A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
PEDAGOGIA DISCIPLINA: Práticas de Docência e Gestão V PERÍODO LETIVO 1° SEM/ SÉRIE 5ª SÉRIE SEMESTRE DE INGRESSO: 1° ANO DE INGRESSO: 2008 C.H.TEÓRICA C.H. PRÁTICA C.H. OUTRAS 20 C.H. TOTAL 130 Profª CLEUDIMARA

2 EMENTA: Problematização da prática pedagógica.
Redimensionamento da prática de ensino. Possibilidades de reconfiguração do fazer docente. Objetivos - Refletir e reconfigurar a prática pedagógica. Profª CLEUDIMARA

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 Problematização da prática pedagógica: - Dinâmica da sala de aula - Ensinar como especificidade humana - A aula: fazer docente - Conhecimento das condições de produção do ensino - Conhecimento das condições sociais dos docentes - Conhecimento das condições sociais dos alunos - Possibilidades de reconfiguração da prática pedagógica - As exigências da docência: mediação, dialogia e reflexividade Profª CLEUDIMARA

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS INDICADOS:
Dinâmicas de grupo, exposição dialogada, estudo e interpretação de textos, estudo dirigido, seminários, debate, exercício em classe, análise de práticas educativas, aula dialogada e aula expositiva. SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1° AVALIAÇÃO - PESO 4,0 ATIVIDADES AVALIATIVAS A CRITÉRIO DO PROFESSOR PRÁTICAS: 2 TEÓRICAS:8 TOTAL:10 2° AVALIAÇÃO - PESO 6,0 PROVA ESCRITA OFICIAL Profª CLEUDIMARA

5 BIBLIOGRAFIA BÁSICA LIVROS-TEXTO:
1 1) FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia : saberes necessários à prática docente. 37ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. 2) GANDIN, Danilo; CRUZ, Carlos Henrique C.. Planejamento na Sala de Aula. 1ª ed. Petrópolis: VOZES, 2006, v.1. 3) ESCÁMEZ, Juan; RAMON, Gil. O Protagonismo na Educação. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2003, v.1. Bibliografia Complementar ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003. VASCONCELLOS, Celso dos S.. Para onde vai o professor? resgate do professor como sujeito de transformação. 13ª ed. PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. Profª CLEUDIMARA

6 SEMANA N°. TEMA 1 2 3 4 5 6 CRONORAMA DE AULAS
Apresentação da disciplina, conteúdo, objetivos, formas de avaliação, cronograma, livro-texto, bibliografia, orientações burocráticas e pedagógicas. Problematização da prática pedagógica. 2 As teorias pedagógicas e psicológicas na escola e na sala de aula. 3 A dinâmica da escola e da sala de aula: ensinar como especificidade humana. 4 5 A aula: ensinar não é "transferir conhecimentos" ou as condições de produção do ensino. 6 Profª CLEUDIMARA

7 SEMANA N°. TEMA 7 Conhecimento das produções sociais docentes e discentes. 8 9 Planejamento, Plano de Ensino: o que se diz e o que se faz. 10 11 Componentes metodológicos da prática educativa. 12 . Profª CLEUDIMARA

8 . SEMANA N°. TEMA PROVA ESCRITA OFICIAL REVISÃO DE CONTEÚDOS
13 Reconfiguração da prática pedagógica: "Não há docência sem discência". 14 15 As exigências da docência. 16 17 18 PROVA ESCRITA OFICIAL 19 REVISÃO DE CONTEÚDOS 20 PROVA SUBSTITUTIVA . Profª CLEUDIMARA


Carregar ppt "PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google