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Gestão de Qualidade em Operações Prof. Alexandre Guerra 2017.

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Apresentação em tema: "Gestão de Qualidade em Operações Prof. Alexandre Guerra 2017."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Qualidade em Operações Prof. Alexandre Guerra 2017

2 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Qual importância da qualidade ?

3 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral O que é negócio? Por que surgem? Por que alguns negócios são perenes e lucrativos por longo tempo e outros não? Papel do consumidor: o que ele deseja? Papel da qualidade nos processos produtivos: como funcionar adequadamente?

4 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Fórmula Fundamental do Negócio: Preço = Custo + Lucro Antes: Definição do Preço de Venda a partir do Custo Obtido e Lucro Desejado. Hoje: A partir de um Preço de Venda determinado pelo Mercado, deseja-se um determinado Custo para se obter um determinado Lucro. Somente através da melhoria da Qualidade da Produção, melhor Gestão de Estoque, e melhor Logística na Cadeia Produtiva, será possível reduzir os custos.

5 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Alguns Objetivos Básicos do Processo Produtivo Qualidade Rapidez/Flexibilidade Confiabilidade Custo

6 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral O que é qualidade ?

7 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Perspectiva Histórica 1 - Foco no Padrão: O objetivo era produzir de acordo com as especificações técnicas do projeto – 1950. 2 - Foco no Uso: O objetivo era satisfazer o consumidor atendendo as suas necessidades e adequando o produto para o seu uso – 1960. 3 - Foco no Custo: O objetivo da organização era satisfazer as necessidades dos clientes, porém com o menor custo – 1970. 4 - Foco no Desejo: O objetivo era salientar a importância do cliente – 1980. 5 - Foco no Investidor: O objetivo era praticar todos os focos estabelecidos anteriormente e implementar a gestão da qualidade na estratégia das empresas – 1990.

8 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Fatores da Qualidade Serviços => Receptividade, Cortesia, Competência Produtos => Durabilidade, Desempenho, Atendimento

9 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Resumindo Qualidade Um produto ou conceito de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente.

10 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Objetivos da Gestão da Qualidade 1 - Garantir a satisfação do cliente, por meio da oferta de produtos e serviços que estejam de acordo com suas expectativas ; 2 - Aperfeiçoar o atendimento ao cliente, independente do canal de contato, seja por telefone ou internet; 3 - Ser eficiente e produtivo mantendo cada etapa do processo sob controle, com o objetivo de detectar falhas, corrigi-las e é claro identificar as causas para que não ocorram novamente;

11 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Objetivos da Gestão da Qualidade 4 - Integrar as diversas áreas e níveis hierárquicos da organização por meio de uma comunicação eficiente, dessa forma, todos saberão quais as metas da organização e qual o seu papel individual e coletivo no cumprimento das mesmas. 5 - Redução de custos pelo aperfeiçoamento de processos e minimização de retrabalho; 6 - Aumentar a lucratividade, o crescimento nas vendas e a participação no mercado.

12 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Qualidade x Processos..." O processo é uma sequência..." O processo é uma sequência estruturada e pré definida de ações que transformam os insumos captados em saídas, e as oferece ao ambiente, agregando valor a partir do momento em que manipula adequadamente esses insumos..." BALLESTERO, Maria Esmeralda. Gestão de Qualidade, Produção e Operações. São Paulo: Atlas, 2010. estruturada e predefinida de açumos captados em saídas, e as oferece ao ambiente, agregando valor a partir do momento em que manipula adequadamente esses insumos...LLESTERO, Maria Esmera Gealidade, Produção e Operações. São Paulo: Atlas, 2010.

13 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Qualidade x Processos 1 - Processo de Desenvolvimento do Produto => Necessidades do cliente, desenvolvimento do produto, protótipo e apresentação. 2- Processo de Produção => Quantidades x Logística. 3- Processo de Entrega => Fornecedores x Varejo. urada e predefinida de ações que transformam os insumos captados em saídas, e as oferece ao ambiente, agregando valor a partir do momento em que manipula adequadamente esses insumos..."

14 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Gestão Por Processos Entender as necessidades dos clientes; Eliminar erros e defeitos; Trabalhar para reduzir o ciclo produtivo (atendendo o cliente externo o mais rápido); Procurar a melhoria continua de seus processos e execução; Medir e acompanhar os processos; Fazer com que todos os colaboradores participem ativamente. Entender as necessidades dos clientes; Eliminar erros e defeitos;abalhar para erros e defeitos; Trabalhar para reduzir o ciclo produtivo (atendendo o cliente externo o mais.

15 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Processos x Ferramentas  Identificar o processo;  Verificar o responsável;  Desenhar o processo;  Estabelecer indicadores;  Acompanhar os indicadores. Entender as necessidades dos clientes; Trabalhar (atendendo o cliente externo o mais rápido); Procurar a melhoria continua de seus processos e execução; Medir e acompanhar os processos; Fazer com que todos os colaboradores participem ativamente.

16 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Processos x Ferramentas Principais Fluxograma (Descrição das etapas dos processos por meio de símbolos) Diagrama de Ishikawa (Utilizado para averiguar as causas e efeitos dos problemas) Brainstorming ( Troca de Ideias) Entender as necessidades dos clientebalhar (atendendo o cliente externo o mais rápido);

17 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Processos x Ferramentas Principais 5W2H (Plano de Ação) PDCA (Ciclo de Melhoria Contínua, baseado no processo administrativo) Gráfico de Pareto ( Curva ABC) der as necessidades dos clientes; Trabalhar (atendendo o cliente externo o mais rápido); Procurar a melhoria continua de seus processos e execução;.

18 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Processos x Ferramentas Principais 6 SIGMA (Foco na Conformidade dos Processos) GUT (Gravidade Urgência e Tendência, baseado em prioridades de tomada de decisão) MASP ( Método de Análise e Solução de Problemas) 5 S – base para a qualidade total (utilização, organização, limpeza, higiene e disciplina).u (

19 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral Mais Algumas Ferramentas Gerenciais Balanced Score Card ( Market Share, Resultado, Compliance, Satisfação dos Clientes, Clima Interno); Benchmarking ( melhores práticas ); Reengenharia ( novo desenho e processos e estruturas); Downsizing, entre outros. er as necessidades dos clientes; Trabalhar (atendendo o cliente externo o mais rápido);

20 Gestão de Qualidade em Operações Visão Geral RESUMINDO A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE Antes: verificação posterior na qualidade dos produtos produzidos através da inspeção. Atualmente: verificação do processo produtivo com medidas preventivas. Entender as necsidades dos clientes;

21 Gestão de Qualidade em Operações ALGUNS GURUS DA QUALIDADE Walter A. Shewhart - 1924 (Ciclo PDCA) Walter A. Shewhart - 1924 (Ciclo PDCA) Taiichi Ohno- 1950 (Produção Enxuta – Toyota) Taiichi Ohno- 1950 (Produção Enxuta – Toyota) William Edward Deming – 1950 – 14 Princípios para Qualidade Contínua William Edward Deming – 1950 – 14 Princípios para Qualidade Contínua JOSEPH MOSES JURAN – Custos para a Qualidade JOSEPH MOSES JURAN – Custos para a Qualidade PHILIP B. CROSBY – Zero Defeito PHILIP B. CROSBY – Zero Defeito GENICHI TAGUCHI – Qualidade na Fase Projeto GENICHI TAGUCHI – Qualidade na Fase Projeto KAORU ISHIKAWA – Qualidade Total KAORU ISHIKAWA – Qualidade Total

22 BONS ESTUDOS!

23 OBRIGADO E ATÉ A PRÓXIMA!


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