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Professora Andréia Oliveira Vicente
CULTURA, CLIMA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS Professora Andréia Oliveira Vicente
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Estudos de Comportamento Organizacional
Os estudos de comportamento organizacional interessam-se principalmente por quatro tipos de comportamento, pois eles podem influenciar o desempenho do funcionário: - A Produtividade - O absenteísmo - A rotatividade - Cidadania Organizacional (“Vestir a camisa”)
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Estuda também a satisfação dos funcionários por três motivos:
1-Funcionário satisfeito tende a produzir melhor 2- O bem-estar no trabalho também reduz as faltas e a rotatividade; e 3- Criar um ambiente satisfatório, com tarefas estimulantes tornou-se um dever moral do gestor.
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Cultura Organizacional
Se configura a partir da fundação da empresa, sendo determinado pelos valores dos fundadores, os estilos de liderança, o ramo de negócios, seus símbolos e rituais. Esses determinantes moldam as pessoas que trabalham na empresa
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Segundo Chu (2008) seis traços culturais permeiam as organizações no Brasil:
. Jeitinho - a realização de objetivos a despeito de determinações legais contrárias; . Desigualdade de poder e hierarquia – imposição de uma condição especial que exima o indivíduo de se sujeitar à lei de caráter generalizante; . Flexibilidade – capacidade de adaptação a situações diversas e criatividade para inovar; . Plasticidade – adoção de conceitos e referenciais estrangeiros na gestão das organizações sem avaliar criticamente; . Personalismo – expressa a importância atribuída às pessoas e aos interesses pessoais em detrimento das pessoas ou interesses do grupo ou comunidade; . Formalismo – grande quantidade de regras, normas e procedimentos que visam o controle sobre as ações e comportamentos.
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Comportamento Organizacional
Resultado de ações do ambiente interno (percepções e emoções individuais, liderança, ambiente físico, comunicação interpessoal...) e externos (concorrências, política, economia)
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Clima Organizacional Expressa o momento presente, ou seja, como as pessoas estão agindo e reagindo ao ambiente interno e externo em um dado momento
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Desafios no campo do Comportamento Organizacional
Globalização Diversidade da força de trabalho Aumentar a qualidade e a produtividade Melhorar as habilidade humanas (interpessoais) Melhorar o atendimento ao cliente (fidelização) Fortalecer as pessoas (empoderamento)
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Trabalhar em organizações interconectadas
Estimular a inovação e a mudança Lidar com a “temporalidade” Ajudar os funcionários a equilibrar vida pessoal e profissional (flexibilidade)
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