A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I – Encontro Gremistas Anos Iniciais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I – Encontro Gremistas Anos Iniciais"— Transcrição da apresentação:

1 I – Encontro Gremistas 2019- Anos Iniciais

2 Pós eleição - o que fazer agora...
...quem faz parte da Diretoria do Grêmio? teremos uma Sala de reunião na UE? recursos financeiros? recursos/bens materiais? como planejar e executar Planos de Ação/ Projetos? Como fazer/guardar os registros?

3 CALENDÁRIO DE REUNIÃO Deverá ser alinhada com a Equipe Gestora e com o Grêmio; periodicidade fica a critério da Equipe Escolar; (semanal, quinzenal, mensal...) Ser registrada em documento próprio; (Ata, Pauta...)

4 A relação do Grêmio Estudantil com/na Escola
PROTAGONISMO JUVENIL LIDERANÇAS – REPRESENTAÇÕES • Importância do “Pesquisar" os interesses dos alunos ; • Aprender e desenvolver reuniões, assembleias, conferências .

5 A relação do Grêmio Estudantil com/na Escola
DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: Colaborar e apoiar GESTÃO DEMOCRÁTICA; Auxiliar nos bons resultados da aprendizagem na escola ( MMR ); Participar como articulador colaborador nos projetos escolares; Buscar e exercer uma boa rede de relações interpessoais; Saber NEGOCIAR com a Gestão Escolar e funcionários da escola; Buscar ENVOLVIMENTO dos Professores nos seus projeto; Investir na COMUNICAÇÃO de suas ações.

6 Momento de interação

7 DINÂMICA DO BALÃO Objetivo:
Cooperação, Respeito e Valores Pessoais, União. Proporcionar a descontração e a integração entre as pessoas, além da análise da relação ganha-ganha dentro de um grupo.

8 PROTAGONISMO INFANTIL
Colocar a criança ativa na tomada de decisões, expressando livremente suas opiniões, pensamentos, sentimentos e necessidades, e cumprindo o papel de atores principais neste processo.

9 ETAPAS DE UMA AÇÃO DE PROTAGONISMO
Iniciativa da Ação – Decidir se e o que deve ser feito diante de uma determinada situação-problema. Planejamento da Ação – Definir quem vai fazer o que, como, quando, onde e com que recursos. Execução da Ação – Poe em prática aquilo que se planejou. Avaliação – Verificar se os objetivos foram atingidos, e o que precisa ser melhorado no desempenho do grupo. Apropriação dos Resultados – Decidir coletivamente o que fazer com os resultados a quem atribuí-los como utilizá-los.

10 Porque é importante que os jovens participem na elaboração do Projeto?
Porque, ao fazê-lo de forma democrática e participativa, a equipe adquire mais confiança em si mesma e na sua capacidade de intervir construtivamente em seu entorno social.

11 Que cuidados devem ser tomados antes de iniciar a ação planejada?
Em primeiro lugar deve-se procurar analisar a situação sobre a qual se quer intervir, reunindo os dados e informações disponíveis. Em seguida, o projeto deve ser explicado pelos próprios jovens a todos aqueles que serão beneficiados pelas atividades a serem desenvolvidas.

12 Que perguntas básicas devem ser claramente respondidas quando se planeja uma ação?
O que pretendemos fazer? Quando começará a ação e quanto tempo será consumido na sua realização? Onde ocorrerão as atividades planejadas? Quem ficará responsável?

13 Café compartilhado

14 BRINCADEIRA CANTADA – EU VOU ANDAR DE TREM
Objetivo: Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar o desenvolvimento de suas habilidades socias através de atividades lúdicas interativas e de vivência.

15 Projetos São divididos em dois grupos
Projetos Permanentes: São aqueles de longo prazo, que serão executados ao longo de toda gestão, por exemplo cuidar da biblioteca da escola, música no intervalo, recreio dirigido. Projetos Temporários: São planejados para serem executados no curto prazo, exemplo, organizar a biblioteca, visitar uma casa de acolhimento, um campeonato de futsal ou um show de talentos.

16 Passo seguinte: É elencar os projetos e ações que, a princípio, permanecerão no planejamento

17 ÁREAS EM QUE O GRÊMIO PODE ATUAR E ATIVIDADES QUE PODEM PROMOVER OU ARTICULAR

18 MÊS ABRIL MAIO JUNHO Grêmio Estudantil Escola Estadual:
Profissional Responsável pelo Grêmio: Chapa: Presidente do Grêmio PLANO ANUAL DE AÇÕS DO GRÊMIO ESTUDANTIL 2019 DIAGNÓSTICOS (QUAL A FRAGILIDADE ENCONTRADA) AÇÃO (O QUE VAI DESENVOLVER) OBJETIVO (POR QUE REALIZAR ESTA AÇÃO) EXECUÇÃO E ESTRATÉGIA (COMO A AÇÃO VAI SER DESENVOLVIDA, CRONOGRAMA, COM DATA, LOCAL E QUEM EXECUTARÁ). AVALIAÇÃO (REFLEXÃO DA AÇÃO E REGISTRO) MÊS ABRIL MAIO JUNHO

19 COMO DIVULGAR AS AÇÕES E OS PROJETOS

20 CARTAZES NAS ESCOLAS Às vezes, um comunicado ou evento escolar precisa de um reforço especial. Um deles é o Cartaz, uma peça gráfica que pode ser confeccionada em vários tamanhos. Deve conter informações curtas, porém, importantes. Nele podem ser utilizados vários tons de cores, desenhos, gravuras ou qualquer outro tipo de imagem.

21 MURAIS Os murais são espaços reservados para a publicação de avisos breves ou mais explicativos. Nele podem ser divulgados os programas de rádio, apresentações em sala e fora dela, eventos, avisos de reuniões e muito mais. Para deixar mais divertido, que tal fotos e colagens? O mural vai chamar atenção muito mais atenção e vai ser impossível não ler o que está lá.

22 REDES SOCIAIS Você pode enviar imagens com textos mais elaborados e até mesmo vídeos em anexo, tendo um impacto maior na conversão em suas campanhas de ativação. 

23 Referência Instituto Sou da Paz Guia Grêmio em Forma
Caderno Grêmio em Forma Espaço da Família, Espaço de Paz Sites

24 DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SANTO ANDRÉ NÚCLEO PEDAGÓGICO Ana Maria B. Fabian/Solange P. Bailão Equipe Responsável pelo Grêmio Estudantil


Carregar ppt "I – Encontro Gremistas Anos Iniciais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google