A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunos: Cristiane, Maria Aparecida e Paulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunos: Cristiane, Maria Aparecida e Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 Alunos: Cristiane, Maria Aparecida e Paulo
Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Curso de Pós Graduação em Engª Florestal Disciplina de planejamento Estratégico Profº Jõao Garzel da Silva CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos Alunos: Cristiane, Maria Aparecida e Paulo Curitiba, Março, 2007

2 CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos
INTRODUÇÃO Diante das rápidas e radicais transformações que atingem a sociedade contemporânea, a preocupação com o futuro vem tomando uma acentuada importância nas decisões e ações das instituições e organizações no mundo; o futuro é um elemento fundamental no pensamento e condução dos negócios; Porter (1985) menciona as técnicas de cenários como um importante instrumental para considerar o futuro no planejamento estratégico

3 CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos
INTRODUÇÃO Embora o estudo de cenários seja muito difundido na literatura internacional e seu emprego seja freqüente em grandes corporações multinacionais, observa-se, quando se refere ao Brasil, que as pesquisas e aplicações são pouco usuais. Esta carência de estudos justifica a elaboração de pesquisas no país que contemplem o assunto.

4 CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos
DEFINIÇÕES procura construir diferentes alternativas de futuros e suas interligações (MANNERMAA, 1991); usados para se imaginar visões alternativas do ambiente de negócios (GEORGANTZAS & ACAR, 1995); derivados de modelos mentais, compartilhados e consensuais, do ambiente (HEIJDEN, 1996); instrumento auxiliar do planejamento estratégico (LUCAS, 1998); ferramenta para ordenar a percepção sobre ambientes alternativos futuros (SCHWARTZ, 1996)

5 CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos
CONCEITO DE CENÁRIOS

6 CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos
CONCEITOS BÁSICOS O futuro é múltiplo e diversos futuros potenciais são possíveis; a descrição de um potencial futuro e das progressões necessárias para atingi-lo constitui um cenário (GODET, 1993); cenários são veículos que ajudam pessoas a aprender (SCHWARTZ, 2000); apresentam imagens alternativas de futuro e são muito mais do que simples extrapolação das tendências presentes (SCHWARTZ, 2000).

7 CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos
CONCEITOS BÁSICOS

8 EXPLORAÇÃO DO FUTURO COM CENÁRIOS MÚLTIPLOS
CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos EXPLORAÇÃO DO FUTURO COM CENÁRIOS MÚLTIPLOS

9 PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos PROCESSO DE CONSTRUÇÃO permite aos estrategistas agir com base em futuros prováveis e desconhecidos; ferramenta para discussão de idéias, incentivando a criação de um sistema estruturado para monitorar tendências e eventos importantes; ajudam a identificar o ponto no futuro em que decisões relevantes terão que ser tomadas.

10 PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos PROCESSO DE CONSTRUÇÃO Definição dos propósitos e organização da equipe; Levantamento de dados para a montagem Listagens dos fatores relevantes; Seleção dos fatores mais influentes; Escolha dos assuntos específicos; Agrupamento dos fatores; Definição da situação atual; Desenvolvimento do cenário mais provável; Alteração dos fatores básicos; Preparação dos cenários alternativos; Verificação da consistência, transparência e amplitude; Modificação dos cenários e preparo da versão final.

11 PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos PROCESSO DE CONSTRUÇÃO Temas de ambiente geral e tendências Relações capital – trabalho – sindicalismo; Economia; Consumidores, mercados e produtos; Sociedade e política; Tecnologia.

12 CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos
TÉCNICAS DE CENÁRIOS Análise Estrutural compreensão do objeto a partir das variáveis-chaves e das relações de causalidade diferenciada, estabelecendo elos de dependência e articulando-as em um sistema de determinações do futuro. Investigação Morfológica recurso de combinação de um conjunto de hipóteses que convergem para a configuração dos cenários, tendo como base, o estudo das estruturas e dos costumes da vida social.

13 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS (HUSS & HONTON 1987)
CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS (HUSS & HONTON 1987) Lógica Intuitiva Análise do Impacto Cruzado Análise de Impacto de Tendências

14 LÓGICA INTUITIVA Pierre Wack (Shell)
CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos LÓGICA INTUITIVA Pierre Wack (Shell) encontrar meios de mudar o pensamento dos administradores para que possam antecipar o futuro e se preparem para tal; enfatiza a necessidade de criar um conjunto de histórias críveis e coerentes sobre o futuro para testar planos de negócios ou projetos.

15 ANÁLISE DO IMPACTO CRUZADO
CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos ANÁLISE DO IMPACTO CRUZADO Rand Corporation inter-relaciona todas as tendências e pontos identificados na resposta a uma questão de estudo através de modelo matricial; usado em sistemas complexos; concentra-se em analisar como as forças que influenciam uma organização podem interagir para produzir efeitos maiores, ou alavancar o efeito de uma força em função de sua realimentação.

16 MATRIZ DE INTENSIDADE, IMPACTO E INCERTEZA

17 EXEMPLO: INCERTEZAS CRÍTICAS MUNDIAIS

18 ANÁLISE DE IMPACTO DAS TENDÊNCIAS
CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos ANÁLISE DE IMPACTO DAS TENDÊNCIAS começa com a avaliação, através de especialistas, pelo processo Delphi, das tendências do ambiente; a estas podem ser adicionadas as influências no futuro de outros fatores; e o resultado da análise pode ser usado para o desenvolvimento de possíveis futuros.

19 QUANTIFICAÇÃO DOS CENÁRIOS

20 PRINCIPAIS MÉTODOS DE CENÁRIOS
CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos PRINCIPAIS MÉTODOS DE CENÁRIOS SRI International - Stanford Research Institute, Global Business Network – GBN, Future Mapping, Battelle Memorial Institute, Análise Prospectiva, Comprehensive Situation Mapping - CSM, Análise do Impacto de Tendências e DSI – Decision Strategies International.

21 EXEMPLO DE METODOLOGIA
CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos EXEMPLO DE METODOLOGIA

22 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

23 CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos
LIMITAÇÕES

24 EXEMPLO DE APLICAÇÃO

25 EXEMPLO DE APLICAÇÃO

26 CENÁRIOS: Conceito, Definição, Construção, Metodologia, Método e Exemplos
CONSIDERAÇÕES FINAIS O processo de construção de cenários apresenta diversas metodologias e métodos. Invariavelmente são bastante complexos e custosos, dificultando sua disseminação e, por conseguinte, a implementação por toda a organização. Via de regra são compostos de rigores metodológicos, em sua maioria sem muita penetração nas empresas, nas consultorias e no mundo acadêmico. Entretanto se operacionalizadas em conjunto por organizações, por meio de suas associações de classe podem se tornar um importante instrumento na conduta dos negócios.

27 USAR???

28 USAR ???

29 USAR??? INVESTIGAÇÃO MORFOLÓGICA


Carregar ppt "Alunos: Cristiane, Maria Aparecida e Paulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google