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Painel: A jornada do gestor Parte II Melhorando Resultados

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Apresentação em tema: "Painel: A jornada do gestor Parte II Melhorando Resultados"— Transcrição da apresentação:

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2 Painel: A jornada do gestor Parte II Melhorando Resultados
Palestra: Ajustando o Planograma para aumentar a lucratividade da loja. Raphael Figueira Costa Maio de 2018

3 AGENDA: Apresentação Introdução Conceito Utilidade Case Prático
Outras Análises

4 INTRODUÇÃO Imagine uma loja onde: O Comercial consegue:
Garantir que existe espaço em gôndola para todos os SKU’s comprados; Garantir que a estratégia comercial (lançamentos, contratos, GC) está traduzida de forma simples para a operação executar; Garantir que as negociações e acordos sejam mais lucrativos. A Operação consegue: Consegue identificar visualmente as rupturas para trata-las; Consegue dispender menos tempo treinando os promotores e repositores; Sabe exatamente onde aquele lançamento deve ser exposto. A Logística consegue: Consegue reduzir seus custos enviando para a loja não somente o giro de cada SKU, mas a quantidade correta de SKU’s que cabe na gôndola e Consegue reduzir a quantidade de caixas fantasmas. O Financeiro consegue: Não atrasar as contas ou deixar de fazer aquele investimento necessário devido ao excesso de dinheiro em estoque.

5 PLANOGRAMA O que é isso? PLAN-O-GRAM PLANOGRAM
CONCEITO PLANOGRAMA O que é isso? PLAN-O-GRAM PLANOGRAM

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7 PRO CES SO PARA QUE SERVE Logística Operação Comercial

8 O combinado não custa caro

9 Definido pela área comercial Definido pela área comercial
Logística Operação Proposta de Cadastro de novo SKU Aprovação de Cadastro Cadastra mento do SKU Compra do SKU Abastecer SKU Recebimento do SKU SEM PLANOGRAMA Definição local do item na prateleira Verificar se o item cabe no PDV Definido pela área comercial Logística Operação Proposta de Cadastro de novo SKU Aprovação de Cadastro Cadastra mento do SKU Compra do SKU Abastecer SKU Recebimento do SKU COM PLANOGRAMA

10 Vantagens do processo de planogramação
Permite identificar visualmente as rupturas; Orienta o Promotor e Repositor sobre a forma de fazer o abastecimento; Evita a compra de produtos que não cabem fisicamente nas prateleiras; Reduz o valor em estoque e alivia o fluxo de caixa; Rentabiliza as negociações de espaço no comercial; Auxilia no processo de GC traduzindo a estratégia de forma simples para a operação executar. Pontos de atenção do processo de planogramação Planogramação não funciona se não houver processo definido; Por ser um processo precisa ser auditado com alguma frequência; É necessário sanear a base de cadastros definindo os itens ativos e inativos, e a forma de agrupá-los; É necessário ter uma estrutura mínima (ao menos uma pessoa) para fazer a manutenção dos planogramas; É necessário definir o que será feito quando houver um item descontinuado com estoque, sazonais etc; Com um software próprio para gestão de planogramas esta gestão se torna bem mais prática.

11 Case Rancho Bom Supermercados Resultados do processo de Planogramação
Realização Organização Técnica

12 PERFIL DA EMPRESA Rede Rancho Bom Supermercados;
Faturamento de 96 milhões/ano (Ranking ACATS 2014); Fundação em 1968; 6 lojas e 2 CD’s; Mix médio 5 a 11 mil itens; 35 checkouts; 420 funcionários; Lojas em Schroeder e Jaraguá do Sul – SC.

13 CASE www.figueiracosta.com.br
Cenário: Após implantar o processo de planogramação em uma das lojas da rede, foi identificado que existia uma diferença grande no percentual de ruptura operacional (estoque em loja positivo com área de vendas zerada) entre esta loja e outra similar da mesma rede, onde o processo ainda não havia sido implantado (4% com processo X 22% sem processo). Proposta: Medir a ruptura operacional durante nove semanas, antes e depois da implantação do processo de planogramação na loja matriz da rede (Shroeder-SC) Metodolologia: Foi escolhida a categoria de limpeza, onde semanalmente, em dias aleatórios da semana duas funcionárias coletaram o EAN de todos os itens que estavam na área de vendas. Após cada coleta o resultado foi comparado com o estoque da loja onde identificamos quantos itens existiam no estoque da loja e quantos não foram encontrados na área de vendas. Calculando-se o % de ruptura operacional (dividindo-se a quantidade de SKU’s faltantes pela quantidade de SKU’s com estoque positivo no depósito da loja).

14 ELEMENTOS DO CASE Loja auditada: Loja Rancho Bom Schroeder (matriz)
App Auditore Loja auditada: Loja Rancho Bom Schroeder (matriz) Setor: Limpeza Período: 10/04/2017 a 09/06/2017 Data da implementação dos planogramas: 20/04/2017 Treinamento da equipe de reposição: 15/05/2017 Equipamentos Utilizados: App Auditore – FC Consulting Software de Planogramação Utilizado: PlanogramBuilder

15 IMAGENS DAS COLETAS

16 RESULTADOS

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19 Ganhos Qualitativos Ganhos Quantitativos
Redução do tempo gasto na operação com negociações de espaços; Garantia da execução das estratégias comerciais; Parâmetros de abastecimento atualizados; Melhoria do planejamento de compras. Redução da ruptura operacional em 85% Aumento das vendas no período em 12%

20 OUTRAS ANÁLISES POSSÍVEIS EM PLANOGRAMAS

21 CERVEJAS ESPECIAIS

22 AGRUPAMENTO POR SEGMENTO

23 AGRUPAMENTO POR SEGMENTAÇÃO

24 ANÁLISE POR QUADRANTE (BCG)

25 SUB E SUPER ESTOCAGEM

26 Raphael Figueira Costa Diretor Comercial www.figueiracosta.com.br
Soluções em Planogramação

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