A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comitê Estadual de Combate ao Aedes aegypti GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIAS AGÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAUDE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comitê Estadual de Combate ao Aedes aegypti GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIAS AGÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAUDE."— Transcrição da apresentação:

1

2 Comitê Estadual de Combate ao Aedes aegypti GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIAS AGÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAUDE

3

4 A população esta à procura de informação?

5 O que eles estão procurando ?

6 O termo de pesquisa de maior crescimento!

7 TERMOS ASSOCIADOS MAIS BUSCADOS Microcefalia mata? Morte precoce Microcefalia pega com sexo? Consumo de cigarro, álcool ou drogas como cocaína e heroína durante a gravidez; Síndrome de Rett; Envenenamento por mercúrio ou cobre; Meningite; Desnutrição; HIV materno; Doenças metabólicas na mãe como fenilcetonúria; Exposição à radiação durante a gestação; Uso de medicamentos contra epilepsia, hepatite ou câncer, nos primeiros 3 meses de gravidez. Bebê com a cabeça pequena! Microcefalia com crianças abaixo de 07 anos! Como a Zika vira microcefalia? Está confirmado que o Zika vírus durante a gravidez pode causar microcefalia porque foram encontrados vírus no líquido amniótico que envolve o bebê durante a gravidez e também no líquido cefalorraquidiano, presente no sistema nervoso central, dos bebês que já nasceram e foram diagnosticados com microcefalia.microcefalia Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti? SIM

8

9

10

11

12

13 REPRODUÇÃO E DESOVA Entenda o ciclo reprodutivo do mosquito transmissor do vírus da dengue. O acasalamento do Aedes aegypti se dá dentro ou ao redor das habitações, geralmente nos primeiros dias depois que o mosquito chega à fase adulta. É preciso somente uma cópula para a reprodução ser concretizada, pois a fêmea guarda o esperma na espermateca. Após a cópula, as fêmeas precisam realizar a hematofogia (alimentação com sangue) importante para o desenvolvimento completo dos ovos e sua maturação nos ovários Normalmente, as fêmeas do Aedes aegypti encontram-se aptas para a postura de ovos três dias após a ingestão de sangue, passando então a procurar local para desovar.

14 Ovos Uma fêmea pode dar origem a 1.500 mosquitos durante a sua vida. Os ovos são distribuídos por diversos criadouros – estratégia que garante a dispersão e preservação da espécie. Se a fêmea estiver infectada pelo vírus da dengue quando realizar a postura de ovos, há a possibilidade de as larvas filhas já nascerem com o vírus, no processo chamado de transmissão vertical. Inicialmente, os ovos possuem cor branca e, com o passar do tempo, escurecem devido ao contato com o oxigênio. O ovo do A. aegypti mede aproximadamente 0,4 mm de comprimento e é difícil de ser observado. A desova acontece, preferencialmente, em criadouros com água limpa e parada. Os ovos são depositados nas paredes do criadouro, bem próximo à superfície da água, porém não diretamente sobre o líquido. Daí a importância de lavar, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados, onde o ovo pode permanecer grudado. Na natureza, os ovos do A. aegypti podem sobreviver até 450 dias fora d’água. Os ovos adquirem resistência ao ressecamento muito rapidamente, em apenas 15h após a postura. A partir de então, podem resistir a longos períodos de dessecação – até 450 dias, segundo estudos. Esta resistência é uma grande vantagem para o mosquito, pois permite que os ovos sobrevivam por muitos meses em ambientes secos, até que o próximo período chuvoso e quente propicie a eclosão.

15 Os mosquitos fêmea sugam sangue para produzir ovos. Se o mosquito da dengue estiver infectivo, poderá transmitir o vírus da dengue neste processo. Em geral, mosquitos sugam uma só pessoa a cada lote de ovos que produzem. O mosquito da dengue tem uma peculiaridade que se chama “discordância gonotrófica”, que significa que é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. Há relato de que um só mosquito da dengue infectivo transmitiu dengue para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia.

16 Saiba quais são os fatores que afetam o ciclo de vida do vetor e do que ele se alimenta Do ovo à forma adulta, o ciclo de vida do A. aegypti varia de acordo com a temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro, uma vez que a competição de larvas por alimento (em um mesmo criadouro com pouca água) consiste em um obstáculo ao amadurecimento do inseto para a fase adulta. Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana: assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

17 Boatos disseminados!

18 Quais os nossos objetivos? Política de governo ou Projeto de interação e intervenção social ? As pessoas estão a procura de informação? Usam a internet em busca de informação. E consomem diariamente informações vindas das mídias sociais. Como realizar uma mobilização social? Como sensibilizar a sociedade? E quais os planos de divulgação? Como desenvolver uma campanha em todo estado? Tendo em vista as dificuldades de logística e a extensão territorial do estado! Como envolver os alunos da rede publica e particular de ensino? Como conseguir chegar aos (300 mil alunos)

19 FOCO NA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO! As pessoas sabem como combater o Aedes!(evitar água limpa e suja parada) estão mais interessados em evitar a microcefalia! Quais ferramentas de disseminação de informação disponíveis? Panfletos, logística para entrega em massa e visitas domiciliares.

20 Proposta de intervenção em massa! Aplicativo

21 Integração com Facebook e Instagram Com menu faça sua parte no qual usuários poderão postar imagens combatendo o mosquito!

22 Vantagens!!! Será disponibilizado gratuitamente para Download na playstore e appstore Disponível para Andriod e IOS E mais fácil, mais barato e mais eficaz do que disponibilizar informações somente em um site Basta conexão com a internet E possível adicionar vídeos informativos sobre o combate ao mosquito e sobre as doenças Pode ser uma plataforma de recepção de contatos, duvidas e sugestões Ser um receptor de denuncias de focos Integração com as redes sociais Custo mínimo Será facilmente desenvolvido pela equipe de TI e/ou informática do Governo do Estado de Rondônia

23 Cases

24 COMBATE AO AEDES AEGYPTI/PRESSUPOSTOS BÁSICOS PREGAMOS: TRABALHO EM PARCERIA (SOMAR ESFORÇOS). COMO?? MOBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DE TODOS. OBJETIVO: COMBATE AO MOSQUITO (AEDES AEGYPTI). DE QUE FORMA: EVITANDO ÁGUA PARADA. MEIOS DISPONÍVEIS: MIDIA: TV, RÁDIO, JORNAIS, SITES, FACEBOOK, WHATS APP, FOLDERs, E OUTDOORs... PESSOAS: ORGÃOS PÚBLICOS (3 ESFERAS), ENTIDADES PRIVADAS (CDL, FIERO, FECOMERCIO, IEL, SISTEMA “S”...); REPRESENTAÇÕES DE CLASSES (OAB, CREA, CRM...); REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS ENTIDADES FILATRÓPICAS (ROTARY, LIONS, MAÇONARIA...), DEFESA CIVIL, ASSOCIAÇÕES DE BAIRROS, ACSs E ACEs, PM/BM E ETC.. RECURSOS ESPECÍFICOS: EPIs, VEÍCULOS, COLETES, INSUMOS (LARVICIDAS), NITROGÊNIO LIQUIDO.

25 O Lar do Mosquito

26 FORÇA TAREFA CONTRA O AEDES AEGYPTI “Se cada um fizer a sua parte, Não vai da ZIKA”


Carregar ppt "Comitê Estadual de Combate ao Aedes aegypti GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIAS AGÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAUDE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google