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Sequência Metodológica do Plano Estratégico

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Apresentação em tema: "Sequência Metodológica do Plano Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Sequência Metodológica do Plano Estratégico
Prof. Marcopolo Marinho

2 O que é necessário para montar o plano estratégico?
1. Ambiente e estímulos propícios à criação e à inovação, dando liberdade ao pensamento e criação – Ambiente para a prática de ferramentas como Brainstorm, árvore de decisões, etc; 2. Participação de todos os envolvidos no planejamento e execução estratégica, desde o início. A partir da elaboração; 3. Incentivo constante ao trabalho em equipe – Focar mais as atividades coletivas do que as individuais; Prof. Marcopolo Marinho

3 O que é necessário para montar o plano estratégico?
Evitar o exagero no volume de dados (concentrar-se apenas nos pontos mais Relevantes, deliberados, emergentes, já realizados ou não na organização); Deve-se ter respeito não apenas aos resultados, pois são os processos meios feitos de forma eficiente que leva a organização a alcançar seus objetivos; Planos, estratégias e metas devem ser facilmente acompanháveis e verificáveis; Prof. Marcopolo Marinho

4 O que é necessário para montar o plano estratégico?
8. Deve-se haver flexibilidade na elaboração e execução dos planos, porém, com um cronograma de acompanhamento rígido, podendo e devendo haver margens, sempre que possível, com definição e acompanhamento da liderança; 7. Deve haver, desde o início do plano, especificação e aprovação dos prazos.

5 O que é necessário para montar o plano estratégico?
Devemos olhar primeiro para fora da instituição, seu mercado, seu público-alvo, sua concorrência e as regulamentações governamentais, ou seja, a estrutura do segmento de acordo com o modelo E-C-D

6 CICLO DE IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1º PREPARAÇÃO: Sensibilização e motivação da média e alta chefia; Divulgação interna dos conceitos e métodos utilizados; Diagnóstico (situação estratégica, mentalidade ou capacitação estratégica, prontidão estratégica). 2º WORKSHOP (evento especial que envolve a alta e média direção e tem por objetivo, pensar e formular, em equipes, um projeto para o futuro da organização e gerar as bases do plano estratégico): Elaboração das análises, em equipes, para avaliação do ambiente interno e externo, turbulências e vulnerabilidades ou pontos fracos; Formulação dos propósitos da instituição (Visão, Missão, Valores, Princípios); Análise da capacitação para o plano estratégico e sua formulação; Formulação das estratégias corporativas e competitivas (ver slide seguinte);

7 Exemplos de Estratégias de Mercado
Diferenciação de produtos e serviços (Fidelização e Fortalecimento da Marca); Diversificação : Horizontal: Mesmo produto para novos clientes; Vertical: Novos produtos para mesmos clientes; Diagonal: Novos produtos para novos clientes. Prof. Marcopolo Marinho

8 Exemplos de Estratégias de Mercado
Adição de nova utilidade, facilidade ou sofisticação a produto já existente; Criação de novos tipos de embalagens;

9 Exemplos de Estratégias de Mercado
Criação de nova marca ou aquisição de marcas existentes; Fornecimento de produtos ou serviços personalizados; Simplificar produtos, torná-los auto- explicativos Gerar uma percepção de qualidade superior; Aproveitamento de Modas, eventos, sazonalidade;

10 Exemplos de Estratégias de Mercado
Explorar a proximidade com o cliente, visando a customização de produtos; Criação de produtos mais ergonômicos; Criação de produtos mais ecológicos; Produtos ou serviços mais éticos; Fornecimento de assistência técnica de melhor qualidade; Associação de produto ou serviço a uma causa mais nobre: social, cultural, filentrópica;

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13 Exemplos de Estratégias de Mercado
Desenvolvimento de alianças e parcerias; Crescimento, expansão de mercado; Etc...

14 CICLO DE IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
3º DETALHAMENTO: Nesta fase serão feitos: planos de ação, projetos específicos, orçamentos (tipos) e cronogramas de implantação; 4º IMPLANTAÇÃO: Execução: Pôr em prática os planos de ação e os projetos aprovados; Acompanhamento: Através de relatórios, gráficos, reuniões, entrevistas, entre outros. Pode implicar em correções de rumos operacionais ou estratégicos. 5º REVISÃO Ao final de cada período de planejamento são feitas avaliações e revisões gerais de todo o processo de implantação das ações programadas, tanto dos projetos em andamentos, como os concluídos, bem como dos resultados obtidos.

15 CICLO OPERACIONAL CICLO ESTRATÉGICO
Ciclo formado pelas atividades de diretas do projeto, tais como execução, verificação, correção, execução, que podem exigir mudanças de rumo no planejamento estratégico total. CICLO ESTRATÉGICO Ciclo formado por premissas e interferências externas relevantes que podem exigir mudanças de rumo no planejamento estratégico total. Lida com incertezas, é de prazo mais longo, maior amplitude, tem risco maior e não se relaciona apenas a áreas fins.

16 CRONOGRAMA MACRO Cronograma Macro: Plano geral visual de execução das atividades no tempo. Instituir legendas: Atividade não implantada ou inoperante no período, implantação simplificada; Implantação plena, Manutenção, Repetição aprofundada. Prof. Marcopolo Marinho

17 CRONOGRAMA MACRO


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