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Elaboração de programas de treinamento

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Apresentação em tema: "Elaboração de programas de treinamento"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração de programas de treinamento

2 Depende de variáveis como:
Quanto ao tempo Situação política e econômica do País Trimestral Posição da empresa no mercado Semestral Novidades tecnológicas Anual Pressão dos consumidores

3 Seminários: preparação prévia de um tópico para discussão, sendo
Tipos de programas Seminários: preparação prévia de um tópico para discussão, sendo que o instrutor é responsável por organizar as discussões, levando o grupo a formular algumas conclusões.

4 Workshop: o instrutor apresenta informações e o grupo aplica as
Tipos de programas Workshop: o instrutor apresenta informações e o grupo aplica as informações a uma situação real, sob a supervisão do instrutor, aplicando-se ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas.

5 Técnicas de simulação: o comportamento a ser exibido após a
Tipos de programas Técnicas de simulação: o comportamento a ser exibido após a aprendizagem deve ser praticado adequadamente durante o processo de instrução por meio de atividades práticas. A simulação pode ser:

6 Tipos de programas – técnicas de simulação
de domínio cognitivo, quando envolve a tarefa de solução de problemas de planejamento de estratégias ou de tomada de decisões;

7 Tipos de programas – técnicas de simulação
de domínio psicomotor, que apresenta como vantagens a eliminação dos perigos do treinamento em serviço e as possíveis perdas da produtividade, proteção de equipamentos caros e sensíveis contra o manuseio de pessoas inexperientes;

8 Tipos de programas – técnicas de simulação
de domínio reativo, que envolve as reações frente a fenômenos sociais, desenvolvendo atitudes e valores;

9 Tipos de programas – técnicas de simulação
de domínio interativo, que envolvem situações de conflito interpessoal ou de autoridade/ responsabilidade para desenvolver habilidades interativas como liderança, supervisão, entrevista.

10 Tipos de programas – estudos de caso
Estudo de caso: é uma forma de simulação voltada para o fornecimento de oportunidades de participação no mesmo tipo de processo decisório que o trabalho futuro exigirá. Os dados podem ser extraídos de casos reais, inventados ou adaptados.

11 Tipos de programas – estudos de caso
Há dois pontos importantes a considerar: a) evitar pensar numa única solução ideal, pois às vezes não existe solução ideal, apenas aspectos positivos e negativos de cada solução possível; b) analisar as decisões e o processo que foi seguido para tomá-las.

12 Jogos: simula a realidade e envolve a competição entre os indivíduos,
Tipos de programas Jogos: simula a realidade e envolve a competição entre os indivíduos, a fim de aumentar o interesse e a motivação entre os participantes.

13 Dinâmicas de grupo: utilizam a interação entre os membros do
Tipos de programas Dinâmicas de grupo: utilizam a interação entre os membros do grupo como principal meio de ensino. Envolve técnicas que promovem a solução criativa de problemas complexos e técnicas que estimulam a auto-análise e o aumento da sensibilidade.

14 Tipos de programas – aulas expositivas
Aulas expositivas: o treinador apresenta as informações, enquanto os treinandos adotam uma postura mais passiva, predominantemente como ouvintes. (...)

15 Tipos de programas – aulas expositivas
(...) A vantagem é que se consegue transmitir uma grande quantidade de informações num curto espaço de tempo. A principal desvantagem é que as aulas podem tornar-se cansativas, prejudicando o grau de absorção dos conteúdos.

16 Adequação do programa às necessidades da organização e dos treinandos.
A aplicação ou implementação do programa de treinamento depende de alguns fatores Adequação do programa às necessidades da organização e dos treinandos. Qualidade do material de treinamento apresentado.

17 Cooperação dos gestores e dirigentes da empresa
A aplicação ou implementação do programa de treinamento depende de alguns fatores Cooperação dos gestores e dirigentes da empresa Motivação do treinando para aprender Capacidade de aprendizagem do treinando

18 Aplicação prática e tempo para assimilação do que foi aprendido
A aplicação ou implementação do programa de treinamento depende de alguns fatores Aplicação prática e tempo para assimilação do que foi aprendido Elaboração do material de treinamento. Os métodos devem ser variados, inovadores e transferíveis para o trabalho.

19 Avaliação de programas de treinamento:
etapa final

20 o treinamento atingiu o objetivo
Deve ser avaliado SE o treinamento atingiu o objetivo atendeu às necessidades da organização e das pessoas houve retorno do investimento houve redução de custos e melhor gerenciamento do tempo houve melhoria da qualidade

21 a produtividade aumentou
Deve ser avaliado SE a produtividade aumentou o clima organizacional melhorou as pessoas envolvidas estão satisfeitas, comprometidas e estão aplicando o aprendizado os clientes estão mais satisfeitos Houve redução de erros

22 Como pode ser feita a avaliação
Avaliação de reações: grau de percepção do treinando em relação ao conteúdo do treinamento, metodologia adotada, atuação do instrutor, carga horária, material instrucional, aplicabilidade, etc.

23 Como pode ser feita a avaliação
Avaliação da aprendizagem: novos conhecimentos (testes objetivos ou com questões abertas), aprimoramento de habilidades (provas práticas) e desenvolvimento de atitudes (técnicas de observação direta, dramatização, escalas de atitudes e auto-relatórios).

24 Como pode ser feita a avaliação
Avaliação do comportamento no cargo. Amostragem de atividades: registro da observação do comportamento do treinando no trabalho.

25 Como pode ser feita a avaliação
Diário do observador: o observador faz anotações sobre o treinando Autodiário: o formulário é preenchido pelo próprio treinando, sem a presença do observador

26 Como pode ser feita a avaliação
Entrevistas e questionários: são feitas perguntas aos treinandos referentes ao seu comportamento ou a seus superiores Avaliação do Resultado: busca verificar em que grau o treinamento provocou as mudanças pretendidas pela organização

27 Avaliação no nível organizacional
Resultados que devem ser verificados pela avaliação Avaliação no nível organizacional Avaliação no nível de recursos humanos Aumento da eficácia organizacional Redução da rotatividade e do absenteísmo Melhoria da imagem da empresa Aumento da eficácia individual e das equipes Melhoria do clima organizacional Aumento do nível de conhecimentos adquiridos Melhor relacionamento entre chefias e subordinados Melhoria nas atitudes e comportamentos Melhor atendimento ao ciente Aumento das competências das pessoas Envolvimento dos chefes nos programas de treinamento Melhoria na qualidade de vida no trabalho

28 Avaliação no nível de cargos Avaliação no nível de treinamento
Resultados que devem ser verificados pela avaliação Avaliação no nível de cargos Avaliação no nível de treinamento Ajuste das pessoas aos requisitos exigidos pelos cargos Alcance dos objetivos de treinamento Melhoria da cooperação entre pessoas e equipes Aumento da produtividade e da qualidade Retorno dos investimentos alocados ao treinamento Redução do índice de acidentes de trabalho

29 Como pode ser feita a avaliação - recomendações
A avaliação pode ser realizada em um prazo de 45 dias após a execução do treinamento. A criação de um clima interno favorável ao treinamento, propiciando oportunidades para colocar em prática o que se aprendeu e o comprometimento da cúpula, são fundamentais para o sucesso do treinamento.

30 Tarefas: Imprimir: Aula 6_Programa de treinamento e Avaliação da efetividade do treinamento. Disponível no SIA Imprimir texto: Universidade Corporativa. Disponível no SIA Acessar Clicar em Blogs. Clicar em Blog do Barbeiro. Clicar na seguinte entrevista: Universidade Corporativa, com a consultora Cristina Montagot


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