METODOLOGIA CIENTÍFICA Pedagogia por projetos

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA CIENTÍFICA Pedagogia por projetos"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA CIENTÍFICA Pedagogia por projetos
Prof. Wolney Lobato 2018

2 Espaços de aprendizagem
Por que me impões o que sabes se eu quero aprender o desconhecido e ser fonte em minha própria descoberta?... Não quero a verdade dá-me o desconhecido. Como estar no novo sem abandonar o presente? Não me instruas deixa-me viver vivendo junto a mim. Deixa que o novo seja o novo e que o trânsito seja a negação do presente; deixa que o conhecido seja minha libertação não minha escravidão... Revela-te para que, a partir de ti, eu possa ser e fazer o diferente; eu tomarei de ti o supérfluo, não a verdade que mata e congela; eu tomarei tua ignorância para construir minha inocência. (Humberto Maturana, Oração do estudante)

3 Trabalhar com projetos
Alternativa que busca superar as práticas habituais e possibilita: Tornar a prática educativa mais dinâmica e contextualizada (o problema proposto, a elaboração de hipóteses, a experimentação, a argumentação e a análise dos erros); Gerar situações de aprendizagem reais e diversificadas; Relacionar os conteúdos em atividades interdisciplinares; Considerar a atuação do aluno enquanto sujeito da própria aprendizagem; Favorecer a construção da autonomia e da autodisciplina.

4 Projeto? O que é? Como se faz?
FAGUNDES, Léa da Cruz; SATO, Luciane Sayuri; MAÇADA, Débora Laurino ENSINO X APRENDIZAGEM  Autoria Ensino por projetos  Aprendizagem por projetos Quem escolhe o tema? Professores, coordenação pedagógica Alunos e professores individualmente e, ao mesmo tempo, em cooperação Contextos Arbitrado por critérios externos e formais Realidade da vida do aluno A quem satisfaz? Arbítrio sequência de conteúdos do currículo Curiosidade, desejo, vontade do aprendiz Decisões Hierárquicas Heterárquicas Definições de regras, direções e atividades Impostas pelo sistema, cumpre determinações sem optar Elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores Paradigma Transmissão do conhecimento Construção do conhecimento Papel do professor Agente Estimulador/orientador Papel do aluno Receptivo

5 INSTRUÇÃO SISTEMÁTICA PROJETOS
Explora a potencialidade no desenvolvimento da aprendizagem significativa; Ajuda o aluno a legitimar as habilidades operatórias adquiridas; Trabalha as deficiências de aprendizagem de um ou outro aluno; Destaca a motivação extrínseca. O aluno é motivado pela curiosidade que o professor desperta e anima; Permite aos professores guiar o trabalho dos alunos aproveitando suas experiências; Permite aos professores selecionar os eixos temáticos essenciais em cada disciplina. Transforma um aluno em um descobridor de significações nas aprendizagens práticas; Oferece aos alunos a oportunidade de usar na prática essas habilidades operatórias; Socializa o aluno e permite que suas dificuldades sejam superadas pelo grupo; Enfatiza a motivação extrínseca. O aluno é automotivado e estimulado por seus colegas; Possibilita a condução das estratégias de investigação pelos próprios alunos; Oferece aos alunos a oportunidade da opção sobre quais temas gostariam de explorar.

6 FUNÇÃO DO PROJETO Favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares: Tratamento da informação; Transdisciplinaridade: “A relação entre os diferentes conteúdos em torno dos problemas e hipóteses que facilitem aos alunos e construção de seus conhecimentos, a transformação da informação precedentes dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio” (Hernández e Ventura, 1998).

7 Características dos projetos
Um Projeto é uma atividade intencional o envolvimento dos alunos é uma característica-chave do trabalho de projetos, o que pressupõe um objetivo que dá unidade e sentido às várias atividades, bem como um produto final que pode assumir formas muito variadas, mas procura responder ao objetivo inicial e reflete o trabalho realizado.

8 Características dos projetos 2
Num projeto, a responsabilidade e autonomia dos alunos são essenciais: os alunos são corresponsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do desenvolvimento do projeto. Em geral, fazem-no em equipe, motivo pelo qual a cooperação está também quase sempre associada ao trabalho de projetos.

9 Características dos projetos 3
A autenticidade é uma característica fundamental de um projeto O problema a resolver é relevante e te m caráter real para os alunos. Não se trata de mera reprodução de conteúdos prontos. Além disso, o problema não é independente do contexto sócio-cultural e os alunos procuram construir respostas pessoais e originais.

10 Características dos projetos 4
Um projeto envolve complexidade e resolução de problemas o objetivo central do projeto constitui um problema ou uma fonte geradora de problemas, que exige uma atividade para sua resolução.

11 Características dos projetos 5
Um projeto tem um caráter faseado um projeto percorre várias fases: escolha do objetivo central e formulação dos problemas, planejamento, execução, avaliação, divulgação dos trabalhos.

12 Características dos projetos 6
“A partir dessas características, podemos situar os projetos como uma proposta de intervenção pedagógica que “dá à atividade de aprender um sentido, novo, onde as necessidades de aprendizagem afloram nas tentativas de se resolver situações problemáticas. Um projeto gera situações de aprendizagem, ao mesmo tempo, reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os educandos, ao decidirem, opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais”. * Texto adaptado pela Prof.ª Fábia Magali Santos Vieira a partir das referências citadas na bibliografia e trabalhado no Encontro de Professores da Rede Municipal de Montes Claros em julho/98.

13 Roteiro do projeto Justificativa da escolha do tema;
Formulação do problema; Marco teórico (ou elementos teóricos); Objetivos da pesquisa: Objetivos gerais; Objetivos específicos; Hipóteses de estudo;

14 Roteiro do projeto(2) Indicação e definição operacional das variáveis;
Plano de pesquisa (ou Metodologia de pesquisa): Especificação da amostra; Coleta de dados: Escolha da técnica de investigação (questionário, etc.); Fases da coleta de dados; Análise dos resultados (especificar as técnicas e procedimentos a serem utilizados nessa fase);

15 Roteiro do projeto (3) Cronograma; Orçamento; Bibliografia.

16 Fases do método de pesquisa
Seleção do tema; Formulação do problema: Hipótese e Anteprojeto 1a fase Processo de planejamento da pesquisa (Após Hipótese e Anteprojeto) 2a fase Coleta de dados: Seleção da amostra; Escolha da técnica; Classificação e organização dos dados; 3a fase Interpretação dos dados 4a fase Comunicação dos resultados / Relatório final 5a Fase

17 Finalidades dos Projetos
A partir dessas características, podemos situar os projetos como uma proposta de intervenção pedagógica que “dá à atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagem afloram nas tentativas de se resolver situações problemáticas. Um projeto gera situações de aprendizagem, ao mesmo tempo, reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os educandos, ao decidirem, opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais”. (Texto adaptado pela Prof.ª Fábia Magali Santos Vieira a partir das referências citadas na bibliografia e trabalhado no Encontro de Professores da Rede Municipal de Montes Claros em julho/98.)

18 Obrigado! Prof. Wolney lobato


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