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ORÇAMENTO EMPRESARIAL 3º Adm– 2º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti.

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1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL 3º Adm– 2º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti

2 BEYOND BUDGETING ORÇAMENTO POR ATIVIDADES ORÇAMENTO FLEXÍVEL ORÇAMENTO DE BASE ZERO ORÇAMENTO CONTÍNUO ORÇAMENTO EMPRESARIAL Projeção dos recursos baseada na estrutura organizacional e acompanhamento pelos departamentos. ORÇAMENTO EMPRESARIAL Projeção dos recursos baseada na estrutura organizacional e acompanhamento pelos departamentos. Renovação do período concluído e acréscimo do mesmo período no futuro. Projeção dos recursos baseada em pacotes de decisão da estaca zero e com justificativa para todos os novos gastos. Projeção dos recursos para vários níveis de atividade. Projeção dos recursos nas atividades por meio de direciona- dores de custos.....1919197019802000... Projeção dos recursos de forma descentralizada e flexível, guiada por um conjunto de princípios. EVOLUÇÃO DO ORÇAMENTO

3 VISÃO INTEGRADA DO ORÇAMENTO

4 Princípios Fundamentais do Planejamento e Controle Orçamentário  Envolvimento administrativo.  Adaptação organizacional.  Orientação para objetivos.  Comunicação integral.  Expectativas realistas.  Contabilidade por áreas de responsabilidade.  Oportunidade.  Aplicação flexível.  Reconhecimento do esforço individual e do grupo.  Acompanhamento.

5 Visão das classificações de decisões associadas à área financeira:  Classificações de decisões quanto aos  Tipos  Prazos  Níveis DIMENSÕES

6 Tipos de Decisões:  Investimento  Financiamento  Distribuição de lucros Prazos das Decisões Curto prazo Longo prazo  Níveis das Decisões  Operacional  Tático  Estratégico DIMENSÕES

7  Ambiente interno complexidade das organizações  Ambiente externo Empresa Fornecedores Clientes Governos Concorrentes Órgãos reguladores Financiadores ORÇAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

8 ESTRATÉGICO TÁTICO OPERACIONAL Decisões Estratégicas Planejamento Estratégico Decisões Táticas Planejamento Tático Planejamento Operacional O “PE” E O ORÇAMENTO EMPRESARIAL

9  ORÇAMENTO EMPRESARIAL é o conjunto de ações sistematizadas de projeção e controle dos resultados financeiros da empresa em determinado horizonte temporal a partir de objetivos, metas e atividades previamente planejados  Portanto, ele serve como instrumento de planejamento, avaliação e controle financeiro de uma empresa CONCEITO

10 PLANO ESTRATÉGICO PLANO OPERACIONAL ORÇAMENTO EXECUÇÃO MEDIDAS CORRETIVAS Componentes Físicos Componentes Financeiros PLANEJAMENTO CONTROLE RESULTADOS OBTIDOS ANÁLISE DOS DESVIOS

11 EXTENSÃO

12  Criar uma disciplina de planejamento financeiro  Planejar entradas e saídas de caixa  Planejar necessidades de financiamento  Verificar excedentes de caixa e sua destinação  Estabelecer limites máximos de desembolso por conta orçamentária ou centro de responsabilidade OBJETIVOS

13  Permitir tomadas de decisão  Elaborar análises sobre os resultados financeiros realizados  Comparar os resultados realizados com os projetados  Comunicar resultados financeiros projetados e alcançados OBJETIVOS

14  Aspectos do planejamento orçamentário  Conceitual  Planejamento de atividades e recursos  Financeiro  Planejamento financeiro propriamente dito, sendo materializada na projeção dos fluxos de caixa Planejamento Orçamentário

15  O controle consiste em verificar se os objetivos, planos e políticas estão sendo realizados conforme o planejado e, consequentemente, se as metas estipuladas estão sendo atingidas  A função de controle, portanto, é relacionada ao acompanhamento da execução orçamentária CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

16  Atividades do controle orçamentário  Verificar medidas de desempenho realizadas em relação às medidas planejadas  Analisar os desvios do realizado em relação ao planejado  Identificar as causas dos desvios  Adotar ações corretivas aos desvios observados  Comunicar os resultados obtidos às partes interessadas CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

17 CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

18  Aquisição de conhecimento sobre a empresa  Elaboração mais realista da previsão dos resultados financeiros  Comunicação adequada de fatores relevantes aos gestores dos centros de responsabilidade  Antecipação de oportunidades e problemas que possam impactar nos resultados  Avaliação dos resultados alcançados por diferentes centros de responsabilidade. BENEFÍCIOS DO ORÇAMENTO

