Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouOlívia Verde Alterado mais de 11 anos atrás
1
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina
2
Apresentação do Professor
Formação acadêmica. Atuação profissional. Expectativas para o novo trabalho que se inicia, na Faculdade Internacional Signorelli
3
Apresentação da Disciplina
Disciplina- Fundamentos Políticos e Econômicos da Educação. Horário: 5ª e 6ª feiras, das 20:30 às 21:50. Ementa: Desenvolvimento econômico e globalização.A nova ordem mundial e a educação.Relação entre economia e educação.Financiamento da educação. Análise de políticas públicas: realidades sócio-econômicas em que se têm articulado e levadas a efeito.Políticas de garantia de acesso e permanência na escola básica; suficiência e eqüidade na oferta de oportunidades educacionais.
4
Objetivos trabalhar os conhecimentos teórico-práticos relativos aos fundamentos políticos e econômicos do fenômeno educativo. situar as transformações ocorridas no mundo do trabalho e suas implicações para a educação analisar as bases teóricas referentes à validade do trabalho como categoria central nas relações da sociedade industrial. analisar o fenômeno da modernidade estabelecendo sua relação com a educação. analisar o processo de globalização e explicar a organização da educação na sociedade capitalista contemporânea
5
Programa 1- Conceituações introdutórias
1.1. Relações entre Estado, Política, Economia e Educação 1.2. Relações entre educação e desenvolvimento econômico-social. 2- Modernidade e Educação. 2.1.Características da Modernidade 2.2.A educação no contexto da sociedade moderna. 3- A Crítica da economia política 3.1- .Karl Marx e a teoria do valor-trabalho. 3.2-Gestão científica do trabalho humano - A cooperação simples, manufatura e grande indústria O taylorismo: a gerência científica . - O fordismo A teoria do capital humano e a economia da educação Teorias do desenvolvimento e educação
6
Programa 4- Desenvolvimento econômico e globalização
4.1.Reestruturação capitalista e a nova ordem mundial ; reestruturação da produção e divisão do trabalho 4.2. Globalização e neoliberalismo: as teorias da globalização. 5- Educação e trabalho no contexto da sociedade contemporânea. 5.1. Atuais desafios: a formação dos trabalhadores e dos professores
7
Programa 6. Educação, consumo e investimento
6.1. Financiamento e custos da educação 6.2. Políticas de garantia de acesso e permanência na escola básica 6.3. Suficiência e equidade na oferta de oportunidades educacionais.
8
Bibliografia Básica PIRES, Valdemir.Economia da educação: para além do capital humano. São Paulo:Cortez Editora,2005. SILVA,Luiz Heron da (Org). A escola cidadã no contexto da globalização.5.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
9
Bibliografia Complementar
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006.OLIVEIRA, Francisco de. Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, 2001. FRIGOTTO, Gaudencio(Org.);CIAVATTA, Maria(Org.). Teoria e educacao no labirinto do capital. 2. ed. Petropolis: Vozes, 2001. SANTOS, M. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000 SADER, Emir(Org.);GENTILI, Pablo(Org.). Pos-neoliberalismo II : que Estado para que democracia?. 4. Ed. Petropolis: Vozes, (Colecao a outra margem).
10
Visão Geral da Disciplina
Busca esclarecer conceitos fundamentais nas relações de poder que se estabelecem na sociedade, a partir da análise das ações políticas e econômicas mundiais e suas influências no cenário nacional, estabelecendo a estreita ligação com a Educação.
11
As aulas se apoiarão no seguinte tripé
Metodologia As aulas se apoiarão no seguinte tripé Cenário Global (Análise) Cenário Escolar (análise do impacto das mudanças no cotidiano escolar) Cenário Nacional: ( mudanças propostas: análise e relações)
12
Avaliação Datas Avaliação Individual (A1 e A2): 7,0 pts
A1- 29 de abril; A2- 10 de junho; A3- 08 de julho Critérios Avaliação Individual (A1 e A2): 7,0 pts Trabalhos (em grupo ou individual): 3,0pts Avaliação Final (A3): 10,0 pts.
13
Estrutura das Avaliações Individuais- A1 e A2
Cultura Geral Múltipla Escolha 2 0,5 cada = 1,0 Formação Geral / Profissional Discursiva 1 1,0 Conteúdo Específico da Disciplina 3 1,0 cada = 3,0 1,0 cada = 2,0 SUBTOTAL XXXX 9 7,0 OUTRAS ATIVIDADES 3,0 TOTAL 10,0
14
Avaliação Final - A3 Cultura Geral Múltipla Escolha 2 0,5 cada = 1,0
Formação Geral / Profissional Discursiva 1 2,0 Conteúdo Específico da Disciplina 3 1,0 cada = 3,0 2,0 cada = 4,0 SUBTOTAL XXXX 9 10,0 OUTRAS ATIVIDADES TOTAL
15
Orientações Importantes
Veja o assunto da próxima aula. Procure ler os artigos/textos indicados. Essas duas atitudes trarão o dinamismo esperado nas aulas, favorecerão a troca, o diálogo e a interação entre todos que estão envolvidos neste processo de construção do conhecimento. Sua presença é muito importante. Mas, se por algum motivo tiver que se ausentar, não deixe de justificar sua ausência.
16
Próxima Aula Conceituações Introdutórias
Estado, Política, Economia e Educação Relações que se estabelecem entre tais cenários.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.