Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do Resultado do Exercício.

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1 Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do Resultado do Exercício

2 DEMONSTRAÇÃO DEDUTIVA Receitas Receitas (-) Despesas ------------------- ------------------- Lucro ou Prejuízo Lucro ou Prejuízo Sentido Vertical (dedutivo) Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do Resultado do Exercício

3 Empresas Micro e PequenaMédias e Grandes DRE (simples) Receitas (-) Despesas. Lucro ou Prejuízo VERTICALVERTICAL DRE (completa) Receitas (-) Deduções (-) Custos (-) Despesas (-)........................................... Lucro ou Prejuízo VERTICALVERTICAL Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do Resultado do Exercício

4 APURAÇÃO DO RESULTADO Características: Apuração realizada a cada exercício social Apuração realizada a cada exercício social Resumo ordenado das Receitas e Despesas do Resumo ordenado das Receitas e Despesas do período período Confronto entre Receitas e Despesas  Receitas > Despesas  Lucro  Receitas < Despesas  Prejuízo A apuração é realizada de forma destacada na DRE. Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do Resultado do Exercício

5 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO RECEITA (-) CUSTOS/DESPESAS = LUCRO Vendas Resultado Custos Despesas e Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do Resultado do Exercício

6 DETALHES DE INFORMAÇÃO DA D.R.E RECEITA BRUTA (-) Deduções Total Geral das Vendas Valores que não representam sacrifícios financeiros (esforços) para a empresa, mas ajustes para se chegar a um valor mais indicativo que é a Receita Líquida, como por exemplo, impostos cobrados do consumidor no momento da venda. RECEITA LÍQUIDA (-) Custos do período Gastos da Fábrica (gastos de produção), incluindo matéria- prima, mão-de-obra, depreciação de bens da fábrica, aluguel da fábrica, energia elétrica da fábrica, etc. LUCRO BRUTO (-) Despesas Gastos de escritório, gastos para administrar (despesas administrativas) a empresa como um todo: desde o esforço para colocar os produtos ao cliente (despesas de vendas: propaganda, comissão) até a remuneração ao capital de terceiros (despesa financeira: juros). Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do Resultado do Exercício

7 LUCRO OPERACIONAL (-) Perdas Gastos imprevisíveis, anormais, extraordinários, que não contribuem para a obtenção de receita (vendas). LUCRO ANTES DA DISTRIBUIÇÃO (-) Partic. Terceiros Pessoas que terão uma “fatia do lucro”: Governo (Imposto de Renda); administradores, empregados (gratificação), etc. LUCRO LÍQUIDO (-) Partic. dos donos Sócios/Acionistas – distribuição do lucro (Dividendos – indicado na Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados Lucro líquido retido na empresa Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do Resultado do Exercício DETALHES DE INFORMAÇÃO DA D.R.E

8 Receita Bruta (-) Deduções da Receita = Receita Líquida (-) Custo das Vendas = Lucro Bruto (-) Despesas Operacionais = Lucro Operacional = Lucro Antes do Imposto de Renda (LAIR) (-) Provisão para Imposto de Renda = Lucro Depois do Imposto de Renda (-) Participações = Lucro Líquido Impostos e Taxas s/ Vendas. IPI. ICMS. ISS. PIS Devoluções (vendas canceladas) Abatimentos (descontos) Impostos e Taxas s/ Vendas. IPI. ICMS. ISS. PIS Devoluções (vendas canceladas) Abatimentos (descontos) O fato gerador é a Receita O fato gerador é a Receita D.R.E. e suas Contas Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do Resultado do Exercício

9 Receita Bruta: total bruto vendido no período. Estão inclusos os impostos sobre vendas (pertencem ao governo) e não foram subtraídas as devoluções (vendas canceladas) e os abatimentos (descontos) ocorridos no período. Impostos e Taxas sobre vendas são gerados no momento da venda; variam proporcionalmente à venda (quanto maior for o total de vendas, maior será o imposto). São os mais comuns: Receita Bruta: total bruto vendido no período. Estão inclusos os impostos sobre vendas (pertencem ao governo) e não foram subtraídas as devoluções (vendas canceladas) e os abatimentos (descontos) ocorridos no período. Impostos e Taxas sobre vendas são gerados no momento da venda; variam proporcionalmente à venda (quanto maior for o total de vendas, maior será o imposto). São os mais comuns: Receita Bruta (-)Deduções Receita Líquida IPI-Imposto sobre Produtos Industrializados (governo federal). ICMS -Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (governo estadual). ISS-Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza (governo municipal). PIS-Programa de Integração Social-taxa sobre o faturamento (governo federal). IPI-Imposto sobre Produtos Industrializados (governo federal). ICMS -Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (governo estadual). ISS-Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza (governo municipal). PIS-Programa de Integração Social-taxa sobre o faturamento (governo federal). Admita-se que a Cia. Balanceada, indústria, tenha emitido uma nota fiscal de venda cujo preço do produto seja de $ 10.000 mais 30% de IPI. O ICMS está incluso no preço do produto: Nota Fiscal__________ Cia. Balanceada ___________________ R....................... ___________________ S/P - São Paulo Preço do Produto 10.000 + IPI (30%) 3.000 Preço Total 13.000 ICMS incluso no Preço 18% x $ 10.000 $ 1.800 ______________ = ________________ ______________ ________________ DRE - Cia. Balanceada Receita Bruta$ 13.000 (-) Deduções IPI  $ (3.000) ICMS  $ (1.800) Receita Líquida$ 8.200 Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do Resultado do Exercício

