A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planos da natureza SUMÁRIO INTRODUÇÃO SOBRE A ORIGEM DOS UNIVERSOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planos da natureza SUMÁRIO INTRODUÇÃO SOBRE A ORIGEM DOS UNIVERSOS"— Transcrição da apresentação:

1 Planos da natureza SUMÁRIO INTRODUÇÃO SOBRE A ORIGEM DOS UNIVERSOS
ILUSTRAÇÃO DO PLANO FÍSICO CÓSMICO ESQUEMA SIMBÓLICO DA CONSTITUIÇÃO OCULTA DO HOMEM PLANO FÍSICO PLANO ASTRAL PLANO MENTAL OS DOIS PLANOS MAIS SUTIS QUE O MENTAL ROLAGEM MANUAL

2 INTRODUÇÃO Apesar de a intenção e compromisso serem o de dar continuidade aos corpos e vestes da constituição oculta do homem, com o Corpo Anímico e suas Vestes, julgou-se indispensável o entendimento dos Planos da Natureza, ou seja dos Planos do Físico Cósmico, onde encontram-se os planos Astral e Mental, cujas matérias são constituintes das vestes do Corpo Anímico. Para o bom entendimento desta apresentação, “Planos da Natureza” é importante a apropriação das informações contidas nas apresentações anteriores: “Origem dos Universos”; e “Constituição Oculta do Homem”. A seguir vamos extrair dessas apresentações esquemas e fazer alguns comentários complementares, para facilitar o entendimento desta apresentação aos que já assistiram as anteriores citadas.

3 SOBRE A ORIGEM DOS UNIVERSOS
MENTAL DIVINO FORÇAS CONSTRUTORAS ÁTOMO PRIMORDIAL De forma bem resumida vimos na apresentação “Origem dos Universos”: o processo de sua criação tem origem numa realidade eterna e infinita denominada Substância Primordial que não é um Ser, mas a Causa sem Causa de tudo; essa Causa sem causa, esse Todo, essa Mente Cósmica por meio de forças construtoras limita, polariza e manifesta essa porção ilimitada de SUBSTÂNCIA PRIMORDIAL; por meio dessa Atividade Mental Cósmica, surge a Unidade de Construção do Universo, que contém Espírito e Matéria unidos por força construtora de forma indissolúvel. O ÁTOMO PRIMORDIAL.

4 Ainda, por meio dessa Atividade Mental Cósmica, são construídos Sete Planos e Quarenta e Nove Sub Planos a partir do ÁTOMO PRIMORDIAL. A formação desses Planos e Subplanos se dá por aglomeração desses “Átomos Primordiais” em formações específicas decorrentes do nível vibratório dos impulsos emitidos pela Atividade da Mente Infinita e Universal do TODO, ou TAT, ou LOGOS. Quanto maior o nível vibratório uma quantidade menor de Átomos Primordiais são agrupados e mais sutil, ou menos denso será a natureza do Plano, ou Subplano. É nesse 7º Plano Físico Cósmico onde se objetiva a Ideação, ou a Obra do Eterno.

5

6 Os Átomos que formam os Primeiros Subplanos de cada Plano, são os fundamentos do Plano e por isso são Chamados “ÁTOMOS FUNDAMENTAIS”. Esses cinco planos do Físico Cósmico é que são conhecidos como planos da natureza. (apesar de a ilustração separar Mental Concreto e Mental Abstrato eles constituem sete subplanos do Plano Mental (ver esquema a seguir) Como dissemos anteriormente, são nesses planos que ocorre a evolução, por meio das sete vestes constituintes dos três corpos resultantes da manifestação trina da Mônada. A seguir, o Esquema Simbólico da Constituição Oculta do Homem indica as densidades de matéria, ou a sutileza dos corpos e vestes em correspondência com a matéria dos subplanos de que são formados. Assim, fica mais do que justificado a necessidade de antes de abordarmos a Corpo Anímico e suas Vestes, tratarmos sobre os planos da natureza.

