A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"— Transcrição da apresentação:

1 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
PORTFÓLIO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Willian da Silva França

2 Programa de Residência Pedagógica

3 O que é a Residência Pedagógica?
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

4 Integrantes Coordenadores Unipampa Mara Elisângela Jappe Goi
Maria Arlita da Silveira Soares Ângelo Schneider Márcio André Martins Preceptora ETERRG Ana Flavia Leão

5 Escola campo ESCOLA TECNICA ESTADUAL DR. RUBENS DA ROSA GUEDES
Endereço: ALTO DAS CATACUMBAS, Caçapava do Sul

6 23/08 Apresentação, pelas professoras coordenadoras, do livro “Estágio e Docência” e contextualização dos objetivos e metas do Programa Residência Pedagógica, baseados em Donald Schön, Larry Laudan e Young, destacando as relações Teoria/Prática, Formação Docente, Escola/Universidade, Articulação entre Conteúdos, Práxis Pedagógica, Olhar do Pesquisador, Pesquisa/Estágio e Identidade Docente. 30/08 Início da apresentação dos Capítulos do Livro Estágio com Pesquisa pelos grupos destinados. (Grupo 1) - Capítulo 1 Contextualização do Problema na Formação Docente na Perspectiva do Estágio com Pesquisa

7 06/09 (Grupo 2) - Capítulo 2 Por uma Pedagogia do conhecimento na formação do professor-pesquisador Este capítulo discute principalmente o papel da pesquisa na formação do professor, destacando que a mesma reforça o saber e prepara para a compreensão da escola. (Grupo 3) - Capítulo 3 As origens do conceito de professor-pesquisador. 13/09 (Grupo 4) - Capítulo 4 Desdobramentos do Conceito de Professor Pesquisador no Brasil (Grupo 5) – Capítulo 5 Epistemologia do conceito de professor reflexivo. Este capítulo apresenta-se dividido em cinco subtítulos. Apresenta o Modelo Positivista Pragmático (Skiner), no qual o professor é visto como o detentor do conhecimento. Aborda como objetivo a necessidade de o professor ter a reflexão seguida de ação, na qual a teoria e prática devem ser articuladas.

8 27/09 (Grupo 6) - Capítulo 6 Estágio, Pesquisa e a Produção do Conhecimento na formação de professores. Aborda a pesquisa como eixo interdisciplinar entre o estágio e a formação do professor. Apresenta os fundamentos epistemológicos para o estágio e a formação do professor; o enfoque metodológico para a formação do professor pesquisador e questões que orientam a prática do estágio como processo de pesquisa. (Grupo 7) - Capítulo 7 O Estágio com pesquisa na formação inicial de professores de ciências como desenvolvimento da Educação Científica.

9 O estágio com Pesquisa: a experiência dos Estagiários
04/10 (Grupo 8) - Capítulo 8 O estágio com Pesquisa: a experiência dos Estagiários (Grupo 9) - Capítulo 9 A Experiências dos Egressos Apresentação pelo Coordenador Ângelo Schneider do Residência Pedagógica de São Gabriel Destacando as Ciências da Natureza na BNCC : competências, habilidades e o Darwinismo Social

10 11/10 Apresentação da Metodologia da Resolução de Problemas pelas professoras coordenadoras Mara Goi e Maria Arlita, trazendo alguns autores como Pozo, Echeverría, Lester, Lopes, dentre outros. Leitura sobre formação docente e estágio como pesquisa, em casa, totalizando 20h Total da Formação 60h

11 18 e 19/10 Participação no 38º EDEQ – Total 16 h

12 24/10 a 15/01 Estudo do contexto educacional com diagnóstico da realidade escolar a partir de levantamento de dados realizado na escola-campo a- Preparação para Análise de Documentos nas escolas campo (ETERRG): Projeto Político Pedagógico (PPP); Regimento da Escola; IDEB Planos de estudo e diários de Classe. b- Reunião com as Supervisoras das Escolas Campo EENSA e ETERRG para apresentação dos bolsistas do Residência pedagógica e discussão do PPP das escolas, incluindo como acontece sua elaboração. c- Elaboração do diagnóstico da realidade escolar.