10 Despesas Operacionais Necessárias para vender os produtos, administrar a empresa e financiar as operações. Despesas que contribuem para a manutenção da atividade operacional da empresa. Os principais grupos de Despesas Operacionais são especificados a seguir: Despesas Operacionais Necessárias para vender os produtos, administrar a empresa e financiar as operações. Despesas que contribuem para a manutenção da atividade operacional da empresa. Os principais grupos de Despesas Operacionais são especificados a seguir: RECEITA BRUTA (-) Deduções Receita Líquida (-) Custo das Vendas Lucro Bruto (-) Despesas Operacionais Lucro operacional Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do Resultado do Exercício CPV CMV CSP

11 a) Despesas de vendas Abrangem desde a promoção do produto até sua colocação junto ao consumidor (comercialização e distribuição). São despesas com o pessoal da área de venda, comissões sobre vendas, propaganda e publicidade, marketing, estimativa de perdas com duplicatas derivadas de vendas a prazo (provisão para devedores duvidosos), etc. b)Despesas administrativas Necessárias para administrar a empresa. Gastos no escritório visando à direção ou gestão da empresa. Exemplos: honorários administrativos, salários e encargos sociais do pessoal administrativo, aluguel do escritório, materiais de escritório, seguro de escritório, depreciação de móveis e utensílios, assinaturas de jornais, etc. c)Despesas Financeiras Remuneração ao capital de terceiros, tais como: juros pagos ou incorridos, comissões bancárias, correção monetária prefixada sobre empréstimos, descontos concedidos, juros de mora pagos, etc. a) Despesas de vendas Abrangem desde a promoção do produto até sua colocação junto ao consumidor (comercialização e distribuição). São despesas com o pessoal da área de venda, comissões sobre vendas, propaganda e publicidade, marketing, estimativa de perdas com duplicatas derivadas de vendas a prazo (provisão para devedores duvidosos), etc. b)Despesas administrativas Necessárias para administrar a empresa. Gastos no escritório visando à direção ou gestão da empresa. Exemplos: honorários administrativos, salários e encargos sociais do pessoal administrativo, aluguel do escritório, materiais de escritório, seguro de escritório, depreciação de móveis e utensílios, assinaturas de jornais, etc. c)Despesas Financeiras Remuneração ao capital de terceiros, tais como: juros pagos ou incorridos, comissões bancárias, correção monetária prefixada sobre empréstimos, descontos concedidos, juros de mora pagos, etc. RECEITA BRUTA (-) Deduções Receita Líquida (-) Custo das Vendas Lucro Bruto (-) Despesas Operacionais Lucro operacional Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do Resultado do Exercício

12 Lucro Operacional (-)Perdas (+)Ganhos =Lucro Antes do Imposto de Renda (LAIR) As despesas e receitas não relacionadas diretamente com o objeto do negócio da empresa são classificadas como Não Operacionais. Lucro Antes do Imposto de Renda (-)Provisão para Imposto de Renda =Lucro Depois do Imposto de Renda O Imposto de Renda incide sobre o lucro da empresa. Quando se apura no exercício social um lucro de $ 100 milhões, declara-se e recolhe-se aos cofres públicos (governo federal), geralmente, 15% (quinze por cento) sobre o lucro referente a Imposto Renda normal (15 milhões = 15% de $ 100 milhões). Parcela do lucro canalizada para o governo. O Imposto de Renda incide sobre o lucro da empresa. Quando se apura no exercício social um lucro de $ 100 milhões, declara-se e recolhe-se aos cofres públicos (governo federal), geralmente, 15% (quinze por cento) sobre o lucro referente a Imposto Renda normal (15 milhões = 15% de $ 100 milhões). Parcela do lucro canalizada para o governo. Lucro Depois do Imposto de Renda (-)Doações e Contribuições (-) Participações Lucro Líquido O lucro líquido é a sobra líquida à disposição dos proprietários (sócios ou acionistas).

13 Índices de Rentabilidade A rentabilidade é um dos principais indicadores de desempenho de um negócio. Ela revela a capacidade da empresa de gerar retorno financeiro a partir dos investimentos realizados nela. Os índices de rentabilidade, então, relacionam-se ao tipo de retorno que a empresa gera. Pode ser em relação aos: 1) Investimentos financeiros; 2) aos seus ativos; 3) ao seu patrimônio líquido. Que veremos logo mais o que são e como calcular cada um desses índices.

