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Profas. Gabriela R. Zinn e Suzana C. N. Lino

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Apresentação em tema: "Profas. Gabriela R. Zinn e Suzana C. N. Lino"— Transcrição da apresentação:

1 Profas. Gabriela R. Zinn e Suzana C. N. Lino
EXAME FÍSICO Profas. Gabriela R. Zinn e Suzana C. N. Lino

2 EXAME FÍSICO POSIÇÕES DO PACIENTE PARA REALIZAÇÃO DO EXAME FÍSICO:
Decúbito dorsal horizontal (supina) Decúbito lateral esquerdo / direito Decúbito ventral (prona)

3 Posição de Trendelemburg
EXAME FÍSICO Outras Posições... Posição de Litotomia Posição Sentada Posição de Trendelemburg Posição de Sims Posição Ortostática Posição Genupeitoral

4 INSPEÇÃO Sentido da visão Postura / estatura Movimentos corporais
Nutrição Coloração Outros

5 INSPEÇÃO Pode ser: panorâmica (visão do corpo inteiro – para avaliar transtornos do desenvolvimento físico ou dismorfias) ou localizada (segmentos corporais). Para realizar adequadamente a inspeção é necessário que a iluminação esteja adequada Descobrir parcialmente o paciente, mantendo exposto apenas a região a ser examinada e protegendo as áreas que não serão avaliadas naquele momento O exame das genitálias causa constrangimento do doente. A recomendação é que o examinador proceda de tal modo que até seus pequenos gestos traduzam respeito e recato pela pessoa que tem diante de si.

6 PALPAÇÃO Sentido do tato Textura Espessura Consistência Sensibilidade
Volume Dureza Frêmito Edema

7 PALPAÇÃO A palpação recolhe dados do tato e pressão.
O sentido do tato fornece impressões sobre a parte mais superficial, e a pressão, sobre as mais profundas. Digitopressão: realizada com a polpa do polegar ou do indicador. Consiste na compressão de uma área com diferentes objetivos: pesquisar a existência de dor, avaliar a circulação cutânea, detectar a presença de edema. Puntipressão: consiste em comprimir com um objeto pontiagudo, não cortante, um ponto do corpo. É usada para avaliar a sensibilidade dolorosa.

8 Sentido do tato + audição
PERCUSSÃO Sentido do tato + audição Percepção de vibrações e resistências Tipos: Direta (borda da mão, piparote) Indireta (dígito-digital) Sons: timpânico (“tambor”), ressonante (“oco”), hiper-ressonante (“estrondoso”) , maciço (“golpe”) e submaciço

9 PERCUSSÃO A percussão segue o seguinte princípio: ao se golpear um ponto qualquer do corpo, originam-se vibrações que têm características próprias quanto intensidade, timbre e tonalidade, na dependência da estrutura anatômica percutida. A se percutir não se observa somente o som, mas a resistência da região golpeada

10 AUSCULTA Sentido da audição Sons pulmonares Sons cardíacos
Sons dos vasos (veias e artérias) Sons abdominais Uso do estetoscópio

11 AUSCULTA Técnica onde através do uso do estetoscópio é possível analisar os sons produzidos por alguns órgãos do corpo: - no pulmão ouvimos os sons do ar se movimentando assim como as alterações sonoras causadas por um impedimento no fluxo do ar e na presença de secreções - no coração ouvimos os batimentos cardíacos, os sons das válvulas cardíacas e suas alterações além de sopros - no abdome ouvimos os sons produzidos pelos intestinos

12 RACIOCÍNIO CLÍNICO E PSICOSSOCIAL
Entrevista + Exame físico Dados laboratoriais e diagnósticos por imagem Base para o raciocínio clínico e psicossocial


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