A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pastoral Estudantil APV

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pastoral Estudantil APV"— Transcrição da apresentação:

1 Pastoral Estudantil APV
De acordo com um relatório divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em maio de 2014, a depressão é o principal problema de saúde entre os adolescentes..... Fonte: Segundo a mesma Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2020, a depressão será a segunda causa de morte mundial por doença, ficando apenas atrás das doenças cardíacas Fonte: Pastoral Estudantil APV Pr. Duary Domene

2 A depressão está diretamente relacionada ao suicídio, que é uma das três maiores causas de morte na faixa etária de 10 a 19 anos. “Dois terços dos suicídios são cometidos por adolescentes que estavam clinicamente deprimidos” Fonte:

3 É uma doença O que é depressão?
Sentir-se triste em momentos específicos da vida é normal, como após a morte de um ente querido. Porém, algumas pessoas vivenciam esse sentimento de forma muito intensa e por períodos muito longos, que podem não ser apenas dias, mas sim meses e até mesmo anos. O ponto chave da questão é: essas pessoas nem sempre tem um motivo aparente para se sentirem assim. Fisiologicamente, a depressão é um desequilíbrio no cérebro. Mas, ao contrário de outras doenças, ela não pode ser curada apenas com medicamentos, já que ela é uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Ou seja, sua qualidade de vida, seus relacionamentos e sua maneira de enfrentar o mundo, podem ser os gatilhos para a depressão aparecer. Fonte:

4 Fatores de risco Fatores de risco
Alguns traços da personalidade da pessoa, como baixa autoestima, autocrítica e pessimismo; Traumas ou estresses, como abuso sexual, morte, relacionamentos e situações difíceis,trauma de infância; Ter parentes que já possuem um histórico de depressão, transtorno bipolar, alcoolismo ou suicídio; A questão de ter uma sexualidade que não é apoiada pelos parentes ou amigos; Histórico de outros distúrbios da saúde mental, como transtornos de ansiedade, alimentares ou estresse pós-traumático; Excesso de álcool ou drogas ilícitas; Doenças crônicas, como câncer, AVC ou doença cardíaca; Determinados medicamentos, como alguns de hipertensão ou comprimidos para dormir.

5 Traços da personalidade da pessoa
baixa autoestima autocrítica pessimismo;

6 Traumas ou Estresses abuso sexual morte relacionamentos
"Segundo um estudo americano (o “Los Angeles Epidemiologic Catchment Area Project”), 25% dos adultos com depressão relataram o primeiro episódio da doença antes dos 18 anos.

7 Ter parentes que já possuem um histórico
Depressão Suicídio

8 Depressão maior (ou grave) Sintomas intensos e implacáveis
Tipos de depressão Depressão maior (ou grave) Sintomas intensos e implacáveis Depressão Atípica Ganho de peso, sono em excesso e sensibilidade à rejeição Distimia (leve) Duram muito tempo Depressão maior (ou grave) Esse tipo de depressão é menos comum do que a leve ou moderada e é caracterizada por sintomas intensos e implacáveis. Quando não tratada, a depressão maior tem duração de cerca de 6 meses e, algumas pessoas, são atingidas por apenas um único episódio em toda sua vida. Depressão atípica Subtipo da depressão maior, a depressão atípica é caracterizada por um padrão de sintomas bem específico. As pessoas que sofrem desse tipo de depressão podem ter um pico de humor temporário em resposta a eventos positivos. Outros sintomas recorrentes são o ganho de peso, sono em excesso e sensibilidade à rejeição. Distimia (ou depressão leve) Tipo de depressão de baixo grau, a distimia acontece de forma recorrente e a pessoa que possui essa depressão especificamente tem sintomas não tão fortes como a depressão maior, mas eles duram por muito mais tempo. Algumas pessoas podem sofrer com episódios de depressão maior em cima da distimia, condição conhecida como depressão dupla. Transtorno afetivo sazonal (TAS) Conhecida também como depressão sazonal, a TAS afeta cerca de 1 a 2% da população mundial e se caracteriza pela sensação de se sentir diferente no inverno: sem esperança, triste, tenso ou estressado. Esse tipo de depressão tem início no outono ou inverno, quando os dias se tornam mais curtos, e permanece até o início da primavera. Transtorno afetivo sazonal (TAS) sensação de se sentir diferente no inverno: sem esperança, triste, tenso ou estressado.

9 Sintomas Sintomas comportamentos, sentimentos, pensamentos e físicos

10 Comportamentos Não sai mais de casa;
Possui maior dificuldade em realizar as coisas no trabalho e/ou na escola; Afastamento da família e amigos; Contato com álcool e sedativos; As atividades que antes eram prazerosas deixam de ser; Choro sem motivo aparente; Dificuldade em se concentrar.

11 Sentimentos Sobrecarregado; Culpado; Facilmente irritável; Frustrado;
Falta de confiança; Infeliz; Indeciso; Desapontado; Miserável; Triste.

12 Pensamentos “Eu sou um fracasso”; “É minha culpa”;
“Nada de bom acontece comigo”; “Eu sou inútil”; “A vida não vale a pena para se viver”; “As pessoas ficarão melhor sem mim”.

13 Físicos Cansaço na maior parte do tempo;
Episódios de doença e desânimo cada vez maior; Dores de cabeça e musculares; Problemas de intestino; Problemas de sono; Perda ou alteração no apetite; Perda ou ganho significativo de peso.

14 Video youtube – “Vivendo com Depressão {Citação}”

15 Depressão tem cura? A depressão pode ter cura sim. Entretanto, como suas causas ainda não estão totalmente esclarecidas, não existe apenas um, mas vários tipos de tratamentos para a depressão.

16 Video youtube – “Campanha contra Suicídio Entendendo a Depressão”

17 “O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!"  (Dt 31:8)


Carregar ppt "Pastoral Estudantil APV"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google