14 Para que servem? Junto a outros indicadores de desempenho, os índices de rentabilidade ajudam a entender se a estratégia adotada pelo negócio está funcionando, se a empresa está no caminho certo e se está fazendo os investimentos corretos. Além disso, a própria empresa consegue avaliar a sua gestão através dos índices de rentabilidade, se for o caso, fazer os ajustes necessários para que as estratégias gerem mais retorno. Ela pode, por exemplo, buscar o corte de gastos operacionais ou o aumento das vendas com ações de marketing.

15 Como calcular os índices de rentabilidade? Existem diversos índices de rentabilidade para avaliar um projeto ou uma empresa. Agora, vamos apresentar os três principais: ROI - Return on Investment (ROI) significa Retorno sobre Investimentos. ROA - Dentre os índices de rentabilidade está o Return on Assets (ROA) ou Retorno dos Ativos. ROE - Return on Equity (ROE) pode ser traduzido para o português como Retorno sobre o Patrimônio Líquido.

16 ROI  Return on Investment (ROI) significa Retorno sobre Investimentos. Esse indicador revela a capacidade da empresa de gerar retorno financeiro a partir de cada real investido, seja por capitalpróprio, seja de terceiros (investidores).  O ROI pode ser usado para medir o poder de ganho do negócio como um todo, mas também em áreas específicas, como a publicidade. Ele responde, por exemplo, qual receita foi gerada para a empresa pelos investimentos em anúncios no Google.  O cálculo do ROI é relativamente simples: divide-se o Lucro Líquido pelos Investimentos em determinado período, geralmente de um ano. Para chegar ao Lucro Líquido, você deve subtrair todos os custos (fixos e variáveis) da receita bruta da empresa.

17 ROA  Dentre os índices de rentabilidade está o Return on Assets (ROA) ou Retorno dos Ativos. Esse índicerevela a capacidade da empresa de gerar retorno financeiro a partir de seus ativos, que são todos os bens e direitos que podem aumentar o seu poder aquisitivo.  Portanto, o ROA revela a rentabilidade de todos os ativos da empresa, independentemente da sua origem (ações, equipamentos, estoque, patentes etc.), e fornece uma visão sobre a eficiência dagestão em usá-los para gerar ganhos.  Para chegar a esse valor, é preciso dividir o Lucro Operacional pelo valor do Ativo Total Médio em determinado período. Vale lembrar que o Lucro Operacional refere-se ao lucro gerado exclusivamente pela operação do negócio, antes das despesas administrativas, comerciais e operacionais.

18 ROE  Return on Equity (ROE) pode ser traduzido para o português como Retorno sobre o Patrimônio Líquido, que se refere aos valores que os sócios e acionistas têm na empresa.  Portanto, o ROE revela quanto a empresa está gerando de retorno financeiro para o capital próprio investido. Assim, novos sócios e acionistas podem avaliar se a empresa está tendo resultados ou apenas gastando seu capital.  Para obter esse valor, é preciso dividir o Lucro Líquido da empresa pelo Patrimônio Líquido Médio em determinado período.  Veja um exemplo: após cinco anos de operação, sua empresa obteve um lucro líquido anual de R$ 10.000. O patrimônio líquido, que era de R$ 98.000 (investimento inicial), subiu para R$ 102.000 (uma média de R$ 100.000 no período).  O cálculo do ROE ficaria assim: (10000 / 100000) = 0,1. Então, o ROE do negócio neste intervalo foi de 10%.  Além dos índices de rentabilidade, é importante acompanhar outros indicadores de desempenho para avaliar o sucesso da sua empresa. Um deles é a lucratividade, que revela a capacidade da empresa de produzir lucro por meio das suas vendas.

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20  Como calcular – A figura a seguir foi extraída das demonstrações contábeis do terceiro trimestre de 2011 da Sabesp, em Mil Reais.Sabesp Calculo: Isto significa dizer que de cada R$1 de venda de bens ou prestação de serviços pela empresa, o lucro é de 0,37 centavos.

21 Grau de utilidade – Medianamente elevado. Em algumas empresas a margem líquida e a margem operacional podem ser mais informativas. Controvérsia de Medida – Reduzida, para alguns setores onde existem formas diferentes de determinar o valor da receita, como é o caso do setor de construção civil.

22 Cuidados Adicionais a) Em alguns setores e em algumas empresas pode não ser possível de calcular a margem bruta. É o caso de algumas empresas do setor elétrico b) Existe uma relação entre a margem bruta e o mark-up. O mark-up corresponde a margem bruta dividida pela participação do CMV nas vendas:

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26  ML 2016 RLE=R$1115,00 ROL=R$174270,00 ML 2017 RLE=R$-83722,00 ROL=R$1752819,00

27  ROI 2016 RLE=R$ 1115,00 PLM=R$ 174270,00 ROI 2017 RLE=R$ -83722,00 PLM=R$ 767443,00


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