A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiências com ações integradas com atenção básica no controle de endemias e combate a vetores – Projeto Libélula Realização: Prefeitura Municipal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiências com ações integradas com atenção básica no controle de endemias e combate a vetores – Projeto Libélula Realização: Prefeitura Municipal."— Transcrição da apresentação:

1 Experiências com ações integradas com atenção básica no controle de endemias e combate a vetores – Projeto Libélula Realização: Prefeitura Municipal de Ibicaraí - BA

2 Autora principal: Anilma Franca Lacerda Coautores: Domilene Borges Costa, Letícia Maria Ribeiro e Ribeiro Roberto Sena de Carvalho

3 Apresentação: Domilene Borges Costa

4 Responsável pelo Projeto: Anilma Franca Lacerda

5 Introdução O Projeto Libélula foi realizado pela Prefeitura Municipal de Ibicaraí através da Secretaria de Saúde por meio da equipe da Vigilância Epidemiológica (equipe de Endemias – ACE) e Atenção Básica (Equipes de Saúde da Família, NASF e PSE ) e da Secretaria de Educação através das equipes das Escolas Municipais e Creches. As ações foram desenvolvidas nos três turnos em duas fases: a 1ª Sensibilização - através de palestra interativa e dinâmica e a 2ª - atividade prática com a confecção de caqueiros ecológicos e plantio da Crotálaria Breviflora família Fabaceae que favorece ao controle biológico do vetor. Cria oportunidades para o participante desenvolver de formas concretas ações em cidadania, prevenção e combate a ZIKA, Dengue, Febre amarela e Chikungunya, tornando-se um agente multiplicador. Objetiva desenvolver uma tecnologia de ação educacional e de controle biológico do vetor Aedes Aegypti de promoção e prevenção em prol da saúde e sustentabilidade ambiental.

6 Objetivos Reduzir o índice de infestação do vetor ;
Reduzir a incidência de casos suspeitos e confirmados dessas doenças na população; Desenvolver uma consciência de responsabilidade da população na prevenção e eliminação do vetor Aedes Aegypti;

7 Objetivos Desenvolver o protagonismo infanto-juvenil nos participantes do Projeto, em prol do desenvolvimento de ações cidadãs a favor da saúde, prevenção e combate às Endemias e sustentabilidade ambiental; Confeccionar com os participantes caqueiros ecológicos reutilizando garrafas PET; Fazer o plantio de Crotalária Breveflora que atrai a Libélula predador natual do Aedes Aegypit com os participantes do Projeto.

8 Metodologia Teve como partida o uso da Dialética e a Pedagogia de projeto para construção coletiva de conhecimentos partindo da realidade vivida, em um processo ascendente ampliado por trocas, que levaram a novas descobertas, construção de novos saberes e sentimentos. A partir de um problema a resolver ou um produto final que se quer obter como a capacidade de mobilizar, desenvolver e aplicar conhecimentos, habilidades e atitudes no desempenho do trabalho e na solução de problemas, para gerar os resultados esperados.

9 Desenvolvimento das ações
Desenvolvimento em duas fases: 1ª oficina: voltada à sensibilização de forma divertida através de encenações, danças e palestras utilizando os participantes dinamicamente para abordar dois temas: sintomas, prevenção e combate Dengue, ZIKA, Febre amarela e Chikungunya e os três “R” da sustentabilidade ambiental com soluções ecológicas para eliminação do vetor e criadouros. 2ª oficina: parte prática do projeto com a confecção do caqueiro ecológico e plantio da Crotalária-Breveflora onde cada participante tem a responsabilidade de distribuir a sementes em sua comunidade após o crescimento da planta.

10 Desenvolvimento das ações

11 Indicadores/avaliação/monitoramento
Lista de frequência, reportagens, vídeos e imagens fotográficas; Avaliação qualitativa ao final de cada oficina, Monitoramento realizado pelos professores referente ao crescimento das plantas.

12 Indicadores/avaliação/monitoramento

13 Resultados e impacto O aumento de forma direta da participação e responsabilidade da comunidade nas ações cotidianas por meio de um trabalho conjunto com a Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Escola; Início no Município de mais um controle biológico do vetor através do plantio da Crotalária, planta que atrai a libélula predador natural do Aedes Aegypti;

14 Resultados e impacto

15 Resultados e impacto Desenvolvimento nos participantes de uma sensibilidade a favor da sustentabilidade ambiental e da prevenção e combate do vetor Aedes em criadouros domésticos em ações simples no dia a dia e controle biológico; Reutilização de garrafas PET na confecção do caqueiro Ecológico , ultrapassando as expectativas.

16 Conclusões O projeto fez a cobertura em toda Rede Municipal de ensino realizando em todos os turnos as duas fases, onde os participantes apresentaram entusiasmo, responsabilidade e compromisso com as ações desenvolvidas. Referente às atividades práticas foram superadas as expectativas referente à confecção de caqueiros ecológicos, porém apena 45% das sementes obtiveram o desenvolvimento esperado devido à presença de outras espécies misturadas nas sementes enviadas pelo fornecedor.


Carregar ppt "Experiências com ações integradas com atenção básica no controle de endemias e combate a vetores – Projeto Libélula Realização: Prefeitura Municipal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google