliação Participação nos debates - 30%
Projeto de comunicação digital % Relatório do estudo de caso % Avaliação escrita – 30%
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Comunicação Organizacional Estratégica
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Boa comunicação? Divulgação do filme Brasileiro Besouro, 2009
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Informação ≠ Comunicação
Informação – Processo linear. A força está na emissão Emissor Receptor Canal Mensagem
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Comunicação = comum - ação
Compartilhar – tornar comum Pressupões o outro Processo de troca entre os dois pólos Emissor Receptor Contexto Canal Mensagem Informação é a base do processo
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Contexto – contemporâneo
Globalização Sociedade da Informação Aumento dos fluxos de informação Avanço tecnológico Sociedade em rede Novo discurso das organizações Valores humanos Ética e transparência Cidadania Respeito ao meio ambiente
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Modelo de comunicação dialógica
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Implicações dessa abordagem
Pensar a comunicação na sua amplitude Agir de forma integrada Superar a concepção unilateral do paradigma informacional e dar ênfase no caráter relacional e participativo da comunicação. Preocupar-se com os mecanismos de monitoramento e avaliação.
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Conceituação • Comunicação Organizacional promove a interação de uma organização com os grupos, que afetam e/ou são afetados por suas políticas e ações. Planeja, desenvolve, implanta e monitora estratégias de comunicação, no sentido de construir relação de credibilidade da organização com a sociedade para sua validação pública. Ivone de Lourdes Oliveira Doutora em Comunicação e Cultura UFRJ. Professora e diretora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.
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A relação se efetiva por meio de práticas dos subcampos de relações públicas, jornalismo e propaganda e outros de forma integrada, planejada e articulada.
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Identificação dos grupos:
Papel e nível da relação Nível de dependência e interferência que a organização tem com os grupos. Nível de participação dos grupos nos negócios.
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Estratégias específicas para cada grupo
Determinar os principais grupos de relacionamento Tipo de relação que a organização quer ou precisa ter com tal grupo Expectativas da relação por parte da organização e por parte dos grupos.
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Intervalo ?
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Perfil do Mercado Destino dos investimentos em ABERJE
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Expectativas para o ano seguinte (2007)
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Estudo de Caso: Workaholics
Workaholic: Pessoa exageradamente preocupada com o seu trabalho 1 – Até que ponto as organizações recompensam, intencionalmente, comportamento não saudável mas produtivo como forma de maximizar o rendimento dos trabalhadores? 2 – Sendo você um gerente em uma companhia que estimula workaholism, como você agiria? Que questões você perguntaria? Com quem você falaria? 3 – Sendo você um empregado em uma companhia que estimula workaholism, como você agiria? Com quem você conversaria sobre este assunto? 4 – Sendo você um empregado ou gerente você se sentiria obrigado eticamente a ajudar um colega que é workaholic? Explique:
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Fim de aula Tarefas da semana: 1 - Criar blog em e enviar link para o professor 2 - Fazer download de e-books e artigos disponíveis no blog do professor a partir de 5 de setembro. 3 - Criar 2 posts com no mínimo 250 palavras cada sobre 2 temas do programa 4 - Leitura: e-book O que é Marketing? Artigos de 1 a 5
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