Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSonja Hendrickx Alterado mais de 5 anos atrás
1
Encontro com Imprensa 21 de Janeiro 2010 Formação Internacional
Boas práticas para combater a contrafacção farmacêutica e proteger a saúde pública Encontro com Imprensa 21 de Janeiro 2010
2
Contrafacção Enquadramento Nº casos detectados no mundo
Fonte: Pharmaceutical Security Institute 2
3
Contrafacção Enquadramento
Nº casos detectados nas diferentes regiões do mundo Fonte: Pharmaceutical Security Institute 3
4
Contrafacção Enquadramento Áreas Terapêuticas
Fonte: Pharmaceutical Security Institute 4
5
Problema Global Resposta Global
Contrafacção Combate Problema Global Resposta Global Envolvendo: Através: - Autoridades Reguladoras - Regulamentação - Fabricantes - Legislação - Profissionais de Saúde - Investigação - Polícias, Alfândegas e Magistrados - Criminalização - Consumidores - Informação ao Público 5
6
Contrafacção Experiência INFARMED
Participação e liderança de grupos internacionais de combate à contrafacção Participação em operações nacionais (em colaboração com as alfândegas portuguesas) e internacionais (ex: Pangea II) Desenvolvimento de alternativas legais e seguras para a encomenda de medicamentos através da internet Sensibilização do Público . Conferências de Imprensa (resultados de investigação conjunta) . 3 Campanhas Informativas na internet Jul/Agt 2008 Nov. 2009 Jan/Dez 6
7
Contrafacção Campanha INFARMED Nov/2009 7
8
Contrafacção Campanha INFARMED 2010 Banners e Addwords 8
9
Sondagem INFARMED 2010 ENQUADRAMENTO
- Primeira sondagem realizada sobre esta tema - Constitui uma sólida fonte de informação e conhecimento - Poderá servir de base a outras acções CARACTERÍSTICAS - Perfil de comprador de medicamentos na internet - O grau de conhecimentos dos internautas sobre o tema - Os comportamentos de quem compra 9
10
Sondagem INFARMED 2010 Nº de entrevistas: 800
Idade: entre 18 e 64 anos Distribuição por Géneros: Fem - 40% 7 Mas - 60% Datra de Realização: entre 4 e 11 de Janeiro Sondagem realizada pela Marktest 10
11
Sondagem INFARMED 2010 Caracterização da Amostra 11
12
Sondagem INFARMED 2010 P - Já alguma vez comprou medicamentos através da internet, quer tenha sido para si ou para outra pessoa? 12
13
Sondagem INFARMED 2010 P - Por que razões comprou medicamentos através da internet? 13
14
Sondagem INFARMED 2010 P - Para que fins se destinam os medicamentos que já comprou na internet? 14
15
Sondagem INFARMED 2010 Forma incorrecta
P - Quando comprou medicamentos na internet, verificou se os sites em que o fez estavam autorizados a fazê-lo? Forma incorrecta 15
16
Sondagem INFARMED 2010 P - Numa escala de 1 a 10, em que 1 significa Baixo e 10 Elevado, indique como classifica o seu grau de conhecimento sobre os riscos que corre ao adquirir medicamentos em sites não autorizados? 16
17
Sondagem INFARMED 2010 P - Quais dos seguintes critérios utilizaria para distinguir um site autorizado a vender medicamentos em Portugal de um não autorizado? 17
18
Sondagem INFARMED 2010 Principais conclusões
- 6% dos internautas já adquiriram medicamentos através da internet. - As principais razões são o preço e comodidade - Medicamentos para o emagrecimento, anti-depressivos e para o aumento muscular são os mais procurados. - Maioria verifica de forma errada se os sites são autorizados. - 74% refere que conhece os riscos associados à compra de medicamentos em sites ilegais 18
19
Sondagem INFARMED 2010 Conclusões
- Existem portugueses a correr sérios riscos de saúde por comprar medicamentos em sites não autorizados. - É importante continuar a desenvolver campanhas de informação. 19
20
Contrafacção Actividades Futuras
1 – Desenvolvimento de novas campanhas de informação 2 – Criação de rede nacional 3 – Colaboração Internacional 20
21
OBRIGADO 21
22
Encontro com Imprensa 21 de Janeiro 2010 22 Formação Internacional
Boas práticas para combater a contrafacção farmacêutica e proteger a saúde pública Encontro com Imprensa 21 de Janeiro 2010 22 22
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.