A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Código estabelecimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Código estabelecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Código estabelecimento
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO Nome do estabelecimento: Escola E.B.2,3 S de Paredes de Coura Nome do agrupamento: Agrupamento Vertical Território Educativo Coura Código GEPE #1 Código estabelecimento 343833 Distrito: Viana do Castelo Concelho: Paredes de Coura Morada: Volta da Quinta 4940 –574 Paredes de Coura Telefone: Fax:

2 Programa da semana Ao longo da Semana
 Decoração da Biblioteca Escolar com trabalhos dos alunos.  Oferta de separadores de livros à comunidade escolar e convidados  Biblio-paper (5.ºs anos). Ao encontro da futura Biblioteca – Alunos do 3.º e 4.º ano vem conhecer e participar em actividades na BE da Escola E.B2,3/S de Paredes de Coura  Leitura Inter-turmas (Turmas de todos os níveis, desde o JI ao 9.º ano, vão fazer uma apresentação dos seus trabalhos sobre o PNL a outra turma que pode ser de nível diferente). - ver Powerpoint 3-  Poesia no prato (Um poema por dia no toalhete do tabuleiro da cantina) Dia 5 de Março 14.30h - Tertúlias do Clube dos Leitores (professores e funcionários) na BE da EB2,3 /S de Paredes de Coura. Dia 7 de Março Encontro com o escritor Assírio Bacelar - Centro Cultural de Paredes de Coura 21.00 h - Palestra no Centro Cultural, para Encarregados de Educação e Professores, “Ler +em Família”, dirigida pela Dra. Raquel Ramos – Coordenadora Inter-concelhia da RBE/DREN.

3 Leitura inter-turmas Dia Local Hora Sala 3 de Março 2.ª feira
Turma visitante  turma receptora Local Hora Sala 3 de Março 2.ª feira J I de Cossourado  9.º D 9.º B  JI de Coura 9.º E  1.º A Eb2,3/S EB1 e JI 9.15 h 10.20 h 14.40h 27 JI 1.ºA 4 de Março 3.ª feira JI Formariz  7.º B JI Moselos  6.º D 7.º B  3.º C JI de Insalde  9.º E 1.º C  9.º C 8.º B  4.º D 7.º C  6.º A 6.º B  2.º A 7.º B  2.º D 10.30 h 12.00 h 14.30 h 15.30 h 9.00 h 12.30h 23 8 3.º C 4 24 4.º D 13 2.º A 2.º D 5 de Março 4.ª feira 5.º B  1.º D 8.º A  2.º C 12.00h 11.00h 1.º D 2.º C 6 de Março 5.ª feira JI de Infesta  6.º A 6.º E  2.º B 3.º A  8.º C 4.ºC 5.º A 14.35 h 9.15h 2.º B 29 19 7 de Março Dia destinado ao escritor Actividades apresentadas por algumas turmas: JI de Insalde – “Os ratinhos do Mar” JI de Cossourado – “O lobo e os sete cabritinhos” JI de Paredes de Coura “Corre, corre cabacinha” - reconto JI de Moselos – “O Sonho de Mariana” – teatro 1.º A – Reconto Os três porquinhos 1º.D- Teatrinho “Porque somos de cores diferentes?” 2.ºB – “O Mosquisto” 2.º C – “Lengalenga do vento” 2.º D – “As Bodas da Capoeira” 3.º A – Teatro “ O botão procura casa” 4.º C – “Uma Aventura em Cabo Verde” 5.º A – A menina do Mar 5.º D – Poemas da Mentira e da Verdade 6.º D – Reconto do “Conto do João Pateta” 6.º E – Resumo do Livro Infantil “Anne Frank” 7.º B “A Galinha Medrosa” 9.º B – Os músicos de Bremem 9.º D – Asterix e Obélix

4 Actividades realizadas
Materiais de divulgação Cartazes de divulgação da palestra para Encarregados de Educação e professores. Cartazes com o programa da Semana da Leitura. Divulgação no site da BE. . Divulgação no programa mensal da Câmara Municipal. Actividades realizadas Actividade: Leitura inter-turmas Participantes: 4 C e 5.º A Convidados: JI de Infesta e Estudantes cabo-verdianos a frequentar uma escola profissional local. Local: Escola E. B. 2,3/S de Paredes de Coura Dia: 6 de Março 2008 Breve descrição: Alunos do 4.º C apresentam aos alunos do 5.º A e do JI de Infesta o resultado da leitura e da pesquisa do livro “Uma Aventura em Cabo Verde”. Contaram com o apoio de estudantes cabo-verdianos na recolha de informações culturais para preparar o power-point e a dança que apresentaram.

