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MÓDULO 1 Capítulo 3.

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1 MÓDULO 1 Capítulo 3

2 Coesão e coerência em textos
[OM] Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade: ‒ utilizar os conectores discursivos nas produções textuais como elementos que garantem a coerência e a coesão textuais. Coesão e coerência em textos AUTORIA: Maria Josele Bucco Coelho EDIÇÃO DE CONTEÚDO: Lucienne Lautenschlager REVISÃO DE TEXTO: Ana Izabel Marques Armstrong CRÉDITOS DAS IMAGENS DE ABERTURA: © Shutterstock/Valua Vitaly; © Shutterstock/Stankevich; © Shutterstock/Franck Boston; © Shutterstock/Peter Vaclavek; © Shutterstock/Slavoljub Pantelic; © Shutterstock/tlegend; © Shutterstock/Monkey Business Images ©Pero Vaz de Caminha

3 Processos de construção de sentidos: a coerência
[OM] É importante levar os alunos a perceberem que a linguagem conotativa, isto é, aquela que trabalha com os sentidos não convencionais de uma expressão, pode-se efetivar por meio do uso de uma figura de linguagem. A partir dessa primeira consideração, pode-se apresentar exemplos de metáforas para que eles visualizem como isso funciona textualmente. Retomar, como exemplo, a letra da música O Girassol (página 10 do livro do aluno) e explicar que o ‘girassol’ é uma expressão metafórica, usada pelo eu-poético para referir-se à pessoa amada. Reforçar que as figuras de linguagem ajudam a construir a pluralidade de sentidos conotativos e podem ser divididas em: Figuras de pensamento, de palavras e de construção. Processos de construção de sentidos: a coerência ©Pero Vaz de Caminha

4 Que recursos podem ser usados em um texto para manter a coerência?
[OM] Sugestão de resposta: Não se espera uma resposta fechada, mas relatos de experiências dos alunos. O importante é que eles saibam o que é coerência, percebendo que ela se refere à conformidade entre fatos e ideias, e que o conhecimento de mundo é fundamental nesse processo. Que recursos podem ser usados em um texto para manter a coerência? Conhecimento de mundo Conhecimento partilhado Inferência Horizonte de expectativa Suporte Contexto

5 Situacionalidade Informatividade Intertextualidade
[OM] Retomar o texto anteriormente apresentado e conversar com os alunos sobre os elementos contextuais envolvidos no processo de construção de sentidos e sistematizar os conceitos mostrando que: Situacionalidade: permite que um texto seja coerente em dada circunstância comunicativa. Informatividade: para que haja construção de sentido, deve haver um equilíbrio entre o já sabido e a nova informação. O grau de informatividade depende de muitos outros fatores, sendo um deles o público-alvo. Intertextualidade: faz-se necessário estabelecer relações entre o que se está lendo e outros textos com os quais esse texto dialoga. Assim, a intertextualidade é o dialogo entre textos, sejam eles verbais ou não verbais. Sugestão de atividade: a partir da discussão realizada, pode-se pedir que os alunos elaborem um texto, levando em consideração os aspectos estudados. Contexto de produção x recepção Situacionalidade Informatividade Intertextualidade

6 Que conhecimentos de mundo estão em jogo nesse texto?
[OM] Observar atentamente com os alunos o texto e fazê-los perceber que há muitos fatores que contribuem para a coerência do texto. Entre eles, destacar que os alunos precisam compartilhar um conhecimento de mundo para que os sentidos do texto possam ser construídos, por exemplo, reconhecer: os personagens de contos de fada. o teor das histórias de contos de fadas. A função social de um caçador x o papel desse personagem nos contos. A importância de preservação do meio ambiente em voga atualmente. Com base nessa enumeração, que deve ser complementada pelas experiências dos próprios alunos, deve-se fazê-los perceber que o sentido de humor presente no texto seria comprometido, por exemplo, se alguém não conhecesse os contos de fada clássicos. Elucidar ainda outros fatores que contribuem para tornar o texto coerente: O suporte de publicação: um almanaque de uma empresa aérea (significa que o texto tem como função distrair o passageiro durante a viagem). As inferências: o texto não apresenta nenhum elemento verbal e o leitor precisa avaliar as imagens para construir sentidos. O horizonte de expectativa: normalmente, o caçador desempenha o papel de perseguidor de elementos naturais, então, a partir dessa expectativa que é compartilhada pelos leitores do texto, é que se gera o humor, pois essa função social foi desconstruída. ©Arionauro ARIONAURO. Dia Internacional da Floresta. Revista TAM Brasil, Almanaque de cultura popular, n. 131, ano 11, mar Que conhecimentos de mundo estão em jogo nesse texto? Que ideias/informações devem ser compartilhadas entre os leitores? Onde o texto foi veiculado? Que função social esse texto desempenha?

7 [OM] É importante levar os alunos a perceberem que a linguagem conotativa, isto é, aquela que trabalha com os sentidos não convencionais de uma expressão, pode-se efetivar por meio do uso de uma figura de linguagem. A partir dessa primeira consideração, pode-se apresentar exemplos de metáforas para que eles visualizem como isso funciona textualmente. Reforçar que as figuras de linguagem ajudam a construir a pluralidade de sentidos conotativos e podem ser divididas em: Figuras de pensamento, de palavras e de construção. Coesão ©Pero Vaz de Caminha

8 [OM] Dando sequência à reflexão, mostrar aos alunos as funções desempenhadas pelos recursos coesivos dentro de um texto. Explicar que eles evitam repetições, tornando a leitura e a compreensão do texto mais acessível. Coesão Os recursos coesivos substituem palavras para evitar repetições e possuem duas funções: relacional (palavras que se relacionam por pertencerem a um mesmo frame) polissêmica (palavras com múltiplos sentidos)

9 Recursos coesivos Campo semântico Campo lexical polissemia sinonímia
[OM] Apresentar esse esquema para os alunos e explicar que os recursos podem ser divididos em dois campos: Campo semântico: É o conjunto de significados de uma palavra. O campo semântico pode ser estabelecido por polissemia, sinonímia e antonímia. Polissemia: Quando uma mesma palavra apresenta mais de um significado (poli = muitos + semia = significado). Sinonímia: Quando duas ou mais palavras apresentam significados parecidos. Antonímia: Quando duas ou mais palavras apresentam significados contrários. Campo lexical: É o conjunto de palavras que apresenta a mesma derivação radical ou que pertence à mesma área de conhecimento. Conforme o grau de abrangência ou especificidade que desempenham no campo lexical, as palavras podem ser classificadas em: – hiperônimas: palavras que possuem maior abrangência lexical. Ex.: informática. – hipônimas: palavras específicas que possuem menor abrangência lexical. Ex.: mouse, HD, teclado. Recursos coesivos Campo semântico polissemia sinonímia antonímia Campo lexical hiperônimas hipônimas

10 Conectores discursivos e articuladores discursivos
©Pero Vaz de Caminha

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13 [OM] Ler com os alunos o texto e pedir que eles listem expressões e palavras que se relacionem com o tema abordado. Em seguida, pedir que busquem no dicionário expressões que funcionem, no contexto, como sinônimos. Espera-se, com essa atividade, iniciar a reflexão sobre a importância dos recursos coesivos como forma de garantir a coerência textual.


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