Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouClara Dreer Alterado mais de 4 anos atrás
1
A Pesquisa Educacional na Perspectiva Multicultural: reflexões e práticas. Ana Ivenicki Departamento de Fundamentos da Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pesquisadora do CNPq Conversa com o Autor, Revista Ensaio, CESGRANRIO, 19/05/ I
2
Objetivos Discutir o conceito de multiculturalismo e suas abordagens;
Analisar os sentidos da pesquisa educacional multicultural e suas dimensões Argumentar pela perspectiva multicultural em estudos de temáticas curriculares e de avaliação de políticas/plano nacional de educação aivenicki
3
Multiculturalismo e suas Abordagens
O respeito à diversidade e o desafio a preconceitos A construção da identidade em seus níveis; a problematização do binômio normalidade/diferença Perspectivas folclórica, crítica, pós-colonial, decolonial A tradução nas respostas concretas nas diferentes áreas curriculares e na pesquisa aivenicki
4
Argumento central: potenciais da pesquisa multicultural vista como multidimensional
O pesquisador como sujeito multicultural As temáticas multiculturais explícitas e/ou implícitas As metodologias como paradigmas multiculturais em ação Os potenciais da pesquisa multicultural em estudos de temáticas curriculares e de avaliação de políticas/plano nacional de educação aivenicki
5
O pesquisador como sujeito multicultural
A articulação da pesquisa à identidade multicultural do pesquisador A tradução da identidade no paradigma que informa a pesquisa Paradigmas tradicionais e os paradigmas híbridos/mestiços/emergentes: o paradigma multicultural aivenicki )
6
As temáticas multiculturais explícitas e/ou implícitas
Temáticas multiculturais implícitas/potenciais multiculturais Temáticas convencionais e o olhar multicultural de análise aivenicki
7
As metodologias como paradigmas multiculturais em ação
Metodologias como paradigmas do pesquisador multicultural em ação A pesquisa multicultural rompendo preconceitos e mitos As fontes plurais; a criação de dados como fenômenos multiculturais Critérios de rigor na pesquisa multicultural: comuns, metodológicos, paradigmáticos- subjetividade, objetividade, universalismo, relativismo, universalismo a-posteriori aivenicki
8
. pesquisas de estudo de caso do tipo etnográfico
Os potenciais da pesquisa multicultural em estudos de temáticas curriculares e de avaliação de políticas/plano nacional de educação Currículo: . pesquisas de estudo de caso do tipo etnográfico
9
CONCLUSÕES Obrigada! aivenicki@gmail.com Pesquisa: atitude crítica
Pesquisador como sujeito multicultural, metodologias quantitativas e qualitativas, paradigmas plurais; rompimento de fronteiras, mas critérios de rigor necessários Formação de profissionais em todas as áreas como sujeitos que primam pelo rigor acadêmico e que contribuem para a valorização da diversidade e o desafio a preconceitos Obrigada!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.