Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCláudio Bandeira Alterado mais de 4 anos atrás
2
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
3
Leitura da contextualização inicial e dos objetivos da pauta de trabalho
4
Objetivos Participar de uma situação de leitura em voz alta realizada pelo formador. Compreender a gênese da competência 8 da BNCC. Relacionar a competência com o trabalho diário dos professores da escola. Discutir ações pedagógicas que possam qualificar o trabalho do professor em sala de aula no desenvolvimento da referida capacidade. Reconhecer nas ações do dia a dia o trabalho já desenvolvido para o desenvolvimento dessa competência.
5
Conteúdos formativos Competência 8 da BNCC – Autoconhecimento e autocuidado. Leitura em voz alta. Situações didáticas e processo de ensino e de aprendizagem.
6
Agrupamentos Parte 1: coletivo
Parte 2: professores organizados por áreas de conhecimento
7
Sequência de Atividades
8
Atividade 1 - Contextualização
Leitura da contextualização e dos objetivos da pauta formativa.
9
Atividade 2 - Leitura em voz alta
Leitura em voz alta (escolha do Coordenador Pedagógico) de um texto para fruição da equipe. Sugestão “Poema de sete faces”, de Carlos Drummond de Andrade , disponível no site da revista bula:
10
Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Momento 1 Em grupos, os professores analisarão a competência 8 da BNCC e discutirão a respeito do trabalho que já desenvolvem para o que os alunos se apropriem dos conhecimentos relacionados as disciplinas e áreas ao longo da escolaridade. A discussão levará em consideração o quadro a seguir e as questões propostas.
12
Competência 8 - BNCC Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
13
Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Que ações são encaminhadas na escola de modo que os alunos possam se desenvolver emocionalmente e fisicamente? Quais situações de ensino e de aprendizagem colaboram para o reconhecimento e o com trole das emoções dos alunos em situações problemas do cotidiano?
14
Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Momento 2 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.
15
Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Momento 1 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Neste momento cada um dos grupos procederá a leitura e análise das páginas 52 a 57 do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.
16
Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Os grupos analisarão a progressão e as subdivisões, a partir das questões sugeridas a seguir. Segundo o documento, de maneira geral, o que se espera que o aluno desenvolva em relação a questões socioemocionais, o autoconhecimento e cuidado nos diferentes segmentos de ensino? A partir da análise do documento, quais ações precisam ser desenvolvidas, no sentido de desenvolver de modo eficiente a capacidade de autoconhecimento e cuidado?
17
Agrupamentos e tarefa Grupo 1 – Autoconsciência, página 53.
Grupo 2 – Autoestima, página 53. Grupo 3 – Autoconfiança, página 54. Grupo 4 – Equilíbrio emocional, página 55. Grupo 5 – Saúde e desenvolvimento físico, página 56. Grupo 6 – Atenção plena e capacidade de reflexão, página 57.
18
Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Momento 3 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.