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Seleção do instrumento Preparação para a análise

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Apresentação em tema: "Seleção do instrumento Preparação para a análise"— Transcrição da apresentação:

1 Seleção do instrumento Preparação para a análise
Coleta de dados Definido o Problema Abordagem Metodológica Coleta de Dados Cujos os passos são: Seleção do instrumento Aplicação Codificação Preparação para a análise 1

2 Entrevista Conversa entre uma pessoa (o entrevistador) e outra (o entrevistado) ou outras (entrevistados). 2

3 Entrevista Reunião de duas pessoas ou de um grupo reduzido de pessoas para trocar informação e construir conjuntamente significados a respeito de um tema, experiências ou percepções.... 3

4 Entrevista: indicações
Interesse em avaliar amplamente e em profundidade os participantes em suas “formas de expressão” próprias (interpretação dos significados), nos ambientes naturais e do cotidiano dos participantes ou unidades de análise; Obter informações do entrevistado, seja de fato que ele conhece, seja de seu comportamento; Conhecer opinião, explorar atitudes e motivações; Entender mudança opiniões ou atitudes, modificação de comportamentos. 4

5 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Entrevista: características Interação face a face; Não impõe uma visão da realidade (como no questionário) do pesquisador ao pesquisado; Por meio de uma conversação pretende-se obter informações detalhadas que possam ser utilizadas em uma análise qualitativa.

6 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Entrevista: tipos Estruturada: grau mínimo de liberdade nas perguntas, sequência e formatos. Semi-Estruturada: um certo grau de liberdade. Não Estruturada: livre fluxo, o entrevistador pode realizar ajustes e permanecer somente em linhas gerais. 6

7 Entrevista: tipos Entrevista não diretiva
Apenas se indica ao entrevistado a natureza geral do problema e aspectos que serão tratados. Entrevista guiada Elabora-se um guia da entrevista. As perguntas dependem do pesquisador e o entrevistado tem liberdade de expressar-se. As perguntas não estão pré-formuladas, são feitas durante o processo e a ordem dos temas tampouco está preestabelecida. Entrevista dirigida Desenvolve-se a partir de perguntas precisas, pré-formuladas e com ordem preestabelecida.

8 Entrevista: tipos Entrevistas não diretivas:
Permite ao entrevistado desenvolver sua opinião; Entrevistador coordena e estimula. Entrevista guiada Liberdade Entrevistas dirigidas: Perguntas precisas; Pré-formuladas; Ordenadas. Aprofundamento

9 Entrevista: Indicação por tipos
Entrevista não diretiva Técnica muito poderosa para detectar particularmente atitudes, motivações e opiniões dos entrevistados. Exige todavia muita atenção e preocupação do entrevistador. Entrevista guiada É utilizada particularmente para descobrir que aspectos de determinada experiência produzem mudanças nas pessoas expostas. O pesquisador conhece previamente os aspectos que deseja pesquisar. Entrevista dirigida Supõe que o pesquisador conheça determinados aspectos e possa estabelecê-los previamente na forma de perguntas e em uma ordem preestabelecida 9

10 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Entrevista: procedimentos UNIDADES DE ANÁLISES (PESSOAS) Entrevista 1 Entrevista 2 Entrevista 3 Entrevista k COLETA DE DADOS AVALIAÇÃO DA AMOSTRA INICIAL: CONFIRMAÇÃO OU ADAPTAÇÕES. ANÁLISE DOS DADOS ANÁLISE FINAL.

11 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Entrevista: coleta de dados Não há interesse por medir variáveis para conseguir fazer inferências e análises estatísticas.

12 Entrevista: Etapas Formulação da guia ou das perguntas (Entrevistas guiadas e dirigidas) Introdução da entrevista Explicar o objetivo Assegurar anonimato e sigilo Solicitar autorização para gravar a entrevista Início da Entrevista Solicitar dados que permitam identificá-lo e conhecer características sócio-demográficas 12

13 Entrevista: Etapas Estudo e análise do material
Dedicar pelo menos o mesmo tempo dedicado às entrevistas, imediatamente após terem sido realizadas. Transcrição da entrevista Trabalho cansativo e tedioso, porém permite estudar cada entrevista e fazer uma análise preliminar dos resultados. Demora, aproximadamente, duas vezes o tempo dedicado às entrevistas. 13

