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Uso da ferramenta produção mais limpa para melhoria da eficiência na industria de cerâmica vermelha: estudo de caso em Pernambuco. Recife 2019 Mestranda:

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1 Uso da ferramenta produção mais limpa para melhoria da eficiência na industria de cerâmica vermelha: estudo de caso em Pernambuco. Recife 2019 Mestranda: Sarah Camila S. Abreu Orientador: Romildo Morant Coorientador: Alex Moraes

2 INDÚSTRIA DA CERÂMICA VERMELHA INTRODUÇÃO SETOR CERÂMICO: CERÂMICA VERMELHA. Cerâmica vermelha: cor avermelhada Tipos: tijolos, blocos, telhas, elementos vazados e outros. Principal matéria-prima: argila Material inorgânica, não metálica;

3 DADOS DO SETOR Brasil INTRODUÇÃO

4 METODOLOGIA ESTUDO DE CASO (GIL,2008) Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. Os principais meios para realizar as pesquisa são as entrevistas, observação direta e documentada, os questionários e a análise de documentos. (YAN, 1993)

5 OBJETIVOS OBJETIVOS Objetivo Geral O objetivo desse trabalho será otimização de processos em uma empresa do setor da indústria de cerâmica vermelha, visando à proposição de rotina oriunda de um modelo produção mais limpa, com o intuito de vantagens econômicas e ambientais. Objetivos Específico Identificar os possíveis benefícios, bem como as barreiras para implantação e a abrangência do programa produção mais limpa; Analisar o fluxo da produção nos pontos de utilização de insumos (inputs) e resíduos (outputs); Propor um plano de P+L para a indústria de cerâmica vermelha. OBJETIVOS

6 METODOLOGIA Localização ( SINDICER/PE, 2013) Inicio-se as pesquisas pelas principais cerâmicas em Pernambuco. O estudo deve constituir no programa setorial de qualidade.

7 METODOLOGIA Localização Foi realizada uma pesquisa junto a Junta Comercial de Pernambuco – JUCEPE, buscando o quantitativo de indústrias de cerâmica vermelha registradas no estado de Pernambuco. Buenos Aires PSQ (Programa Setorial de Qualidade)

8 METODOLOGIA Localização (, 2019)

9 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA 1 Pesquisa bibliográfica. 2 Pesquisa de campo em Buenos Aires. 3 Pesquisa de campo em Campo Alegre. 4 Aplicação do questionário. 5 Aplicação de checklist. Autor, 2019

10 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA Autor, 2019 Situação.

11 CNTL,2013 1.1 Introdução 1.2 Estrutura do trabalho 1.3 Justificativa 1.4 Objetivo 1.5 Metodologia Capitulo I ( Materiais e Métodos) ETAPAS

12 Capitulo II 2. Revisão Bibliográfica Capitulo III 3. Caracterização / contextualização ETAPAS

13 Capitulo V Conclusão Capitulo VI Recomendações Capitulo IV ETAPAS Resultados e discussão

14 METODOLOGIA CNTL,2013 LEVANTAMENTO DOS DADOS

15  Questionário;  Pesquisa bibliográfica;  Checklist. METODOLOGIA Objetivos específicos Identificar as possíveis barreiras, benefícios e abrangência para implantação. Metodologia O questionário é um instrumento de pesquisa que consiste num conjunto predeterminado de perguntas criadas para coletar dados dos respondentes, de modo a medir a características dos indivíduos,empresas, eventos e outros fenômenos. HAIR JR, 2005

16 METODOLOGIA Resultados esperados: 1ª fase Analise de dados por segmento 1.Comprometimento geral; 2.Identificar as barreiras; (conhecimento do programa, equipe envolvida na medição ou gerir gestão, barreiras econômicas, tecnológicas e governamentais) 3. Estudar as abrangências; 4. Fluxograma do processo; (layout, descrição e fotografia) 5.Avaliar elementos que podem sofrer mudanças com a ferramenta P+L.

