A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA DE TÊNIS Coachtenis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA DE TÊNIS Coachtenis"— Transcrição da apresentação:

1

2 ESCOLA DE TÊNIS Coachtenis
Praticando um hábito! Informações técnicas: Método da nossa escola

3 Histórias do tênis Em meados do século XIII, havia na França um tradicional jogo denominado “Jeu de Paume”, traduzido como jogo de mão, no qual os jogadores utilizavam as mãos para rebater a bola contra a parede. O termo Tênis deriva do francês Tenez, que significa o verbo pegar. Pega (expressão exclamada pelo atirador ao jogar a bola).

4 Descrição dos golpes Jogada Descrição Ace
Saque bem colocado, sem dar tempo ao adversário de pegar a bola. Approach Golpe que oferece ao tenista executor e aproximar da rede para tentar um voleio. Backhand Jogada de esquerda ou direita, feita com as costas da mão viradas para a frente. Break Ganhar o game em que foi o adversário quem sacou. Deuce Significa igualdade no placar de um game depois atingir 40/40. Drive Golpe efetuado no fundo da quadra. Drop shot Jogada com efeito cortado (underspin) ou lateral (sidespin). Forehand Jogada de direita ou esquerda, batida com a palma da mão virada para fora. Net/Let Jogada na qual a bola toca a fita da rede (net) e cai dentro da área de saque. Match point Saque que permite encerrar a partida. Overhead - Saque sobre a cabeça depois da bola tocar a quadra. Passing Shot Saque sobre o adversário quando este está próximo da rede. Set point Saque que permite encerrar um set. Slice Jogada com a raquete quase na horizontal, como que "fatiando" a bola. Topspin Jogada na qual a bola passa sobre a rede rapidamente.

5 Contagem do jogo Porque se baseia na hora de 60 minutos, sendo que cada ponto equivale a um quarto de hora. Pera lá, então a seqüência não deveria ser ? Sim mas o 45 foi abreviado para 40 provavelmente por comodidade e não há a pontuação 60 porque ela corresponde à “hora cheia”, isto é, ao game. Funciona assim: a partida começa com o saque, que é sempre dado em diagonal. O sacador tem direito a um segundo saque caso erre o primeiro. Quem não conseguir rebater a bola ou mandá-la para fora perde o ponto. O primeiro ponto vale 15, o segundo 30 e o terceiro 40. O tenista que chegar antes ao quarto ponto com diferença de 2 pts conquista o game. Uma vez empatado em 40 iguais, vence o que fizer dois pontos seguidos. O jogador que ganhar seis games vence o set. Quem ganhar a maior parte dos sets vence a partida. O número de sets em cada partida depende do campeonato em disputa. Se a partida estiver empatada com 6 games para cada lado, joga-se o tie-break (literalmente, quebra de empate), vencido por quem fizer o 7º ponto primeiro, sempre com diferença de 2 pontos. Internacionalmente quando um dos jogadores está com pontuação zero, é comum dizer-se que o jogo está 30 (ou o que for) x love (“amor” em inglês). A origem do uso dessa palavra vem do francês l’oeuf (ovo), que tem seu formato redondo igual ao ¨Zero¨.

6 Empunhadura Análise das pegas
Eastern de direita Nó do indicador na zona 3 Eastern de esquerda Nó do indicador na zona 1 Continental Nó do indicador na parte superior da zona 2 Western de direita Nó do indicador na zona 4 Semi Western de direita Nó do indicador entre as zonas 3 e 4

7 Tamanho de empunhadura.

8 Forehand Golpe de direita: 0. Posição inicial. 1. Giro de ombro, levar a raquete atrás do corpo e apontar o braço oposto para bola. 2. perna oposta à frente no sentido diagonal. 3. Ponto de contato com a cabeça da raquete paralela a rede e na frente do quadril. 4. Terminação acima do ombro girando o ombro para frente e quadril Cabeça da raquete nas costas e cotovelo apontando para frente e perna de trás ligeiramente levantada, ou transferindo para frente buscando o equilíbrio do corpo. 1 1.1 2 3 4 4.1