5 Actividades realizadas
Actividade: Leitura Inter turmas Participantes: 1.º C e 9.º C Convidados: alunos professores e funcionários que passassem no polivalente. Local: E. B. 2, 3/S de Paredes de Coura Dia:4 de Março Breve descrição: Apresentação dramatizadas de leituras.

6 Actividades realizadas
Actividade: Leitura Inter turmas Participantes: 9.º E e JI de Insalde Convidados: Alunos do JI de Insalde Local: E. B. 2, 3/S de Paredes de Coura Dia:4 de Março Breve descrição: Apresentação dramatizadas de leituras. Actividades realizadas Actividade: Leitura Inter turmas Participantes: 9.º D e JI de Cossourado Local: E. B. 2, 3/S de Paredes de Coura Dia:3 de Março Breve descrição: Apresentação dramatizadas de leituras.

7 Actividades realizadas
Actividade: Leitura Inter turmas Participantes: 6.º D e JI de Moselos Local: E. B. 2, 3/S de Paredes de Coura Dia: 4 de Março Breve descrição: Apresentação dramatizadas de leituras. Actividades realizadas Actividade: Leitura Inter turmas Participantes: Alunos do 7.º B e JI de Formariz Convidados: JI de Formariz. Local: E. B. 2, 3/S de Paredes de Coura Dia:3 de Março Breve descrição: Apresentação dramatizadas de leituras.

8 Actividades realizadas
Actividade: Biblio- paper Participantes: 5.º ano Local: Biblioteca E. B. 2, 3/S de Paredes de Coura Dia: 4 de Março Breve descrição: A turma organizada em grupos de quatro elementos respondia a um questionário relativo ao conhecimento da organização e funcionamentos da BE. O melhor grupo foi premiado.

9 Actividades realizadas
Ao encontro da futura Biblioteca Participantes: Alunos do 3.º e 4.º ano da EB1, equipa da BE e professores. Local: Biblioteca E.B.2,3/S de Paredes de Coura Dia: 5 de Março Breve descrição: Alunos do 3.º e 4.º ano conhecem e participam em actividades na BE da Escola E.B2,3/S de Paredes de Coura.

10 Actividades realizadas
Tertúlia – Clube de Leitores Participantes: Professores e funcionários do Agrupamento Vertical Território Educativo de Coura.. Local: Biblioteca E.B.2,3/S de Paredes de Coura Dia: 5 de Março Breve descrição: Professores e funcionários encontram-se para conversas sobre as suas preferências literárias. (Este primeiro encontro foi muito interessante, tendo sido decidido que passaria a haver um encontro mensal)

11 Actividades realizadas
Actividade: Palestra - Ler + em família Participantes: Encarregados de Educação, professores e comunidade. Convidados: Dra. Raquel Ramos (coord. interconcelhia RBE-DREN) Assírio Bacelar (escritor) Local: Centro Cultural de Paredes de Coura Dia: 7 de Março – 21.00h Breve descrição: Elucidação a famílias e professores sobre a importância da leitura e o acompanhamento que se deve fazer a crianças e jovens… Debate e testemunhos.

12 Comentários finais A equipa da Biblioteca Escolar considera que a Semana da Leitura foi uma semana de festa e convívio, cujo mote foi dado pelas palavras: livro e leitura. Ao longo da Semana da Leitura criaram-se condições para o desenvolvimento de competências e objectivo vitais para o nascimento de bons leitores: fez despertar o interesse por muito livros e escritores; fez aumentar o número de alunos que frequentam a biblioteca; aumentou o esforço das turmas na preparação de leituras para outros grupos; proporcionou a partilha de leituras, gostos e experiências (interturmas); trouxe a família ao ambiente escolar para valorizar o seu papel na educação dos jovens leitores permitiu muitos momentos de “lazer à volta da leitura”, com tertúlias, com poemas na cantina, com o encontro com o escritor Assírio Bacelar, com a festa de inauguração de uma biblioteca. Enfim, biblioteca, livros, poemas, escritores, dramatizações… foram as palavras de ordem da semana, que fez borbulhar a escola e a comunidade.