17 METODOLOGIA Resultados esperados: 1ª fase Perguntas que atendem o objetivo 1

18 METODOLOGIA Resultados esperados: 1ª fase Perguntas que atendem o objetivo 1

19 COSTA, 2004 METODOLOGIA  Vista técnica  Analise de documentação  Diagnóstico Objetivos específicos  Analisar o fluxo da produção com foco nos processos produtivos; Metodologia “O diagnóstico organizacional procura avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes na organização em relação ao andamento de transformações para construção do seu futuro”

20 METODOLOGIA Resultados esperados: 2ª fase Balanço material e indicadores/ identificação das causas de resíduos : 1.Volume de matéria prima utilizada no processo; 2.Volume de recursos energéticos; 3. Volume de recursos hídricos; 4.Gerenciamento dos resíduos; Identificação Técnica/ambiental/econômica 5.Sugestões para melhorias.

21 METODOLOGIA Resultados esperados: 1ª fase Perguntas que atendem o objetivo 2 FLU XOS IDENTIFICAR ENTRADAS (INSUMOS) - FOTOGRAFAR IDENTIFICAR SAÍDAS (RESÍDUOS E EFLUENTES) - FOTOGRAFAR TECNICO E AMBIENTAL VERIFICAR INDÍCIOS DE COLETA SELETIVA VERIFICAR LICENÇA AMBIENTAL VERIFICAR MANIFESTO DE RESÍDUOS (ROMANEIO) VERIFICAR REUTILZAÇÃO DE ÁGUA VERIFICAR UTILIZAÇÃO DE ENERGIA RENOVAVEL VERIFICAR REUTILIZAÇÃO DOS CACOS CERAMICOS ESTOQUE (INSUMO/RESÍDUOS) - FOTOGRAFAR ARMAZENAMENTO (INSUMO/RESÍDUOS) - FOTOGRAFAR ACONDIONAMENTO (INSUMO/RESÍDUOS) - FOTOGRAFAR POSSUI LABORATÓRIO ENSAIO NA ARGILA PRE-PROCESSO ENSAIO NA ARGILA PÓS-PROCESSO FUNCIONÁRIOS COM NO MÍNIMO SEGUNDA GRAU COMPLETO TREINAMENTO (VERIFICAR ATA DE TREINAMENTO) ECONÔMICO Entradas ÁGUA m³R$ Obs. ENERGIA - ELETRICA kWR$ ENERGIA - DIESEL lR$ ARGILA m³R$ LENHA m³R$ SAÍDAS RESÍDUOS SOLIDOS kg Obs. CACOS CERÂMICOS t Obs. EFLUENTES m³ Obs. EMISSOES m³ Obs. PEÇAS und Obs. OBSERVAÇÕES GERAIS:

22 METODOLOGIA  Elaborar uma proposta de plano produção mais limpa para indústria de cerâmica vermelha.  Planilha.  Cartilha. Objetivos específicos Metodologia

23 METODOLOGIA Resultados: 3ª fase Plano A: Gerar através da planilha que irá rastrear e mapear todo o processo em etapas e mostrará parâmetros de eficiência de acordo com estudo estabelecido para empresa. Plano B: Criar uma cartilha com informações das etapas P+L para indústria de cerâmica vermelha.

24 CONTRIBUIÇÕES ESPERADAS Redução da geração de resíduos gerados trazendo a eficiência na produção e lucro; Contribuindo para reutilização e reciclagem de resíduos; Garantir uma gestão ampla e clara favorecendo tomadas de decisões; Reestruturar o layout da produção.

25 METODOLOGIA Redução da geração de resíduos gerados trazendo a eficiência na produção e lucro; Contribuindo para reutilização e reciclagem de resíduos; Garantir uma gestão ampla e clara favorecendo tomadas de decisões; Reestruturar o layout da produção. ATIVIDADES 2° TRIM. 2017 3° TRIM. 2017 1° TRIM. 2018 2° TRIM. 2018 3° TRIM. 2018 4° TRIM. 2018 1° TRIM. 2019 MATERIAS XXX REV.BIBLIOGR AFICA XXXXX VISITA EM CAMPO XXXXXX PROPOSTA DO PLANO XX ARTIGO X DISSERTAÇÃO X

26 AGRADECIMENTOS OBRIGADA!.


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