A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Práticas de ensino na educação musical: Métodos Ativos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Práticas de ensino na educação musical: Métodos Ativos"— Transcrição da apresentação:

1 Práticas de ensino na educação musical: Métodos Ativos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ARTE-EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM ARTES - UAB METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL Práticas de ensino na educação musical: Métodos Ativos Érica Dias Gomes Daiane Stoeberl da Cunha

2 Schafer: limpeza de ouvidos
Importância do ouvir atentamente!!Perceba o universo sonoro à sua volta! Música: o que se precisa? qual a matéria-prima básica? “sons musicais”: sons do cotidiano do homem o século XX – ruídos; poluição sonora... Como são os sons à sua volta? Aparição / Duração / Altura / Intensidade / Ataque Memória e contexto: tente pesquisar os sons de diferentes contextos (paisagem rural x urbana; regiões geográficas diferentes; contextos históricos diversos; influências culturais...) Paisagem Sonora Ecologia Sonora

3 Oficina de música Pesquisa, seleção e escolha de sons
Realização individual; escuta e adequação dos sons escuta do todo musical. Quais fatores podem interferir na combinação dos sons escolhidos? Curiosidade! Veja os vídeos: Stomp – Kitchen: John Cage – Living Room Music

4 Koellreutter: um passeio no parque de diversões
O que tem em um parque de diversões? O que pode acontecer em um parque de diversões? Quais os sons presentes? Quais os brinquedos? O que acontece durante o passeio neles? Quais os personagens? Existem diferenças entre parques? E nos contextos diferentes? Hermeto Pascoal – Parquinho do Passado, Presente e Futuro:

5 ORFF: som, movimento e palavra
Fala expressiva: tente falar de 2 jeitos diferentes, de forma expressiva as frases “Galo que acompanha pato morre afogado” “Não confunda tigela amarela com careca banguela” O LIMÃO O limão entrou na roda Ele passa de mão em mão, o limão Ele vai, ele vem, ele ainda não chegou Ele vai, ele vem, ele ainda não chegou!

6 ORFF: som, movimento e palavra
Polegares, polegares Onde estão? Aqui estão Eles se saúdam, eles se saúdam E se vão, e se vão Indicadores, indicadores Onde estão? Aqui estão Eles se saúdam, Eles se saúdam E se vão, E se vão Dedos médios, Dedos médios Onde estão? Aqui estão Eles se saúdam, Eles se saúdam E se vão, E se vão Obs: você sabe o que é um cânone? Anelares, Anelares Onde estão? Aqui estão Eles se saúdam, Eles se saúdam E se vão, E se vão Dedos mínimos, Dedos mínimos Onde estão? Aqui estão Eles se saúdam, Eles se saúdam E se vão, E se vão Todos os dedos, Todos os dedos Onde estão? Aqui estão Eles se saúdam, Eles se saúdam E se vão, E se vão

7 ORFF: som, movimento e palavra
Um relógio (Jos Wuytack, arranjo -Sistema Orff/Wuytack) Tic tac tac, eu sou um relógio Dás-me corda, eu trabalho, se não dás, depois te ralho

8 Som e movimento Atenção, concentração! Atenção! Concentração!
O meu nome, eu vou dizer! Obs: você sabe o que é um ostinato rítmico? Escuta musical ativa “O corpo como ouvido” Escuta: movimento, imagens, sensações, emoções, experiências, melhor compreensão do discurso musical

9 Referências bibliográficas
CUNHA, D. S.; GOMES, E. D. Música na escola? Reflexões e possibilidades. No prelo. WUYTACK, J. 3º Grau – Curso de Pedagogia Musical Ativa. Apostila do curso. Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical, 2005


Carregar ppt "Práticas de ensino na educação musical: Métodos Ativos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google