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Enem 2018 Dicas de ultima hora
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Dicas de última hora Confira seu Documento
Só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Fique esperto! Nem tente levar cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto.
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Dicas de última hora Separe o que Levar Obrigatório
Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente; Documento oficial de identificação original com foto - Aconselhável Cartão de Confirmação de Inscrição; Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Chefe de Sala (caso precise do documento).
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O QUE NÃO LEVAR Borracha; Caneta de material não transparente;
Corretivo; Dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes).; Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens; Impressos e anotações; Lápis; Lapiseira; Livros; Manuais.
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ATENÇÃO AOS HORÁRIOS E LOCAIS
12h – Abertura dos portões 13h – Fechamento dos portões 13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova 13h30 – Início das provas 19h – Término das provas no primeiro dia 18h30 – Término das provas no segundo dia Horário de Brasília – DF Se ligue! O Horário de Verão estará vigente; Ninguém pode entrar depois do fechamento dos portões; Chegue com antecedência! Em locais de prova muito grandes você pode demorar a achar a sua sala.
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Eventos em santos 5 MILHAS – SANTA CASA
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Temas possíveis - 2018 Aumento das DSTs entre jovens
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a quantidade de jovens infectados pelo vírus HIV cresceu de maneira expressiva entre os anos de 2006 e Outras DSTs também avançaram nesse período. Escravidão no mundo contemporâneo Embora invisível, o trabalho escravo possibilita o consumo de vários produtos e serviços que consideramos indispensáveis. Inclusive, algumas ONGs se dedicam a listar empresas que exploram mão de obra. Esportes como ferramentas de inclusão social Estamos em um ano par, o que significa que teremos um evento esportivo de abrangência mundial para acompanhar e, quem sabe, discutir a respeito na redação Enem!
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Temas possíves – enem 2018 Fakenews
Recentemente, o Facebook lançou um programa de combate às notícias falsas. Com a ajuda de agências de checagem de fatos, a rede social de Mark Zuckerbeg planeja diminuir o alcance desse tipo de material. Privacidade na internet Outro tema em alta que também envolve o Facebook é a privacidade na internet. Além das redes sociais, diversos sites e aplicativos usam informações pessoais de seus usuários para ofertar produtos e serviços, o que é discutível. Saúde mental Ao longo do ano que passou, séries como 13 ReasonsWhy e jogos como o da Baleia Azul nos alertaram sobre como o número de casos de suicídio entre jovens parece aumentar em várias partes do mundo. Segurança pública e pessoal No primeiro semestre, o Governo Federal interviu no Rio de Janeiro por conta do agravamento de uma crise na segurança pública. No Enem, os candidatos podem ter que propor soluções para esse problema.
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Outros temas possíveis
Cyberbullying e crimes virtuais Mobilidade urbana Criminalização da homofobia Família no século XXI Crise energética Meio ambiente O desafio da democracia na atual sociedade EUA, Coreia do Norte e a tensão mundial
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ALTERNATIVA E
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ALTERNATIVA E E
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E
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C
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Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam?
C - Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. B - Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. D - Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa. A - Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
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Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam?
C - Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. B - Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. D - Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa. A - Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
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c) introduziu métodos manuais de trabalho na produção;
“O produto da atividade humana é separado de seu produtor e apropriado por uma minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem.” A partir do texto, pode-se afirmar que a Revolução Industrial: c) introduziu métodos manuais de trabalho na produção; b) tornou a manufatura uma alternativa para o artesanato; d) tornou o homem mais importante que a máquina; a) evidenciou o modelo de exploração do capitalista que obtinha lucro e pouco repassava para a sociedade; e) valorizou o trabalhador autônomo que representava a essência da política liberal burguesa.
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Cultura indígena O índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos. CALDEIRA, J. A nação mercantilista. São Paulo: Editora 34,1999 (adaptado).Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela:
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Cultura indígena a) demarcação do território indígena.
b) manutenção da organização familiar. c) valorização dos líderes religiosos indígenas. d) preservação do costume das moradias coletivas. e) comunicação pela língua geral baseada no tupi.
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Cultura indígena a) demarcação do território indígena.
b) manutenção da organização familiar. c) valorização dos líderes religiosos indígenas. d) preservação do costume das moradias coletivas. e) comunicação pela língua geral baseada no tupi.
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Diversidade cultural Leia a receita apresentada a seguir. TACACÁ
2 litros de tucupi temperado 4 dentes de alho 4 pimentas de cheiro 4 maços de jambu 1/2 kg de camarão 1/2 xícara de goma de mandioca Sal a gosto Modo de servir: muito quente, em cuias, temperado com pimenta. Comer é um ato social, histórico, geográfico, religioso, econômico e cultural. O preparo dos alimentos, a escolha dos ingredientes e a maneira de servir identificam um grupo social e ajudam a estabelecer uma identidade cultural. Essa receita, “Tacacá”, comida muito apreciada na culinária paraense, demonstra
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Diversidade cultural a) uma interação cultural, com a incorporação de ingredientes advindos de tradições culinárias distintas. b) um modo de preparo espontâneo, associado aos padrões culinários da colônia. c) um modelo ritualista de servir, vinculado ao formalismo religioso africano. d) um modo de utilizar os ingredientes provenientes do extrativismo, associado ao nomadismo dos quilombos. e) uma imposição de identidade cultural, pelo uso de produtos cultivados em áreas sertanejas.
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Diversidade cultural a) uma interação cultural, com a incorporação de ingredientes advindos de tradições culinárias distintas. b) um modo de preparo espontâneo, associado aos padrões culinários da colônia. c) um modelo ritualista de servir, vinculado ao formalismo religioso africano. d) um modo de utilizar os ingredientes provenientes do extrativismo, associado ao nomadismo dos quilombos. e) uma imposição de identidade cultural, pelo uso de produtos cultivados em áreas sertanejas.
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