A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA."— Transcrição da apresentação:

1 REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA

2 Área total: km² Densidade demográfica (2000): 43,46 hab/km² Maiores cidades (Habitantes/2009): Curitiba ( ); Porto Alegre ( ); Londrina-PR ( ); Joinville-SC ( ); Caxias do Sul-RS ( ); Florianópolis ( ); Pelotas-RS ( ); Maringá-PR ( ); Foz do Iguaçu-PR ( ); Canoas-RS ( ); Ponta Grossa-PR ( ); Blumenau-SC ( ) 

3 RELEVO HIDROGRAFIA

4 CLIMAS VEGETAÇÃO

5 ECONOMIA             Situada na fronteira com Argentina, Paraguai e Uruguai, principais parceiros do Brasil no continente, a Região Sul vê sua economia se transformar com o crescimento do setor industrial - o 2° do país, após a Região Sudeste. Tal fato acontece a partir da 2ª metade dos anos 90, com oferta de incentivos fiscais a empresas estrangeiras. Os resultados mais significativos são observados nas regiões metropolitanas de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), para onde se dirigem montadoras de veículos, que modificam o perfil econômico desses estados. Eles recebem diversas indústrias ligadas ao setor de autopeças e novas vagas no mercado de trabalho são abertas. A região possui ainda grande potencial hidrelétrico, destacando-se a usina de Itaipú, no rio Paraná, na fronteira com o Paraguai - a maior do continente e uma das três maiores do mundo.

6 A mecanização da agricultura e também da agroindústria, favorecem a expulsão de famílias do campo para a cidade. A consequência desse êxodo rural é a formação de bolsões de miséria nas principais cidades da região.             A agropecuária continua a desempenhar importante papel na economia da região. O uso de técnicas modernas, propicia boa produtividade às culturas de trigo, milho, arroz, feijão e tabaco, e os estados do Sul são os maiores produtores no país de soja, mel, alho, maçã e cebola. A vegetação rasteira típica da região contribui para a criação de rebanhos bovinos, principalmente nos pampas gaúchos. A criação de aves e suínos também é significativa, sobretudo em Santa Catarina e no Paraná - onde também é expressivo o extrativismo, especialmente de madeira de pinho. Algumas das maiores indústrias brasileiras de alimentos estão nessa região. Há também a produção do melhor vinho brasileiro e importantes indústrias de malhas e roupas, além de Santa Catarina abrigar um grande número de hotéis e pousadas.

7 INDICADORES             Os três estados do sul - além do Distrito Federal -, são quem reúnem os melhores indicadores nacionais em educação, saúde e qualidade de vida (nesse último item, inclui-se também o estado de São Paulo). Apesar dos três estados estarem entre os dez maiores arrecadadores de impostos do país, recebem menos verbas federais que os estados do Nordeste - mais carentes. Na tentativa de equilibrar as contas, catarinenses e paranaenses lançam mão de programas de privatização de companhias de energia, água e bancos estaduais.

8

9


Carregar ppt "REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google