9 Backhand uma mão Golpe de esquerda: 0. Posição inicial. 1. Giro de ombro, levar a raquete atrás do corpo e apontar o cabo da raquete para frente. 2. perna oposta à frente no sentido diagonal. 3. Ponto de contato com a cabeça da raquete paralela a rede e na frente do quadril. 4. Terminação com braço estendido e raquete na posição vertical acima do ombro girando o quadril para frente e perna de trás ligeiramente levantada, ou transferindo para frente buscando o equilíbrio do corpo. 4 3 2 1

10 Backhand duas mãos Golpe de esquerda: 0. Posição inicial. 1. Giro de ombro, levar a raquete atrás do corpo e apontar o cabo da raquete para frente. 2. perna oposta à frente no sentido diagonal. 3. Ponto de contato com a cabeça da raquete paralela a rede e na frente do quadril. 4. Terminação com braço esquerdo estendido e raquete na posição vertical acima do ombro oposto 4.1 Girando o tronco para frente, quadril para frente e perna de trás ligeiramente levantada, ou transferindo para frente buscando o equilíbrio do corpo levando a cabeça da raquete nas costas. 4.1 4 3 2 1

11 Voleio Golpe de direita: 0. posição inicial, cabeça da raquete no centro do corpo na altura do rosto, pernas ligeiramente flexionadas e separadas. 1. Mostrar a face da raquete para frente na altura do rosto, girar o pé direito para o lado. 2. Estender o braço para frente, levar o pé esquerdo para frente apontando o bico do tênis para o poste da rede e executar o contato com a bola. 3. Manter o pulso firme durante o contato com a bola, e por fim abrir a face da raquete na frente do corpo. Veja pela imagem a seqüência do movimento. 1 2 3

12 Voleio de Esquerda Golpe de esquerda: 0. posição inicial, cabeça da raquete no centro do corpo na altura do rosto, pernas ligeiramente flexionadas e separadas. 1. Mostrar a face da raquete para o lado na altura do rosto, girar o pé direito para o lado. 2. Estender o braço para frente, levar o pé esquerdo para frente apontando o bico do tênis para o poste da rede e executar o contato com a bola. 3. Manter o pulso firme durante o contato com a bola, e por fim abrir a face da raquete na frente do corpo. Veja pela imagem a seqüência do movimento. 3 2 1

13 Serviço ou Saque SAQUE: 0. Organizar os pés e empunhadura. 1. Abrir os dois braços elevando a cima do rosto para efetuar o TOS, (lançamento da bola). 2. Levantar a cabeça da raquete e soltar a bola da mão indicada, deixando estabilizado o braço para cima indicando a posição da bola Colocar a bola no ponto de contato e puxar ligeiramente a cabeça da raquete para baixo atrás da cabeça antes de puxar de volta para cima. 3. Sincronizar o encontro da cabeça da raquete juntamente com o percurso do TOS, facilitando o ponto de contato. Observando que o movimento que antecede ao contato executado pela cabeça da raquete deve ser feito sempre de baixo para cima. 4. Terminação do movimento com o braço estendido, puxando a cabeça da raquete para baixo e lateral do corpo, girando e soltando o mesmo possibilitando rápido equilíbrio e organização para receber a próxima bola. 1 2 2.1 3 4

14 Smash SAQUE: 0. Organizar o posicionamento do corpo gerando equilíbrio antes de efetuar o contato com a bola por cima da cabeça. 1. Levantar a cabeça da raquete atrás do rosto apontando a mão oposta para cima e na direção da bola. 2. Levantar o cotovelo para cima encaixando a cabeça da raquete abaixo da cabeça com o cabo virado para cima. 3. levantar o braço colocando a cabeça da raquete na bola virado para quadra. 4.Ligeiramente acelerando a cabeça da raquete para frente e para baixo respectivamente, terminação para baixo e para o lado do corpo. 1 2 3 4

15 Top-spin moderado

16 Slice moderado

17 Efeito no serviço

18 Conclusão Pratique muito tênis e faça do seu momento com a raquete uma oportunidade para sorrir bastante e curtir com seus amigos esse momento! Prof André Monteiro – CREF 2180 P/DF.


Carregar ppt "ESCOLA DE TÊNIS Coachtenis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google