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Heurísticas de Usabilidade de Jakob Nielsen

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Apresentação em tema: "Heurísticas de Usabilidade de Jakob Nielsen"— Transcrição da apresentação:

1 Heurísticas de Usabilidade de Jakob Nielsen
Cleber Matos de Morais -

2 Como definir se algo tem ou não uma boa interface com o usuário?

3 Heurísticas de Usabilidade
Jakob Nielsen entende que usabilidade é um fator importante para os produtos digitais, para tal criou um conceito de “heurísticas de usabildiade”; Não são regras ou leis; Servem mais como “guia essencial” para perceber e avaliar interfaces. Mais informações sobre heurísticas de usabilidade e Jakob Nielsen disponíveis em

4 10 Heurísticas de Usabilidade
1) Visibilidade do status do sistema; 2) Correspondência entre o sistema e o mundo real; 3) Controle do usuário e liberdade; 4) Consistência e padrões; 5) Prevenção de erro; 6) Reconhecimento ao invés de lembrança; 7) Flexibilidade e eficiência de uso; 8)Estética e design minimalista; 9) Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros; 10) Ajuda e documentação; Disponível em

5 Visibilidade do Status do Sistema
O sistema deve sempre manter o usuário informado sobre o que está acontecendo, através de um feedback apropriado num tempo razoável Exemplos: barras de progressão, leds, etc.

6 Correspondência entre o sistema e o mundo real
O sistema deve falar a língua do usuário, com palavras, frases e conceitos familiares para o usuário, ao invés de termos orientados ao sistema. Siga as convenções do mundo real, fazendo a informação aparecer de forma natural e lógica.

7 Controle do usuário e liberdade
Usuários costumam escolher funções do sistema por engano e irão precisar de uma “saída de emergência” bem destacada para sair do momento indesejado sem precisar passar por extensos diálogos. Permita “undo” e “redo” (desfazer e refazer).

8 Consistência e padrões
Usuários não devem adivinhar quando palavras diferentes, situações ou ações significam a mesma coisa. Siga as convenções da plataforma.

9 Prevenção de erro Melhor que uma boa mensagem de erro é um design cauteloso que previne um problema de acontecer de primeira mão. Seja eliminando as condições favoráveis ao erro ou buscando por elas e disponibilizando uma opção para o usuário confirmar antes de realizar a ação.

10 Reconhecimento ao invés de lembrança
Minimize o uso da memória do usuário fazendo objetos, ações e opções visíveis. O usuário não deve ter que lembrar das informações de uma parte do diálogo para outra. Instruções para uso do sistema devem ser visíveis ou facilmente chamadas quando apropriado. Exemplo: Descompactar pelo terminal e pela GUI.

11 Flexibilidade e eficiência de uso
Aceleradores – invisíveis para os usuários novatos – podem acelerar a interação para os usuários experts de forma que o sistema pode atender tanto usuários experientes quanto inexperientes. Permita o usuário agilizar tarefas freqüentes. Exemplos: Botões e teclas de atalho

12 Estética e design minimalista
Diálogos não devem conter informações que são irrelevantes ou raramente necessárias. Cada unidade extra de informação em um diálogo compete com uma unidade relevante de informação e diminui sua visibilidade relativa

13 Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros
Mensagens de erro devem ser expressas numa linguagem clara (sem códigos), indicar precisamente o problema e construtivamente sugerir uma solução.

14 Ajuda e Documentação Ainda que seja melhor um sistema que possa ser usado sem documentação, deve ser necessário prover ajuda e documentação. Qualquer uma dessas informações deve ser fácil de procurar, focadas na tarefa do usuário, listar passos concretos para serem seguidos e não ser muito grande.

15 Pergunta: Quantas heurísticas foram violadas/não respeitadas nessa apresentação?

16 10 Heurísticas de Usabilidade
1) Visibilidade do status do sistema; 2) Correspondência entre o sistema e o mundo real; 3) Controle do usuário e liberdade; 4) Consistência e padrões; 5) Prevenção de erro; 6) Reconhecimento ao invés de lembrança; 7) Flexibilidade e eficiência de uso; 8)Estética e design minimalista; 9) Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros; 10) Ajuda e documentação; Disponível em

17 Resumo As heurísticas sevem tanto para avaliar como para pensar conceitos de design de interação; São regras práticas; Podem ser aplicadas a diversos modos de interação: web, desktop, celular, etc; Não é a única forma de se avaliar uma interface, mas serve para casos rápidos e holísticos.

18 Referências NIELSEN, Jakob.10 Heurísticas de Usabilidade, disponível em .html NIELSEN, Jakob. Design Web Usability. s/l.:New Riders,2000.

19 Obrigado! Cleber Morais -


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