7

8 Plano físico CONSTITUIÇÃO
O Plano Físico é constituído de duas categorias de matéria a Física Densa e a Física Etérica. Essas matérias, como vimos em “Corpo Físico e suas Vestes” são as constituintes das vestes Física Densa e Etérica, ou Duplo Etérico. A matéria que nos rodeia existe sob enorme variedade com a qual estamos familiarizados. A terra que pisamos é sólida; a água que bebemos é líquida; e gasoso o ar que respiramos. Por numerosas que sejam as espécies de matéria componentes dos objetos do nosso mundo, elas se reduzem de fato a pequeno número de substâncias fundamentais – os “Elementos Químicos”.

9 Cada Elemento Químico existe em estado “atômico” Esses elementos combinam-se entre si formando novas substâncias. Duas partículas de Hidrogênio combinam-se com uma de Oxigênio para formar a água. Os elementos químicos são os tijolos do nosso universo, combinam-se entre si segundo certas afinidades e características. É por essas afinidades e características, conhecidas como “Valência”. É por este motivo, “Valência”, que um átomo de Cloro prefere combinar-se com um único átomo de Hidrogênio para formar o ácido clorídrico e o Oxigênio prefere combinar-se com dois átomos de Hidrogênio para formar a água. Outro lado interessante ensinado pela química é que a combinação desses elementos químicos se faz com a formação de figuras geométricas.

10 DENSIDADES DA MATÉRIA FÍSICA
A matéria física apresenta sete graus de densidade: Atômico; Subatômico; Superetérico; Etérico; Gasoso; Líquido e Sólido. PROPRIEDADES PARTICULARES DA MATÉRIA ETÉRICA A matéria etérica, como visto, possui quatro graus de densidade. Cada grau se caracteriza por utilização específica: ETÉRICA - Utilizada pela corrente elétrica comum e pelo som; SUPERETÉRICA – Utilizada pela luz; SUBATÔMICA – Utilizada pelas “formas sutis de eletricidade”; ATÔMICA – Utilizada pelo pensamento em sua passagem. de de um cérebro para outro..

11 Plano astral CONSTITUIÇÃO
Conceito É um dos sete planos nos quais o homem processa sua evolução por meio de suas sete vestes. CONSTITUIÇÃO A natureza da matéria astral é semelhante a da matéria física, visto que sua estrutura é atômica. Existe em sete graus correspondentes aos sete graus da matéria física: Sólido, Líquido, Gasoso, Etérico, Superetérico, Subatômico e Atômico. A Matéria de cada subplano interpenetra a do subplano que lhe está abaixo. Assim, na superfície da Terra, todos os sete subplanos se interpenetram e coexistem no mesmo espaço. Além disso, os subplanos superiores se estendem mais para longe da terra física do que os subplanos mais densos. Quinto e assim por diante.

12 DENSIDADES DA MATÉRIA ASTRAL
A matéria astral pode ser classificada em 7 estados, cada um constituindo um subplano do astral. Assim, temos da mesma forma que no físico, 7 estados de matéria astral. A mais densa a correspondente ao sólido do Subplano Físico. Existe correlação entre os subplanos do mundo físico (sólido, líquido, gasoso…) com os subplanos do Plano Astral. Inclusive, o autor Arthur E. Poweel no seu livro o Corpo Mental aconselha denomina-los da mesma forma como são denominados no Plano Físico: Subplano Sólido Astral; Líquido Astral; Gasoso Astral; Etérico Astral; Superetérico Astral; Subatômico Astral e Atômico Astral. A matéria astral interpenetra a matéria física. Cada átomo físico flutua num oceano de matéria astral. A Matéria Astral corresponde com exatidão a matéria física que ela interpenetra. Significa que cada variedade de Matéria Física atrai a Matéria Astral de densidade correspondente. Assim a matéria Sólida é interpenetrada pela matéria do Subplano Astral mais denso – o Sétimo, a Líquida pelo Sexto, a Gasosa pelo Quinto Subplanoe assim por diante.

