A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE RECREAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE RECREAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
TÉCNICAS DE RECREAÇÃO CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE RECREAÇÃO

2 REFLEXÃO INICIAL O que é recreação? Quando surgiu a recreação?
Para que ela serve? Sua função foi sempre a mesma?

3 DEFINIÇÃO DE RECREAÇÃO
De acordo com BRAMANTE, recreação pode ser considerada como “o produto, isto é, atividade/experiência, que ocorre dentro do lazer.” A recreação, portanto, faz parte do lazer. Para outro grupo de estudiosos, tais como PINTO, a recreação e/ou lazer representam “espaços” privilegiados para a vivência do lúdico.

4 DEFINIÇÃO DE RECREAÇÃO
Já para CAMARGO, os conceitos de lazer e recreação em nada se diferenciam do ponto de vista da dinâmica sociocultural que produziu o divertir-se moderno. Outro fator que aproximaria sua raiz conceitual, é um problema lingüístico. Nem todos os idiomas possuem termos que diferenciam as palavras Recreação e Lazer. Ex: Espanhol, Italiano, Alemão.

5 DEFINIÇÃO DE RECREAÇÃO
Essas posições diferenciadas acabaram gerando algumas dúvidas. Desta forma, nota-se que na primeira metade do século XX, o foco das discussões e das práticas no Brasil recaíam sobre a Recreação. Mas, nos dias atuais, presenciamos uma valorização maior do Lazer. Hoje a Recreação tem, não raro, um sentido pejorativo.

6 DEFINIÇÃO DE RECREAÇÃO
Do ponto de vista etimológico, MARINHO aponta que a Recreação é proveniente do latim Recreatio, Recreationem, que representa Recreio (divertimento, entretenimento). Para outros autores, deriva do vocábulo recreare, com o sentido de reproduzir, restabelecer, recuperar. Afinal, “quem trabalha precisa renovar-se”, e é esse, historicamente, o objetivo maior da recreação.

7 DEFINIÇÃO DE RECREAÇÃO
Nos estudos brasileiros sobre o tema, o sentido do termo “recreare” é geralmente relacionado a possibilidade de “recriar, dar novo vigor, renovar”. “É uma atividade física ou mental a qual o indivíduo é naturalmente impelido a satisfazer necessidades de ordem física, psíquica e social de cuja realização lhe advém o prazer.” (TIOSSI, Lígia)

8 DEFINIÇÃO DE RECREAÇÃO
É uma experiência compensatória através de descargas de impulsos agressivos. Pode ser considerada como fuga de expressão social que combate a frustração, monotonia ou ansiedade". (GOUVEIA, Ruth)

9 OBJETIVOS DA RECREAÇÃO
Integrar o indivíduo ao meio social; Estimular a participação grupal; Facilitar o agrupamento por idade ou afinidades; Ocupar o tempo ocioso (entreter, distrair); Desinibir e desbloquear; Desenvolver a comunicação verbal e não-verbal; Descobrir habilidades lúdicas; Desenvolver adaptação emocional; Dar vazão ao excesso de energia; Aumentar a capacidade mental do indivíduo; Facilitar o aprendizado; Estimular a criatividade; DIMINUIR O STRESS.

10 PROFISSIONAL DA RECREAÇÃO
QUEM TRABALHA COM RECREAÇÃO? QUE TIPOS DE FUNÇÕES PODEM SER DESENVOLVIDAS PELO RECREADOR? QUAIS SÃO AS DENOMINAÇÕES MAIS COMUNS PARA RECREADOR? A FUNÇÃO DO RECREADOR É APENAS O ENTRETENIMENTO?

11 PROFISSIONAL DE RECREAÇÃO
A Recreação é trabalhada em vários setores de atividade, em momentos diversos. Porém, o profissional de recreação é aquele que tem como objetivo profissional desenvolver atividades de entretenimento, diversão, distração, transformando o ambiente em algo prazeiroso, agradável ao corpo, mente e/ou alma.

12 PROFISSIONAL DA RECREAÇÃO
Há várias denominações para o Recreador: Recreador ou Recreacionista (ambas estão corretas) Monitor Gentil Organizador (ex. Clube Med) Professor (muitos profissionais de Educação Física são confundidos ou exercem atividades recreativas profissionais) Porém, a definição considerada mais adequada atualmente é: ANIMADOR SOCIOCULTURAL

13 PROFISSIONAL DA RECREAÇÃO
ANIMAR = Movimentar a alma. A animação profissional tem sido chamada de sociocultural pois a recreação apresenta um papel social e cultural cada vez mais importante. EXEMPLOS: A prática recreativa congrega e fortalece grupos sociais (ex. brincadeiras em uma viagem da classe) e pode transformar a cultura da pessoa (ex. aprendizado informal através de atividades lúdicas de estudo do meio)

14 PROFISSIONAL DE RECREAÇÃO
Hoje, tanto a iniciativa privada como o poder público têm se preocupado em contratar profissionais de recreação, principalmente em: Programas Educativos ou de Ocupação do Tempo Livre de Caráter Social Programas de Motivação e Redução de Estresse nas Empresas COMENTEM CASOS QUE CONHEÇAM DESSES TIPOS!

