A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VaNessa Vai à luta Luísa costa gomes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VaNessa Vai à luta Luísa costa gomes."— Transcrição da apresentação:

1 VaNessa Vai à luta Luísa costa gomes

2 Biografia de Luísa Costa Gomes
Acedendo à internet, pesquisa informações sobre a autora da obra em estudo. Pesquisa dados sobre a sua vida pessoal, profissional e literária. Com os resultados da tua pesquisa, completa o quadro seguinte.

3 Nome Data de Nascimento Formação Profissional 1.ª Obra Literária Géneros Literários Bibliografia Prémios Literários

4 Estrutura externa A obra está dividida em 12 cenas;
Não há divisão em atos; Presença de texto principal (falas das personagens) e de texto secundário (didascálias).

5 Estrutura Interna Exposição: Cena I – É apresentada a personagem principal, a Vanessa, assim como a sua mãe e irmão (Rodrigo). Conflito: Cenas II à Cena XI – Sucessão dos acontecimentos até ao aniversário de Vanessa. Desenlace: Cena XII – Seis meses depois, a história termina com a confirmação de que a mãe de Vanessa deu à luz uma menina.

6 Tempo Espaço Personagens Cena I Cena II Cena III Cena IV Cena V Cena VI Cena VII Cena VIII Cena IX Cena X Cena XI Cena XII

7 Personagens: Principal: Vanessa
Secundárias: Mãe, Pai, Rodrigo e Fada Marina. Vanessa Mãe Pai Rodrigo Fada Marina

8 Cena I: p 7-14 1. Transcreve uma didascália que indique: 1.1 cenário
1.2 movimento corporal da personagem 1.3 tom de voz 2. Vanessa brinca de forma muito animada e a sua brincadeira é teatro dentro do teatro. Porquê? 3. “Anda, amiga, estás livre, ganhámos, ganhámos!” 3.1 Que estado de espírito expressa Vanessa nesta frase? 3.2 De que forma esta frase faz antever a intenção crítica da autora? 4. Caracteriza a personagem Vanessa de acordo com as suas atitudes e linguagem utilizada.

9 Cena II: p 15-27 Depois de assistires ao vídeo “Igualdade de Género, vamos falar sobre isso?”, escreve um parágrafo com as tuas impressões sobre o mesmo, seguindo estas orientações: Explica a estratégia inicial proposta aos alunos; Sintetiza os resultados dos desenhos dos alunos; Comenta a reação dos alunos com a chegada das convidadas. Ler Cena II Tem a ver, porque há brinquedos para meninas e brinquedos para rapazes. (pág. 16) Debate

10 Cena iiI: p 29-39 De que falam os pais de Vanessa no início da cena? Como se sentem em relação a isso? Qual é a posição do pai de Vanessa relativamente à metralhadora? Justifica. Explica o que critica a mãe de Vanessa nos miúdos de hoje. Por que terá a mãe de Vanessa hesitado quando o marido lhe pergunta sobre o que estava pendurado na parede?

11 Cena IV: P 41-54 Qual é a estratégia de Vanessa para que o irmão lhe dê a metralhadora? O que nos diz a reação de Rodrigo sobre a sua personalidade? Qual é a opinião dos irmãos relativamente ao sexo do bebé? Segundo Vanessa, quem decide o sexo dos bebés? Porquê?

12 Cena VIII: p 89-100 Vanessa finge escrever ao bebé. O que lhe diz?
A Fada Marina percebe a tristeza da Vanessa? Justifica. Como reage a Fada Marina perante a indiferença de Vanessa? A Fada Marina acaba por fazer um desabafo. Explica-o.

13 Classifica as seguintes palavras quanto ao processo de formação:
rosadinha (p. 89) cor-de-rosa (p.91) desiludida (p.91) jeans (p.91) Puf (p.96)

14 Processos de Formação de Palavras:
Derivação por prefixação (desmentir, infeliz, reler...) Derivação por sufixação (sapateiro, amoroso, saudável...) Derivação por prefixação e sufixação (ilegalmente, infelizmente...) Derivação por parassíntese (amanhecer, abotoar, anoitecer...) Derivação não afixal (cortar – corte; abraçar – abraço; escutar – escuta...) Composição morfológica (biologia; agricultura; televisão...) Composição morfossintática (passatempo, Educação-Física, maldizer...)

15 Processos de Formação de Palavras:
Empréstimo (collants, password, snack...) Sigla (RTP, CDS, PNL...) Acrónimo (SIC,ONU, AMI...) Amálgama (informática, credifone, diciopédia...) Truncação (metro; foto; otorrino...) Onomatopeia (tiquetaque, toc toc, trim trim...) Extensão semântica (as janelas de uma casa, as janelas do computador...)

16 Exercícios do manual: Pág. 242 e 243 (informações)
Pág. 244, 245 e 246 (exercícios 1 ao 7)

17 Cena ix: P Num texto com cerca de 100 palavras, faz o resumo das ideias principais desta cena. Deves mencionar: Os intervenientes na ação; O que o pai estava a fazer e as críticas que faz à mulher; Dúvidas de Vanessa; Estratégia do Pai para explicar o sexo do bebé; Reação de Vanessa.

18 Leitura das cenas x, xi e xii
Opinião final sobre a obra, referindo os temas que lhe são transversais. Igualdade de género A educação atual O consumismo As relações familiares ... Vídeo “Desigualdade de género no olhar das crianças”

19 Conteúdos Para o teste:
características do texto dramático; “Vanessa vai à luta”, obra integral; processos de formação de palavras; coordenação e subordinação; conjugação verbal; funções sintáticas.


Carregar ppt "VaNessa Vai à luta Luísa costa gomes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google