A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTINA DO DEPARTAMENTO CONTÁBIL. Departamento Contábil Muito mais que uma exigência fiscal, as diversas demonstrações contábeis possibilitam ao empresário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTINA DO DEPARTAMENTO CONTÁBIL. Departamento Contábil Muito mais que uma exigência fiscal, as diversas demonstrações contábeis possibilitam ao empresário."— Transcrição da apresentação:

1 ROTINA DO DEPARTAMENTO CONTÁBIL

2 Departamento Contábil Muito mais que uma exigência fiscal, as diversas demonstrações contábeis possibilitam ao empresário uma correta análise da saúde financeira de sua empresa. Além da verificação dos dados históricos, a análise dos fatos contábeis é fundamental para uma correta tomada de decisões no processo de planejamento empresarial.

3 A Inteligência Contábil Tudo converge para a contabilidade e ao final de um período de fechamento, é possível informar ao empresário se a empresa dele apresentou lucro ou prejuízo. E também pode informar a análise das contas e a situação patrimonial. A contabilidade fornece informações precisas, úteis e relevantes, é a Ciência Contábil como diferencial competitivo.

4 A Legislação Contábil O departamento contábil acompanha o conjunto de regras e legislações que regem as regras fiscais e tributárias e também sofre grande influência destes, além disto o Código Civil exige contabilidade de todas as empresas, o que aumenta o compromisso e a importância de cuidado nos registros.

5 As Rotinas de Departamento Contábil A rotina exige sincronia com o cliente e realiza a escrituração dos livros contábeis (Diário / Razão / LALUR), elaboração e análise de todas as Demonstrações Contábeis exigidas em lei, controle dos bens do Ativo Permanente, elaboração e entrega da DIMOB, DMED, DIRF, SPED Contábil, SPED ECF e EFD- Reinf.

6 Desafios de uma rotina contábil O escritório de contabilidade possui uma rotina diferente das empresas as quais atendem Manter a contabilidade sempre em dia, além de uma obrigação, pode ser considerada também um desafio.

7 Como lidar com as tarefas da rotina contábil?

8 Rotina Mensal 1 á 15 –Notas de Entrada 15 á 30/31 – Despesas e Fechamento Mensal.

9 Rotina Anual Distribuição de Lucros Anual; Emissão dos Livros Diário e Razão - Logo após o Fechamento Anual; COAF - Entrega até 31 de Janeiro; DEFIS - Entrega até último dia útil de Março; IRPF - Entrega até último dia útil de Abril; DMOB - Entrega até último dia útil de Fevereiro; DMED - Entrega até último dia útil de Fevereiro; DIRF - Entrega até último dia útil de Fevereiro; ECD - Entrega até último dia útil de Maio; ECF - Entrega até último dia útil de Julho; EFD - REINF.

10 São obrigações do Departamento Contábil: Contabilização dos documentos; Elaboração de Balancetes Mensais; Elaboração do Balanço Anual; Elaboração do Demonstrativo de Resultados; Elaboração da Demonstração de Fluxo de Caixa; Controle do Ativo Imobilizado; Assessoramento e acompanhamento da variação patrimonial; Escrituração Contábil Digital (SPED Contábil); Elaboração de Declarações; Atualização das planilhas e dados dos clientes.

11 O Envio de Documentos É fundamental que o cliente envie ao escritório contábil todos os documentos fiscais emitidos ou recebidos, em tempo hábil para o registro. Somente desta forma o departamento contábil poderá registrar as informações e analisá-las para que tenham a função estratégica na gestão.

12 Documentos a serem enviados Extratos bancários e de todas as movimentações financeiras; Contratos de financiamento; Despesas; Recebimentos: via duplicatas, caixa, cheques, etc.; Relatório diário de caixa; Relatório auxiliar de cliente e fornecedores. Prazo de Envio 5° Dia Útil

13 Qualidade dos Documentos Outra coisa de suma importância é que todos os documentos devem ser hábeis, gerados de acordo com a legislação, e devem referir-se exclusivamente ás operações da empresa. Isto significa que não se deve misturar, por exemplo, as contas pessoais com as da empresa, evitando assim, a perda de informações vitais sobre a gestão da sua empresa além de problemas fiscais.

14

15 * Relatórios * Balancete * Inserir data inicial e final * Selecionar em “Opções” Destacar contas sintéticas Imprimir classificação Destacar linhas * OK Como Verificar os Saldos Integrados

16 * Módulo contábil * Movimentos * Lançamentos ou clicar no ícone * Opção “Novo” * Alterar a data para o dia do pagamento dos documentos * Inserir a conta de débito, crédito e histórico * Gravar Como fazer um Lançamento

17 * Relatórios * Razão * Selecionar o período, exemplo 01/01/2017 a 31/08/2017 * Verificar se os valores da integração do fiscal e folha são os mesmos * Os meses devem ter o mesmo valor de débito e crédito * No final do período selecionado tem que estar zerada a conta “Saldo-Exercício” * Exceto o saldo das contas de dezembro (salários, FGTS, INSS, IRRF, impostos...), esses devem ser pagos em janeiro de 2018 e não entram no exercício anterior apenas a provisão Conferência dos Lançamentos

18 * Após efetuar os lançamentos, pagamentos e conferir os saldos do exercício * Utilitários * Zeramento * Data último dia do ano * Histórico = VLR REF. FECHAMENTO ANO 2017 Fechamento de Balanço

19 FECHAMENTO PERÍODO DE TRABALHO * Para bloquear o registro em períodos anteriores * Controle * Fechamento Próximo Fechamento incluir a data do mês anterior ao que deseja trabalhar Exemplo: 12/2016 * Gravar * Irá habilitar registros a partir de 01/2017 2º PASSO 1º PASSO Fechamento do Período de Trabalho

20

21 "O que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais em treinamentos e em montar seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios." Obrigada pela presença !


Carregar ppt "ROTINA DO DEPARTAMENTO CONTÁBIL. Departamento Contábil Muito mais que uma exigência fiscal, as diversas demonstrações contábeis possibilitam ao empresário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google