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PRORROGAÇÃO DA CONCESSÃO

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Apresentação em tema: "PRORROGAÇÃO DA CONCESSÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PRORROGAÇÃO DA CONCESSÃO
MRS LOGÍSTICA S.A. Agosto de 2018

2 QUEM SOMOS Uma ferrovia de classe mundial
SOBRE A MRS QUEM SOMOS Uma ferrovia de classe mundial A MRS Logística administra uma ferrovia de carga de km, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, apresentando indicadores de segurança, eficiência e produtividade de nível internacional. Nossa malha tem acesso direto a cinco dos principais portos do país e conecta centros de produção e distribuição numa área que concentra a metade do PIB brasileiro. 1/3 da produção ferroviária nacional. Acesso direto a cinco portos. 9 mil colaboradores diretos e indiretos. Mais de 100 terminais intermodais. Uma das ferrovias mais eficientes do mundo.

3 NOSSA MALHA 100% de utilização 1.643 km de extensão
SOBRE A MRS NOSSA MALHA 100% de utilização 1.643 km de extensão Nossa ferrovia integra a região que produz 50% do PIB nacional 200 km de duplicação de linhas construídos desde a criação da companhia, em 1996 Operação em cinco portos 100 Terminais Intermodais, administrados pela própria MRS ou por terceiros. Santos Itaguaí Guaíba Rio Sudeste

4 SOBRE A MRS Fonte: ANTT, 2017. A MRS responde por cerca de 1/3 da produção total das ferrovias no país. Esse volume representa, aproximadamente, 20% de tudo o que o Brasil exporta. 34 % PRODUÇÃO EM ALTA Em Jullho de 2018, a MRS bateu novo recorde histórico de produção em um único mês, com 15,9 milhões de toneladas úteis transportadas, e sem um único acidente pessoal. Em Milhões de Toneladas Úteis Carga Geral Mineração De 2004 a 2012, os valores referem-se à TU Total. Entre 1998 e 2003, referem-se à TU Produzida. Fonte: MRS, 2017.

5 INTERMODALIDADE Ferrovia + Rodovia
MERCADO INTERMODALIDADE Ferrovia + Rodovia Proporcionamos soluções simples e seguras para o transporte de produtos. Integração dos nossos serviços com soluções intermodais. Ampliação do acesso à ferrovia, via modal rodoviário de curta distância para captação ou entrega das cargas. A interação entre os modais é feita através dos terminais, responsáveis pela movimentação e controle das cargas. Ferrovia + Outra Ferrovia Ferrovia + Cabotagem ou Marítimo Internacional

6 MERCADO CLIENTES E SEGMENTOS Após a Concessão Em 2017, superamos a marca de 200 empresas embarcadas no segmento de contêineres. O nível de fidelização é de praticamente 100%. SEGMENTOS NÚMERO DE CLIENTES PRÉ CONCESSÃO PÓS CONCESSÃO Antes da Concessão Mineração 4 7 Siderurgia 6 13 Construção Civil 4 9 Petroquímico - 4 Agrícola - 13 Automotivo - 4 Intermodal - +200

7 A melhor empresa do setor de transportes do país
Repetindo o feito de 2012, a MRS foi eleita pela Revista Exame, em seu levantamento Melhores & Maiores, a melhor empresa de todo o setor de Transportes e Logística do país. O estudo inclui mais de empresas de grande porte , dos mais diversos segmentos.

8 O PROCESSO DE RENOVAÇÃO ANTECIPADA DA CONCESSÃO DA MRS
O governo pode destravar de investimentos, resolver gargalos e promover ganhos para a sociedade.

9 ANTECIPAÇÃO DOS INVESTIMENTOS
CICLO DE INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO Potencial de maior patamar de investimentos A prorrogação antecipada dos contratos de concessão de ferrovias traz a oportunidade de destravar alguns investimentos que dependem de maior horizonte de prazo para se viabilizarem. Investimentos antecipados 1996 2018 2026 Inv. realizados no 1º ciclo contratual Inv. previstos e viáveis no 1º ciclo contratual Inv. Previstos e viáveis com antecipação do 2º ciclo contratual Inv. Previstos no 2º ciclo contratual

10 FOCO DE ATUAÇÃO DA MRS NO FUTURO
CORREDOR DE EXPORTAÇÃO Aumento na carga própria para importação e exportação e suporte ao plano das demais ferrovias no acesso ao porto de Santos. OCEANO ATLÂNTICO MINAS GERAIS Rio de janeiro São Paulo Com a possibilidade de estender o prazo para amortização dos investimentos necessários, a MRS pode utilizar a sua expertise para avançar no mercado de Carga Geral e realizar projetos que podem destravar gargalos nas principais regiões metropolitanas do país (RJ e SP). Fila de caminhões em santos Dificuldades para escoar a safra EIXO RIO-SÃO PAULO Aumento do transporte de contêineres, produtos siderúrgicos e demais cargas entre as duas maiores metrópoles do país. Redução de caminhões na dutra

11 80% DOS INVESTIMENTOS REALIZADOS ATÉ 2030
CRONOGRAMA DE INVESTIMENTO PREVISTO – EM % DO TOTAL O cronograma dos investimentos proposto busca antecipar a grande maioria dos investimentos para o início do período. Até 2020 Após 2030

12 AUMENTO DA COMPETITIVIDADE
Importância da repactuação para a cadeia logística AUMENTO DA COMPETITIVIDADE RIO DE JANEIRO OCEANO ATLÂNTICO MINAS GERAIS SÃO PAULO Os investimentos em Carga Geral beneficiam toda a cadeia logística pois criam alternativas ao transporte rodoviário principalmente no trecho entre Rio e São Paulo. Congestionamento de caminhões na rodovia Presidente Dutra Pela rodovia Dutra circulam cerca de 50% do PIB brasileiro

13 AUMENTO DA COMPETITIVIDADE
Aumento da competitividade do modal ferroviário AUMENTO DA COMPETITIVIDADE Regiões agroindustriais Com o aumento dos investimentos no negócio Carga Geral haverá uma maior competitividade para os produtos com destino ao Porto de Santos. Campinas Jundiaí Rumo VLI Baixada Santista MRS Porto de Santos

14 CRESCIMENTO NO VOLUME TRANSPORTADO
Volume de Carga Geral previsto para o período (em MMTU) CRESCIMENTO NO VOLUME TRANSPORTADO 81% Os investimentos previstos no Plano de Negócios irão permitir aumentar o volume transportado de Carga Geral em 81% 2017 2018 2026 2036 2046 2056

15 Investimentos para redução de conflitos urbanos
Viadutos Expectativa de uma série de investimentos para redução dos conflitos urbanos com a comunidade ao longo dos municípios situados na malha ferroviária Vedação da faixa de domínio Passarelas para pedestres Sinalização ativa

16 BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE
É a economia estimada de redução de frete para a cadeia logística R$ 21,8 BILHÕES MEIO AMBIENTE 6 milhões árvores poupadas com nova dormentação e R$ 600 milhões em redução de emissões R$ 3 BILHÕES Em tributos adicionais gerados 54 mil novos empregos Diretos e indiretos Em pagamento de outorga atual ao governo R$ 2,7 BILHÕES De economia com a redução de acidentes R$ 1,8 bilhão 9 MIL caminhões por dia a menos nas estradas


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