Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Marketing Internacional
Professor: Dr. I. Bueno
2
AMBIENTES DO MARKETING
Ambiente Econômico
3
Estágios de Desenvolvimento de Mercado
4
Critério de determinação dos estágios
PIB per capita
5
Quadro Geral dos Estágios
Grupo de renda por PIB per capita Renda per capita USD % do PIB mundial População em milhões Países de Alta Renda > 79,53 926 Países de Renda Média -Alta 2.500 a 8,63 571 Países de Renda Média-Baixa 500 a 2.500 9,42 2.285 Países de Baixa Renda <500 2,41 2.048 Países Inviáveis - 450
6
Países de Renda Alta Renda superior a U$ 14 mil Tipos de países
Nações ricas em petróleo Países industrializados Países pós-industrializados Oportunidades de produto e de mercado: novos produtos e inovações
7
Países de Renda Média-Alta
Países com renda entre USD Países emergentes Oportunidades para produtos e mercado: elevação do consumo de produtos de ponta e de serviços
8
Países de Renda Média-Baixa
Renda entre USD 500 e 2.500 Indústria intensiva em mão de obra Indústria de brinquedos e vestuário
9
Países de Renda Baixa Renda inferior a USD 500
Alta percentagem da população voltada para a agricultura de subsistência Forte dependência em relação à ajuda estrangeira Concentração na África subsahariana
10
Países inviáveis Sem atrativos para investimentos e operações.
11
Niível de saturação do produto
Refere-se ao percentual de compradores potenciais
12
Modelo do Ciclo de Comércio do Produto
Ciclo de vida do produto (CVP)= introdução → crescimento→maduridade Ciclo do Comércio Internacional: Países de alta renda: exportadores (introdução) Países de renda média: exportadores (crescimento) Países de baixa renda: exportadores (maturidade)
13
Estratégia da cascada x estratégia do chuveiro
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.