Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBRIGIDA MONICA brigida Alterado mais de 5 anos atrás
1
TIPOS DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
2
Tipos de variação: diatópica; diastrática; diacrônica; sincrônica; diafásica e diamésica
3
A VARIAÇÃO DIATÓPICA (do grego diá = através de; topos = lugar) se caracteriza pelas diferenças que se observam na dimensão do espaço geográfico, ou seja, a língua falada em diferentes lugares: numa mesma região, num mesmo estado, num mesmo país, ou em países diferentes. Poderemos ilustrar essa variação regional com inúmeros casos que afetam os diferentes níveis de uma língua. De ordem lexical: macaxeira, aipim, mandioca, castelinha e pão-de-pobre? abóbora e jerimum? Ananás, aberas e abacaxi? Tangerina, mexerica, bergamota, mandarina? Mangando de mim; estão zombando de mim; estão zoando de mim? De ordem fonético/fonológica: a realização variável do /r/ e a realização variável dos fonemas /t/ e /d/.
4
VARIAÇÃO DIASTRÁTICA (do grego dia = através de; stratum = estrato, camada) corresponde às diferentes formas produzidas por falantes de diferentes classes sociais. Ilustraremos aqui variações que se manifestam na fala de indivíduos com diferentes escolaridades, bem como de alguns casos que caracterizam a chamada variedade não-padrão. a) Eles são rebeldes X Eles são rebelde. b) Meus pais são descendentes X Meus pais são descendente. c) Os presos foram mandados... X Os presos foram mandado..
5
A variação diacrônica (do grego diá = através de; khrónos = tempo) é aquela que se verifica ao longo do tempo
6
VARIAÇÃO SINCRÔNICA (do grego syn- = juntamente e -chrónos = tempo) se processa num dado momento do tempo. São inúmeras as pesquisas que abordam esse tipo de variação no português brasileiro. Andrade (2007) pesquisou em Itabuna o uso variável de para mim e para eu em orações reduzidas de infinitivo, como as que seguem abaixo: a) Esse gravador é pra mim gravar. b) Este livro de Ciências é para eu estudar. c) Saí de lá pra Ø mudar de escola.
7
VARIAÇÃO DIAFÁSICA (do grego diá = através de; phásis = expressão, modo de falar) é registrada nos usos diferenciados que o indivíduo faz da língua conforme a situação/contexto em que ele se encontra. como as pessoas falam em casa, na mesa de um bar, num encontro com os amigos, com o chefe, numa conferência... Quando escreve, você também registra esse tipo de variação: um bilhete deixado na porta da geladeira é diferente de um relatório enviado a seu chefe, de um e-mail enviado a um colega, de uma resenha a ser encaminhada ao professor.. usos monitorados (de maneira mais consciente ou menos consciente) que os falantes fazem da língua conforme a situação em que se encontram.
8
VARIAÇÃO DIAMÉSICA (do grego diá = através de e mésos = meio) é aquela que se observa entre a língua falada e a língua escrita. DESCRIÇÃO DE UM MUSEU Bom... eu, eu fui a a a Paris e visitei o Louvre... e estive no Louvre eu acho que umas eu passei uma semana só em Paris mas eu fui umas quatro vezes ao Louvre... Porque realmente o que a gente vê no Louvre é indescritível... e é aquilo que a gente está costumado a ver em livros e álbuns sobre obras célebres... ter oportunidade de ver lá e e examinar... dá assim uma sensação uma emoção até inenarrável porque é completamente é indescritível... entendeu? Eu fui também a a ao Museu do Prado... fui algumas vezes no Museu do Prado em em na capital da Espanha... lá em Madri e na Itália também tive oportunidade de conhecer bonitos museus... principalmente em Florença...
9
DESCRIÇÃO DE UM MUSEU Quando fui a Paris, visitei o Louvre por quatro vezes, embora a minha permanência na capital francesa tenha sido de uma semana. A justificativa para tantas visitas está no que se tem para admirar naquele museu. É algo indescritível. Sente-se uma emoção inenarrável quando se tem a oportunidade de examinar de perto aquelas obras célebres cujo contato sempre foi através de livros ou álbuns de História da Arte. Conheço outros museus da Europa. Na Espanha, mais precisamente na capital Madri, estive no Museu do Prado. Já na Itália pude apreciar bonitos museus, principalmente em Florença.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.