IBGE fixou normas para a uniformização da cartografia brasileira e consegue o feito de estabelecer dados de coleta e tabulações do censo. A história do IBGE."> IBGE fixou normas para a uniformização da cartografia brasileira e consegue o feito de estabelecer dados de coleta e tabulações do censo. A história do IBGE.">

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

2  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e pesquisas estatísticas sobre os mais variados temas geográficas.  Além de ser também a fundação responsável pelo SIG (Sistema Geodésico) Brasileiro. O QUE É?

3 1936 => Criação do “Instituto Nacional de Estatística e Cartografia” (INE) 1937 => É criado o Conselho Brasileiro de Geografia (CBG) 1938 => Em 26 de janeiro, o Decreto-Lei nº 218 cria o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ― IBGE:  Conselho Nacional de Geografia ― CNG  Conselho Nacional de Estatística ― CNE 1942 => Entra em vigor a nova Divisão Regional do Brasil. 1960 => Começo da informatização, primeiro computador americano, chamado de "cérebro eletrônico". Até 1967 => IBGE fixou normas para a uniformização da cartografia brasileira e consegue o feito de estabelecer dados de coleta e tabulações do censo. A história do IBGE.

4 1968 => Desenvolvimento da Geografia Quantitativa  29 de maio a 4 de junho: Realização da I Conferência Nacional de Estatística ― 1º CONFEST.  23 a 30 de setembro. Conferência Nacional de Geografia e Cartografia ― 1ºCONFEGE. A ênfase do desenvolvimento da Geografia Quantitativa na metodologia matemática para se formar uma confiável fonte de dados para o uso do dinheiro publico, vindo dos impostos pagos pela população, propiciasse o desenvolvimento social e econômico do país 1971 => Criação do Instituto Brasileiro de Informática ― IB Criação da Rede Nacional de Agências de Coleta

5 1978 a dias atuais  Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor ― SNPC  Pesquisa Mensal de Emprego ― PME (1980)  O Projeto RADAM-BRASIL (1985)  Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF (1987)  Implementação do Plano Real (1994)  Primeira “versão” do portal do IBGE na internet (1995)  Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo — RBMC (1996)  Banco de Dados de Recursos Naturais – BDRN, evolui para Banco de Dados e Informações Ambientais (BDIA) (1997)  Adotado o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas — SIRGAS (2005)  Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares ― SIPD (2007)  Criação Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais — INDE (2008)  O Censo 2010 introduziu nova base territorial digital única (2010)  Banco de Nomes Geográficos do Brasil – BNGB (2011)  PNAD Contínua (2011)  Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais (2012)  SIRGAS 2000 torna-se o único sistema geodésico de referência oficialmente adotado no Brasil. (2015)

6 Hoje o IBGE é o atual responsável pelo Censo Demográfico, uma pesquisa realizada em campo com toda a população.  Levantar dados como.  Número de habitantes.  Renda.  Faixa etária da população.  E muitos outros dados.

7  O censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população.  As informações coletadas definem as políticas públicas nos níveis nacional, estadual e municipal.  Os resultados também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos. O CENSO OU RECENSEAMENTO DEMOGRÁFICO É UM ESTUDO ESTATÍSTICO REFERENTE A UMA POPULAÇÃO QUE POSSIBILITA O RECOLHIMENTO DE VÁRIAS INFORMAÇÕES, TAIS COMO O NÚMERO DE HOMENS, MULHERES, CRIANÇAS E IDOSOS, ONDE E COMO VIVEM AS PESSOAS.

8

9 Evolução dos meios de pesquisa.

10 Os vários tipos de pesquisa do IBGE

11 INFORMAÇÕES GERADAS:

12 CONCLUSÂO: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) serve principalmente como uma ferramenta indispensável para o Governo Federal. Pois é dessas pesquisas que ele retira as informações base necessárias para se traçar planos estratégicos sobre como realizará as políticas públicas relacionadas a saúde, educação, segurança, previdência social e todo os serviços de teor público. Esses dados também podem ser utilizados por empresas privadas e assim também elas podem traçar metas de acordos com os interesses específicos.

13 REFERÊNCIAS: FARIA, Caroline. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 2019. Disponível em:. Acesso em: 08 jun. 2019. IBGE. Linha do tempo – síntese da História do IBGE (1936-2016). 2017. Disponível em:. Acesso em: 08 jun. 2019. PIRES, Fátima. Primeiro Censo Demográfico do Brasil. 2012. Disponível em:. Acesso em: 08 jun. 2019. https://www.ibge.gov.br/institucional/o-ibge.html

14


Carregar ppt "Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google