19  Custos altos de implantação e execução  Os planejamentos baseiam-se em estimativas, havendo, portanto, incerteza em relação aos resultados previstos  O planejamento deve ser objeto de constante revisão, exigindo bastante esforço por parte dos gestores e dos centros de responsabilidade  A execução plena requer maturidade  Resistência dos colaboradores LIMITAÇÕES DO ORÇAMENTO

20  Causas de resistência à participação efetiva  Resistência a mudanças  Falta de compreensão plena dos objetivos e do funcionamento de um orçamento empresarial  Preocupação com a possível pressão por resultados  Discordância quanto à necessidade de implantação do orçamento Envolvimento dos colaboradores

21  Abordagens para minimizar resistência à participação efetiva  Orçamento participativo  Sensibilização dos colaboradores quanto à sua importância  Treinamento adequado Envolvimento dos colaboradores

22 até o próximo encontro....

23 Para que todas as áreas da empresa elaborem seus orçamentos na mesma base, algumas premissas devem ser estabelecidas e divulgadas. Dentre elas citamos: variação de preços taxa de dólar dissídio da categoria crescimento de participação no mercado ou aumento de vendas meta de resultado etc. 1. Premissas orçamentárias

24 O processo de elaboração do orçamento propriamente dito, consiste na quantificação – financeira e não financeira – das ações necessárias para cumprimento da missão da empresa, de acordo com os objetivos e metas traçados para o período. Em geral, o orçamento cobre o período de um ano. Para que possa ser cumprido, requer que seja elaborado, aprovado e divulgado antes do início de sua vigência. 2. Elaboração do Orçamento

25 A elaboração de forma participativa (em vez de imposição “de cima para baixo”) colabora para aumentar o comprometimento do pessoal envolvido. Os principais gestores passam a ser responsáveis pela execução de seus orçamentos individuais. São os gestores dos centros de responsabilidade. A consecução das metas individuais leva à consecução da meta global da organização. 2. Elaboração do Orçamento

26 A área de controladoria é responsável: pela organização e provimento de todos os recursos que os gestores precisam para a elaboração dos orçamentos pela compilação de todos os dados para se obter os relatórios finais – demonstrativo de resultados, plano de investimento etc. A controladoria não é responsável pela obtenção dos resultados orçados. 2. Elaboração do Orçamento

27 Plano de Vendas – é o principal condicionante dos demais planos, uma vez que toda a estrutura deve se adequar para operar nos volumes de vendas orçados. Plano de produção – nas empresas industriais é o principal elemento de custos. A área de produção deve orçar todos os recursos necessários (matéria-prima, mão-de-obra e custos indiretos de fabricação) para atender ao plano de vendas e manutenção do nível mínimo de estoques. Plano de Despesas Comerciais – elaborado de acordo com o plano de vendas, composto por despesas fixas e variáveis, para venda e distribuição dos produtos. Plano de Despesas Administrativas Plano de Despesas Financeiras................. 3. Planos orçamentários

28 ............... Plano de Investimento Máquinas e equipamentos Instalações Imóveis Veículos, etc, contendo valor, data de aquisição e vida útil estimada. Valores não monetários Todos os planos financeiros que puderem ser suportados por valores não monetários facilitarão a análise das variações – real vs. orçado. Exemplo: quantidades de produção e venda por linha de produto, número de funcionários, consumo de materiais em kg, metros etc. 3. Planos orçamentários

29 A comparação do real vs. orçado permite identificar as variações e, sobretudo, as suas causas. Variações desfavoráveis - receitas abaixo e despesas acima do orçado – requerem medidas corretivas, com a maior agilidade possível, para que se atinja as metas estabelecidas. Revisões devem ser feitas sempre que algum fator desconhecido ou não contemplado no momento da elaboração do orçamento cause impactos expressivos nos negócios, em especial nos resultados econômico- financeiros. A Controladoria é responsável pela apuração das variações e, com o auxílio dos gestores, identificação das respectivas causas. 4. Controle Orçamentário

30 A realização das metas pode ser um dos fatores de avaliação de desempenho dos gestores, podendo, inclusive, afetar suas remunerações. Caso típico: metas de vendas para a equipe comercial. Remuneração variável vinculada à consecução das metas, aumenta a motivação para que sejam “perseguidas”. 4. Controle Orçamentário


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