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PublicouMayck Hartwig mayck Alterado mais de 4 anos atrás
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1 Desafios Psicossociais para o Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica
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Olá! Mayck Hartwig Psicólogo CRP 16/4487 Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia; Mestrando em Psicologia – UFES. Vocês me encontram em mayckhartwig@gmail.com 2
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Ementa da disciplina Desafios psicossociais para o psicodiagnóstico e avaliação psicológica Conceituação de avaliação psicológica e psicodiagnóstica; Desafios relacionados aos processos de subjetivação; Importância da abordagem qualitativa; Resoluções. Avaliação: Resenha crítica do artigo Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica (Araújo, 2007). 3 Segunda-feira
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Avaliação Psicológica ○ É um processo técnico-científico de coleta de dados, que tem por objetivo a interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos resultantes da relação do indivíduo com a sociedade; ○ Utiliza métodos, técnicas e instrumentos psicológicos. ○ Fonte: Resolução CFP 07/2003 06/2019 4
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Na avaliação psicológica investigamos ○ Afeto; ○ Emoção; ○ Cognição; ○ Inteligência; ○ Motivação; ○ Personalidade; ○ Outros... 5
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6 A escolha das estratégias e dos instrumentos empregados é feita sempre de acordo com o referencial teórico, o objetivo (clínico, profissional, educacional, forense etc.) e a finalidade (diagnóstico, indicação de tratamento e/ou prevenção). Fonte: Ocampo et al. (2005), Arzeno (2003) e Trinca (1984a).
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○ Procedimento de avaliação psicológica aplicada ao contexto clínico, com objetivo de identificar e compreender as queixas apresentadas; ○ São comumente utilizados: Entrevistas, Instrumentos Psicométricos e Projetivos e a observação clínica. Psicodiagnóstico 7
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10 As críticas mais frequentes dos alunos é que os testes “rotulam” e não são confiáveis como instrumentos de diagnóstico e avaliação da personalidade, segundo apontam pesquisas. Fonte: PEREIRA; CARELLOS, 1995; GOMES, 2000.
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11 Conselho Federal de Psicologia (CFP) cria em 1997, a Câmara Interinstitucional de Avaliação Psicológica, com o objetivo de fazer um diagnóstico das condições de ensino na área, e, posteriormente, implantar um Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos usados no Brasil. Com a implantação desse sistema e entrada em vigor da Resolução nº 02/2003, o CFP passou a recomendar somente o uso dos testes avaliados com parecer favorável da Comissão Consultiva. Resolução 02/2003 -> 06/2019
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12 E, será que os testes psicológicos dão conta dos novos processos de subjetivação e de questões sociais e políticas que tem se apresentado ao longo de nossa história? PLURALIDADEPLURALIDADEPLURALIDADEPLURALIDADE
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Desafios ○ Realidade sociocultural brasileira; ○ Risco do superdiagnóstico e patologização e/ou leitura moralizante dos fenômenos culturais; 13
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Minha pesquisa ○ Crianças pomeranas bilíngues ○ Características culturais: ○ Rigidez nas relações; ○ Modos menos expansivos de se comportar; ○ Timidez. 14
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15 (...) é fundamental para o clínico considerar que as expectativas e manifestações das habilidades comunicativas e expressivas variam de uma cultura para outra.
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Diferenças ○ “Testólogos” ○ Psicometria; ○ Objetividade; ○ Neutralidade; ○ Psicodiagnóstico ○ Ênfase na subjetividade; ○ Testes como complementares a outros procedimentos clínicos ○ Compreensão global. 16 Fonte: Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003)
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Desafios ○ Martín-Baró (1996), a avaliação psicológica, destituída dessa postura reflexiva (...) sob o pretexto da neutralidade científica, arrebata os sujeitos de suas próprias histórias, iguala o comportamento de crianças que vivem realidades totalmente distintas e exalta o enfoque quantitativo, como se ele fosse sinônimo de verdade psicológica. 17 Fonte: Martín-Baró, I. (1996). O papel do psicólogo. Estudos de Psicologia (Natal), 2(1), 7-27.
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Desafios ○ A realidade multicultural brasileira requer oposição a exaltação do enfoque quantitativo como único sinônimo de verdade psicológica (...) ○ ○ (...) Caso contrário, corre-se o risco de reprodução de práticas estigmatizadoras, “disponibilizando os recursos da avaliação psicológica para fins classificatórios e normatizadores” (Patto, 1997; Oliveira & Marinho- Araújo, 2009) que não dão conta da realidade concreta da população. 18
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19 Caráter qualitativo soberano Como considerar subjetividade do cliente?
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20 Experiência Profissional Estratégias e Instrumentos adequados para o caso Valores do cliente
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Resoluções complementares ○ Resolução CFP nº 01/1999: Orientação Sexual;01 ○ Resolução CFP nº 18/2002: preconceito e discriminação racial;18 ○ Resolução CFP nº 005/2010, obrigatoriedade do registro documental;005 ○ Resolução CFP nº 01/2018: pessoas transexuais e travestis;01 ○ Resolução CFP nº 09/2018: diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica.09 21
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22 Até logo! Dúvidas pós aula? Vocês me encontram em: ○ mayckhartwig@gmail.com ○ (27)99696-8478
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