13 Identificação dos espaços e materiais escolas campo.
23/10 Realização do encontro para apresentação dos docentes orientadores/ preceptores e licenciandos residentes, bem como dos pressupostos teóricos e metodológicos do PRP para a comunidade escolar. 24/10 a 07/12 Observação e análise de atividades de ensino desenvolvidas por preceptores na escola. 24/10 a 21/12 Identificação dos espaços e materiais escolas campo. Participação dos residentes nas reuniões de planejamento, de pais e mestres e ou de formação continuada. Total: 60 h

14 09\11 visita ao setores da escola manha 4h

15

16

17 01/11 Leitura e debate sobre a Base Nacional Comum Curricular-BNCC 08/11 Continuação da leitura da BNCC 19/11 seminário períodos manha4h e tarde 4h observação 22/11 Apresentação Estudos BNCC- Ensino Fundamental (ciências da natureza e matemática) 27/11 seminário h 29/11 Apresentação Estudos BNCC- Ensino Médio (a qual encontra-se ainda em estudos e construção)

18 3/12 Conselho de classe 4h Observação
05/12 Apresentação dos Seminário de Estágios realizados pelos bolsistas residentes

19 06/12 Apresentação de trabalhos de Especialização de alunos da especialização (Marcelo e Patrícia) sobre como vem ocorrendo as formações continuadas de professores, segundo as Coordenadorias de Educação. 13/12 Análise dos planos de estudo das escolas campo e planejamento de atividades para /12 Análise dos planos de estudo das escolas campo e planejamento de atividades para 2019

20 06/12 Apresentação de trabalhos de Especialização de alunos da especialização (Marcelo e Patrícia) sobre como vem ocorrendo as formações continuadas de professores, segundo as Coordenadorias de Educação. 13/12 Análise dos planos de estudo das escolas campo e planejamento de atividades para /12 Análise dos planos de estudo das escolas campo e planejamento de atividades para 2019 Total 32 h Regência 100h Relatório 20h

21 Socialização e seminário, artigos, portfólios e apresentação de seminário da experiência de Regência Total 40h Planejamento Observação das turmas trabalhadas- 10h Elaboração dos planos de atividades- 26h Total: 36 h Outras atividades desenvolvidas na IES 24/08 Participação Feira de Ciências da Unipampa- Total 8 h

22 Outras atividades desenvolvidas na escola 28/08 a 18/12 Apresentação do Programa Residência Pedagógica e respectivos residentes e preceptora; Socialização e debate sobre o Livro Estágio e Docência relacionando ao contexto escolar; Discussões sobre os planos de estudo por disciplina no Ensino Fundamental e Ensino Médio das Áreas Ciências da Natureza e Matemática; Orientações de atividades; Preparação de materiais didáticos; Participação em eventos culturais desenvolvidos pela escola; Avaliação das atividades desenvolvidas. Total: 46 h Carga horária Total: 442 h

23 Estudo do PPP

24 20 de fevereiro de 2019 Abertura do Ano Letivo 2019 Palestra sobre Relações Interpessoais com o prof Alex Pereira Estive presente com os demais colegas que participam residência pedagógico da escola campo ETERG, e os demais professores e funcionários da escola para uma reunião para a abertura do ano letivo. Teve uma palestra com o professor Alex, falando para ter mais amor próprio.

25 07/03 Reunião para combinar atividades de 2019. 14/03 Encaminhamento da primeira versão do artigo; Carta de apresentação para residentes apresentar-se na escola. 21/03 Encontro para preparação planos de intervenção. 28/03 Mayra, preceptora de Ciências Biológicas-São Gabriel, fez uma exposição, via skype, sobre Inovação Pedagógica.

26 Vídeo 11/04 Acertos sobre: - Feira do Livro (21/05); - Portfólios até dia 9 de cada mês; - Cronograma das 100h ; 18/04 Orientações Planos de Aula

27 25/4 Orientação na construção dos planos de aula,

28 9/05 Reunião por vídeo conferencia com o núcleo de São Gabriel Assuntos que foram tratado na reunião das coordenadoras em Bagé.


Carregar ppt "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google