15 PROFISSIONAL DE RECREAÇÃO
Segundo Silvestre Neto, deve possuir: FORMAÇÃO (Humana e Técnica) INFORMAÇÃO (Peculiaridades da Experiência – Local, Público, Objetivo, Duração, Recursos) COMPORTAMENTO IMAGINAÇÃO/CRIATIVIDADE COOPERATIVISMO (ESPÍRITO DE EQUIPE) DEDICAÇÃO COMUNICAÇÃO FLEXÍVEL (POLIVALENTE)

16 ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
São definidas a partir de uma série de fatores: Tempo Espaço Clima (nos dois sentidos) Infraestrutura Recursos Financeiros Equipamentos Regras para uso do espaço Programação de atividades

17 ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
Fatores que interferem (continuação): Perfil do Público Faixa Etária Gênero (eventualmente) Perfil Cultural Situação Psicológica (Estresse, euforia, medo, entre outras) Nível de renda Motivação do Grupo

18 ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
Fatores que interferem: N.º de Recreadores N.º de pessoas “recreadas” Perfil dos Recreadores Conhecimento Técnico Conhecimento do Grupo Relação do Grupo

19 ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO: (Segundo FERREIRA) Grandes jogos - grande números de participantes. Difícil de ser conduzido. Pequenos jogos - extrai dos participantes características individuais como: velocidade, destreza, força. Revezamento ou Estafetas - constitui-se pelo revezamento dos participantes para a realização de tarefas. É uma atividade em grupo que preza pelas potencialidades individuais. Indicado para a infância.

20 ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
Jogos combinados (exigem mais de uma aptidão física), correr, saltar, giros. Aquáticos - jogos realizados dentro da água, com excelente valor terapêutico por diminuir o impacto causado pelo solo. Jogos sensoriais - utilizam os sentidos (tato, visão, audição, etc). esses jogos desenvolvem o pensamento, diminui a tensão. Jogos Sociais de Mesa - jogos que são realizados na mesa, com caráter educativo, sem estimular os jogos de azar.

21 ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO: (Segundo VERÍSSIMO DE MELO) Jogos de Seleção - utilizada para a separação de equipes e/ou participantes (par ou ímpar, palitinho); Jogos Gráficos - realizado em cima de algum desenho ou traçado (amarelinha, xadrez); Jogos de Competição - disputa física entre os participantes (pegas, cabo de guerra); Jogos de Salão - motricidade fina em locais restritos e/ou fechados (baralho, quebra - cabeça); Jogos com Música - com ritmo (cantiga de roda, karaokê)

22 ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO: (Segundo MARLENE GUERRA) Forma de Participação Ativa: Atividades Motoras - Exigência maior do físico. Ex. Jogos Infantis e Esportes em Geral; Atividades Intelectuais - A mente é mais utilizada. Ex. Xadrez e Quebra-cabeça; Atividades Artísticas ou Criadoras - Ex. pintura, desenho, carpintaria, escultura, teatro, música, etc. Atividades de Risco - Ex. àquela na qual o praticante coloca à prova sua integridade. Ex. pára-quedismo, mergulho profundo, vôo livre etc.

23 ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
Formas de Participação Passiva: Atividades Sensoriais - Tem uma participação interativa com a atividade. Ex. Torcida no estádio - grita, balança os braços, salta participando emotiva e fisicamente. Atividades Transcendentais - Confunde-se com o Ócio pela participação de espectador. Ex. Ver pinturas no museu, contemplar o pôr-do-sol, relaxamento tranqüilizante.

24 ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO QUANTO A FAIXA ETÁRIA: Pré-Escolar: 0 a 3 anos. Primeira Infância: 4 a 7 anos. Segunda Infância: 8 a 12 anos. Adolescência: 13 a 17 anos. Jovens: 18 a 25 anos. Adultos: 26 a 60 anos. Terceira Idade: 61 anos ou mais. Obs. É comum a execução de atividades mistas - para várias faixas etárias - como pais e filhos juntos;

25 ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
Como vimos, pode ser definido por diversos fatores. A título de ilustração apresenta-se atividades relacionadas a 02 espaços específicos: QUADRA Relacionada geralmente a parte física, porém, com elementos associativos e intelectuais. Benefícios: Saúde (Física, Mental) Companheirismo / Espírito de Equipe (Competição Saudável) Disciplina / Organização

26 ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
QUADRA NUNCA DOIS FUT CASAL VÔLEI CEGO PEGA-PEGA NA LINHA CARIMBO AMEBA BARRA MANTEIGA MURALHA DO GRITO

27 ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
PISCINA Pode estar relacionada a relaxamento, estímulo à circulação, coordenação motora, interação física Atividades de elevado caráter associativo, portanto, com reconhecidas conseqüências físicas, psicológicas (individuais e sociais). Múmia Marco Pólo Hidroginástica Basquetágua Pólo Aquático Corrente Elétrica Troca-Roupa

28 ATIVIDADES DE RECREAÇÃO
Vá um pouco mais longe: PENSEM ATIVIDADES RECREATIVAS NAS SEGUINTES CONDIÇÕES: AMBIENTES ESTRANHOS (DANCETERIA, AVIÃO, CACHOEIRA, INDÚSTRIA) PÚBLICOS ESPECÍFICOS E INCOMUNS (EX. MONGES TIBETANOS, TRAVESTIS, IDOSOS COM MAIS DE 80 ANOS) COM R$ 1 MILHÃO DISPONÍVEL


Carregar ppt "CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE RECREAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google