A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química medicinal Introdução Uma importante ferramenta para a descoberta e desenvolvimento de novos fármacos, além de possibilitar modificações daqueles.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química medicinal Introdução Uma importante ferramenta para a descoberta e desenvolvimento de novos fármacos, além de possibilitar modificações daqueles."— Transcrição da apresentação:

1 Química medicinal Introdução Uma importante ferramenta para a descoberta e desenvolvimento de novos fármacos, além de possibilitar modificações daqueles já existentes, visando à melhoria das suas propriedades farmacológicas e farmacocinéticas. A Ciprofloxacina, é um composto da classe das fluorquinolonas é um importante antibiótico,capaz de combater bactérias gram-negativas e é amplamente utilizado em infecções do trato urinário, respiratório e gastrointestinal, além de infecções de pele, ossos e articulações. As fluoroquinolonas atuam inibindo especificamente a subunidade A da enzima procariótica DNA-girase bacteriana. A descoberta de novos compostos fluorquinolínicos com potentes e amplas atividades antimicrobianas, melhores perfis farmacocinéticos e menores efeitos colaterais fazem, desta classe de compostos, objeto de grande interesse e importância na química medicinal.. Objetivo Potencializar a ação contra bactérias gram negativas /positivas Aumentar permeabilidade do fármaco Aumentar interação com a enzima DNA-girase bacteriana Diminuir efeitos colaterais Melhorar a absorção Aumentar a potência Metodologia A esterificação foi usada para, simultaneamente, aumentar a solubilidade e permeabilidade de ciprofloxacina,assim, melhorar a permeabilidade intestinal. A ciprofloxacina é um composto com solubilidade limitada em estado sólido, e portanto, nós decidimos para melhorar a solubilidade aquosa introduzindo, cadeias laterais flexíveis, butil,cadeias alquílicas, eliminando a natureza anfifílica de ciprofloxacina, resultando em derivados de caráter básico com um único pKa de ~8.6 e reduzida capacidade de ligação de hidrogênio Conclusão A esterificação usando butil,cadeias alquílicas, transformam a ciprofloxacina tornando-a solúvel sob condições fisiologicamente relevantes, melhorando a atividade contra o DNA bacteriano. Desta forma o cloridrato de ciprofloxacino, apresenta amplo espectro de ação e é eficaz in vitro contra praticamente todos os patógenos Gram-negativos, incluindo Pseudomonas aeruginosa. Mostra-se também eficaz contra microrganismos Gram-positivos, como estafilococos e estreptococos. QUÍMICA MEDICINAL OTIMIZANDO A SOLUBILIDADE E PERMEABILIDADE DA MOLÉCULA DE CIPROFLOXACINO Referencia http://www.molinspiration.com/cgi-bin/properties Penildon Silva. Farmacologia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. BRUNTON, L. L.; LAZO, J. S.; PARKER, K. L. Goodman & Gilman. As bases farmacológicas da terapêutica. 11. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill Interamericana do Brasil, 2007. 1821 p. http://www.dequi.eel.usp.br/~barcza/Esterificacao.pdf Antibióticos e Quimioterápicos para o uso clínico. Tavares, W. e col. Editora Atheneu, 2ª edição, 2009. CiprofloxacinoAnálogo Parâmetro s de Lipinski Formula molecular C 17 H 18 FN 3 O 3 C 21 H 26 FN 3 O 3 ≤500 uma(g/mol ) Massa Molar 331,34 g/mol387,45≤ 5 Log P1,551,00≤ 10 HBA66≤ 5 HBD21- pKa8,68/5,768,68- Resultados Claudinei Kriswania Rose Eduardo


Carregar ppt "Química medicinal Introdução Uma importante ferramenta para a descoberta e desenvolvimento de novos fármacos, além de possibilitar modificações daqueles."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google