Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Interfaces Especiais Interface para Carros
Bruno Koerich de Paula Henrique Schaeffer Priscila Lugon Thiago Rossato
2
Introdução A interface é um subsistema do software interativo, cujos componentes e processos apóiam a interação com o usuário; Ou seja, iremos apresentar um interface entre o usuário do veículo e o veículo; Nesta interface o usuário irá interagir com o computador de bordo do veículo;
3
Contexto de Uso Uma interface deve ser criada de acordo com o contexto no qual o sistema será empregado; Neste caso a interface tem que ser baseada nas necessidades do motorista, assim como responder às tarefas e se adequar ao ambiente;
4
Características Gerais
Não deve distrair o motorista de sua função principal, e sim conduzi-lo para que o faça da melhor forma; Deve se permitir um fácil manuseio das funções; Deve ter um posicionamento adequado no painel; Fácil legibilidade;
5
Características Gerais
Alertar quando acontecer algo inesperado; Conter apenas as informações relevantes;
6
Tipos de Informações As informações contidas na interface são de dois tipos; Existem as informações que devem permacer constantes no campo de visão do condutor, pois tratam-se de informações essenciais; Existem ainda as informações que deverão ser mostradas quando acessadas, ou quando alertam para algum problema;
7
Informações Constantes
Velocidade do veículo; Farol ligado/desligado, alto/baixo; Quantidade de combustível; Indicadores de pisca-pisca; Indicador do nível de combustível; Indicador da temperatura do líquido de arrefecimento; Indicador de falhas;
8
Informações Adicionais
Leitura do consumo de combustível; Leitura da velocidade média; Leitura do tempo de viagem; Aponta falha no sistema/luz de freio; Aponta lâmpadas queimadas; Aponta baixa/alta voltagem de bateria; Aponta baixo nível de lavador de para-brisas; Distância percorrida; Média de km por litro de combustível;
9
Informações Adicionais
Distância percorrida desde o último abastecimento; Em quantos km será necessário novo abastecimento; ps: Excesso de informações pode atrapalhar o motorista, sendo assim, deve-se separar adequadamente as informações;
10
Acesso às Informações O acesso às informações deve ser o mais fácil e rápido possível; A interação deve-se dar a partir de botões no volante e no próprio painel;
11
Legibilidade As fontes devem ser grandes e legíveis;
O contraste deve ser regulável; Os ícones devem ter significados Ex: A bomba de gasolina representa a necessidade de abastecer; As cores devem ter significado Ex: vermelho = alerta, problema; amarelo = atenção;
12
Posicionamento das Informações
O posicionamento das informações constantes deve ser de modo que o motorista não necessite mudar o ângulo da cabeça, e sim apenas os olhos;
13
Posicionamento das Informações
Para as informações adicionais aceita-se uma mínima mudança no ângulo da cabeça;
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.