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Marcos Aurélio Maeyama Equipe de apoio às Centrais de Regulação

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Apresentação em tema: "Marcos Aurélio Maeyama Equipe de apoio às Centrais de Regulação"— Transcrição da apresentação:

1 Marcos Aurélio Maeyama Equipe de apoio às Centrais de Regulação
I Encontro de Regulação do Acesso e Coordenação do Cuidado da Grande Florianópolis Protocolos de acesso a especialidades e apoio matricial – a experiência do Telessaúde Marcos Aurélio Maeyama Equipe de apoio às Centrais de Regulação

2 O modelo de atenção proposto para o SUS baseado na APS:
Contexto Geral O modelo de atenção proposto para o SUS baseado na APS: Resolubilidade; Coordenação do cuidado e ordenação da atenção; Responsabilização sobre o território. Dificuldades: Fragilidade na formação; Baixa resolubilidade; Ausência de coordenação do cuidado. BRASIL (2015); MENDES (2015).

3 Missão Apoio aos profissionais de saúde Educação permanente
Uso de ferramentas de tecnologias da informação

4 Objetivos Protagonismo das equipes Fortalecimento da Atenção Básica
Melhoria da qualidade do atendimento no SUS

5 Serviços ofertados Alcance
1.629 Municípios Alcance 295 em SC

6 Discussão entre profissionais a partir de dúvidas sobre manejo, condutas, procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. Respostas são baseadas em evidências científicas em até 72 horas nas modalidades síncronas e assíncronas. As teleconsultorias visam apoiar os profissionais nas questões práticas diárias, ampliando e qualificando as possibilidades de cuidado e a eficácia da AB.

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10 Apoio à Regulação Regional
Apoio para as centrais de regulação do Estado para gestão das filas de espera por acesso a serviços especializados e para a implantação de protocolos de regulação. O objetivo é facilitar o acesso dos usuários por meio da qualificação do cuidado e do aumento da resolução de casos na AB.

11 Deliberação CIB/SC nº 142 - de 23 de junho de 2016
APROVA a utilização da Teleconsultoria pela Central Estadual de Regulação Ambulatorial: previamente ao encaminhamento ambulatorial para a especialidade, deve ser realizada uma teleconsultoria clínica.

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13 Conheça as características e benefícios desse serviço

14 Pactuação atual Regulação Estadual: Endocrinologia Reumatologia
Dermatologia (Hanseníase) (N/C) Neurologia Nefrologia Gastroenterologia Hematologia Odontologia Hematologia Joinville Endocrinologia Ortopedia Curativos Especiais Saúde Mental (N/C) Oftalmologia (N/C) Judicialização Itajaí Saúde Auditiva (N/C) Jaraguá do Sul Endocrinologia Nutrição

15 21.554 TELECONSULTORIAS 44 mil teleconsultorias 1.910 5.461 598 9.707
Em 2017, TELECONSULTORIAS 21.554 1.910 Processo de trabalho 5.461 Clínicas 15.128 Mais de 44 mil teleconsultorias 598 0800 de Toxicologia 9.707 Fluxo compulsório 4.764 Dados até out/2017 1.164 1.475 362 Representa mais que o dobro do total de teleconsultorias

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18 Redução de filas de espera 6 meses
Qualificação dos encaminhamentos Redução de filas de espera 6 meses Endocrinologia 6 meses Ortopedia 2 anos (para casos eletivos) Filas praticamente zeradas para primeira consulta! COM O FLUXO ANTES DO FLUXO

19 Teleconsultoria Protocolos clínicos Protocolos de acesso
Protocolos clínicos e de acesso Teleconsultoria Protocolos clínicos Protocolos de acesso Regulação do acesso

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