13 Sugestões A Escola E. B. 2,3/S de Paredes de Coura sugere que, no próximo ano lectivo, as datas da Semana da Leitura não sejam tão próximas do final do 2.º período, uma vez que perturba a marcação de testes e apresentação de trabalhos dos alunos.

14 Mensagens dos alunos ao PNL
“Gostei muito da actividade que realizamos, penso que foi engraçado e interessante. Acho que a troca de ideias entre os mais pequenos e os maiores é relevante para a aprendizagem de ambos. Pois é importante e necessário estimular o gosto para a leitura, mesmo que essa leitura não seja feita de forma usual, mas sim de forma criativa para tornar a leitura mais divertida e fácil.” André Sá Pereira, 7.º B Na Semana da leitura fizemos coisas muito giras. Adorei as actividades e acho que foram solidárias e educativas. A Semana da Leitura foi o máximo! Acho que se deviam fazer mais actividades destas. Cristiana Felgueiras , 7.º B Eu gostei muito da Semana da Leitura, porque foi muito engraçado os meninos e meninas interagirem com o teatro. As crianças dos Jardins também fizeram coisas muito giras. Tânia Cunha, 7.º B Gostei muito da Semana da Leitura, porque convivemos com alunos do 1.º ciclo e ficamos a conhecer danças, roupas e cultura de Cabo Verde. Também gostei do Biblio-paper. A leitura, os teatros, as danças são muito importantes para o nosso desenvolvimento. Ana Carolina, 5.º A A Semana da Leitura, dedicada á leitura foi maravilhosa. Participei no teatro, no biblio-paper e lemos mais livros. Fiquei contente por ter os meus trabalhos expostos na biblioteca. Eu adorei esta semana, espero que se repita. Mariana 5.º A Adorei ver os meninos do 4. C a dançar e os jovens de Cabo Verde. Ana , n.º 2, 5.º A Adoramos ler poemas aos alunos do 1.º ano, na nossa ex escola do 1.º ciclo. 5.º D

15 Mensagens dos docentes ao PNL
Considero que as actividades desenvolvidas durante a Semana da Leitura foi um êxito e a prová-lo esteve a adesão de grande parte das turmas do Ensino Básico (do pré-escolar ao 3.º ciclo), bem como o entusiasmo com que participaram. Pessoalmente, e falando da actividade do 7.º B, devo dizer que os resultados superaram as expectativas. Os alunos dramatizaram a leitura de um conto de António Mota, “A galinha Medrosa” e sem qualquer combinação prévia com os alunos a quem iam apresentar, arranjámos estratégias de os pôr a colaborar nessa dramatização. Assim, “ brincando” com uma história, assistiu-se a um momento de leitura lúdica entre alunos do 7.º B e do Jardim de Infância de Formariz, em primeiro lugar, e depois com os alunos do 3.º C e 2.º B, da Escola E.B.1 e JI de Paredes de Coura. Por seu turno, esses alunos apresentaram também ao 7.º B a narração / dramatizada de uma história (JI) e a leitura de poemas que haviam elaborado. (3.º C). Finalmente, é de realçar também que o facto destas actividade não terem sido centralizadas sempre na nossa escola contribuiu para o aumentar o êxito desta iniciativa. Aida Antunes, Professora de Língua Portuguesa, 3.º ciclo

16 Mensagens das famílias ao PNL
Embora a equipa da BE não tenha depoimentos escritos das famílias recebemos com alguma frequência felicitações pela Semana da Leitura, nomeadamente pela palestra “Ler+em família”. A imprensa local fez também algumas notas de elogio às actividades da Semana da Leitura.

17 Outras mensagens ao PNL
" Todas as actividades realizadas foram de muito bom gosto, e tiveram a colaboração de toda a comunidade escolar. Estas iniciativas são de louvar pois promovem o gosto pela leitura quer dos nossos alunos como das suas famílias. Resultado disso é o que se está a preparar numa turma do 7º ano , entre os pais e os filhos, que vão ler um livro em comum e depois fazer ou apresentar um trabalho no final, realizado pelos mesmos. Só por isto penso que é importante todo este trabalho" Termino com um pensamento : « As páginas de um livro, leva-nos a voar por lugares distantes e a viver sentimentos que ele nos quer transmitir» Adelaide Cunha A.A.E. Biblioteca


Carregar ppt "Código estabelecimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google