14 Entrevista: pontos de atenção
Estabelecer um clima de amizade, identificação e cordialidade; o fato de o entrevistador falar de si mesmo, ajuda. Ajudar o entrevistado a ganhar confiança. Permitir que conclua seu relato; ouvir mais do que falar. Formule perguntas compreensíveis, evitando perguntas de caráter pessoal. Duração: balanço entre obter a informação desejada e o cansaço do entrevistado. 14

15 Entrevista: pontos de atenção
Não dê conselhos nem faça considerações moralistas; cuidado com perguntas constrangedoras Não discuta com o entrevistado; não manifeste suas opiniões. Preste atenção ao o que o entrevistado procura esclarecer, mas dê importância também ao que não deseja ou não pode manifestar sem a sua ajuda. Formule, se necessário, perguntas secundárias.

16 Entrevistador: recomendações
Empatia Habilidade para escutar É sempre conveniente informar sobre o propósito da entrevista e seu uso; algumas vezes pode-se fazê-lo antes da mesma, em outras depois. Se tal notificação afetar a entrevista, é melhor que se faça de início. Inclusive é às vezes conveniente ler todas as perguntas. 16

17 Entrevistador: ordem das perguntas
Perguntas gerais e fáceis Perguntas complexas Perguntas sensíveis Perguntas de encerramento 17

18 Entrevista: exemplo de perguntas
O que você mais gosta em seu trabalho? O que você menos gosta em seu trabalho? Durante o período do curso você teve alguma mudança relacionada ao trabalho (p.ex: mudança de função)? Você sacrifica algum aspecto da sua vida pelo trabalho? Quais sacrifícios você estaria disposto a fazer pelo trabalho? Quais os sacrifícios que você não faria? 18

19 Entrevista em Grupo: tipos
Formato Papel da entrevista Formato das questões Propósito Focus group Predefinida-formal Diretiva Estruturada Pré-teste exploratório Brainstorming Formal ou informal Não diretiva Muito estruturada exploratório Nominal/Delphi Formal Campo, natural Informal e espontânea Não diretiva/ Moderada Exploratório Fenomenológico Campo, formal Predefinidos, mas em campo Pouco diretiva Semi-estruturada Fenomenológico Fonte: Frey and Fontana (1991, p. 184)

20 Focus Group: definição
O que é? “... técnica de pesquisa qualitativa, que permite um aprofundamento além das medições” (Bonnie, 2003: 62) “... um tipo de entrevista em profundidade realizada em grupo” (Martins, 2000: 57) 20

21 Focus Group: Objetivo “... possibilitará o conhecimento das percepções dos membros do grupo a respeito da investigação, bem como indicará ao pesquisador situações alternativas para serem observadas” (Martins, 2000: 57) 21

22 Focus Group: características
Tamanho do grupo deve ser entre 6 a 12 membros (com variações) Os grupos devem ser compostos por membros homogêneos pré-selecionados Formação de 3 ou 4 grupos Contexto físico deve ter atmosfera relaxada e ser informal Sessões com duração de 1 a 3 horas (com variações)

23 Focus Group: planejamento
Definir o Problema e Determinar os Objetivos do Projeto Redigir um Questionário Selecionador Elaborar o Perfil do Moderador Conduzir as Entrevistas dos Grupos de Foco Revisar as Gravações/Anotações e Analisar os Dados Resumir os Resultados e Planejar uma Pesquisa ou Ação de Acompanhamento Especificar os Objetivos da Pesquisa Qualitativa Definir os Objetivos/Questões a Serem Respondidas pelos Grupos de Foco (Adaptado de Malhotra, 2001 : 159)

24 Focus Group: moderadores
Capacidade de manter a disciplina do grupo com empatia Permitir liberdade do grupo sem perder o controle Saber instigar para obter comentários mais profundos Ser motivador

25 Focus Group: moderadores
Saber improvisar sem perder o foco Ter percepção aguçada sobre nível de discussão Autocontrole (isenção) Grandes conhecimentos teóricos e práticos da atividade (normalmente psicólogos)

26 Focus Group: vantagens e desvantagens
Sinergismo e reação em cadeia Velocidade Alta qualificação exigida do moderador (custo) (Malhotra, 2001 : 161)


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