13 Essa ocorrência se dá pelo fato da matéria física conter imensos espaços vazios onde os átomos astrais penetram com toda liberdade, por serem menores e mais sutis. Todos nós sabemos dos bancos escolares que o átomo não é compacto, possui, entre partículas, espaços completamente vazios de matéria no plano físico. Um átomo, apesar de minúsculo, compreende muito mais espaço vazio que partículas propriamente de matéria física. Esses espaços vazios não ocorrem só com o átomo, mas, também, com as moléculas e partículas. As moléculas, constituídas de átomos, além dos espaços vazios existentes nesses, têm os espaços vazios entre os átomos constituintes das moléculas. Esses espaços entre átomos são maiores que os próprios átomos. Além disso, as substâncias, formadas por partículas, reuniões de moléculas, partículas essas que guardam, entre si, distâncias relativamente grandes. Assim, uma barra de aço que, para nossos sentidos imperfeitos, parece ser absolutamente compacta, tem mais espaços vazios do que partículas materiais.

14 Um átomo, apesar de minúsculo, compreende muito mais espaço vazio que partículas propriamente de matéria física. Esses espaços vazios não ocorrem só com o átomo, mas, também, com as moléculas e partículas. As moléculas, constituídas de átomos, além dos espaços vazios existentes nesses, têm os espaços vazios entre os átomos constituintes das moléculas. Esses espaços entre átomos são maiores que os próprios átomos. Além disso, as substâncias, formadas por partículas, reuniões de moléculas, partículas essas que guardam, entre si, distâncias relativamente grandes. Assim, uma barra de aço que, para nossos sentidos imperfeitos, parece ser absolutamente compacta, tem mais espaços vazios do que partículas materiais.

15 Plano mental CONSTITUIÇÃO
O Plano Mental do Físico Cósmico é aquele plano da natureza que pertence a consciência funcionado como pensamento, á mente funcionado através do cérebro físico. A natureza da matéria mental é semelhante à matéria astral que, por sua vez é semelhante à física, visto que sua estrutura também é atômica. DENSIDADES DA MATÉRIA MENTAL A matéria do Plano Mental é dividida em sete graus de densidade, precisamente como acontece nos planos Astral e Físico.

16 A subdivisão mais fina, ou mais elevada ou, ainda, de menor densidade corresponde ao Subplano Atômico – Matéria Mental Atômica. Os três graus superiores, ou os menos densos, da Matéria Mental chamam-se Arûpa ou Sem Forma; os quatro inferiores são chamados Rûpa, ou dotados de forma. Nos níveis Rûpa, as vibrações da consciência dão origem a imagens, ou quadros, onde cada pensamento aparece como forma viva. Nos níveis Arûpa, a consciência parece enviar correntes ou jorros de energia viva, que não se condensam em imagens distintas, porém ao fluírem para os subplanos mentais inferiores, produzem uma variedade de formas, todas ligadas por alguma condição comum. Em outras palavras, os três graus superiores, ou menos densos da Matéria Mental, Arûpa, referem-se à expressão de pensamentos, ideias e princípios abstratos, e os quatro graus inferiores, Rûpa, relacionam-se com os pensamentos concretos e idéias particulares.

17 Vale lembrar as apresentações “Constituição Oculta do Homem”; “ Corpo Anímico E Suas Vestes”; e “Corpo Causal e Suas Vestes”, quando mostramos a Veste Mental Concreta – matéria mental Rupa – Com Forma; e a Veste Mental Abstrata – matéria mental Arupa – Sem Forma

18 OS DOIS PLANOS MAIS SUTIS QUE O MENTAL
Os dois planos do Físico Cósmico mais sutis que o Plano Mental são o Plano Búdico e o Plano Atmíco. Quando da apresentação sobre a Constituição Oculta do Homem observamos que o arquétipo do Mistério Criador para o Homem é constituído de sete princípios. Vimos, também, que para a realização desses princípios correspondia a formação de veículos, vestes. E, aí observamos que os princípios búdico e atmíco ainda não foram realizados. De mesma forma como não se encontra informações sobre essas vestes não realizadas, também não encontramos informações sobre os planos correspondentes.

19 O Plano Búdico está relacionado com consciências em estágios evolutivos superiores aos seres identificados como dotados de inspiração. São os dotados de profunda intuição. Muito mais próximos dos valores monádicos, tem acesso à sabedoria independentemente das limtações de tempo e espaço. O Plano Atmíco está relacionado com consciências que atingiram os maiores valores espirituais e concluíram sua peregrinação e voltam ao esplendor da Casa do Pai. Com relação as densidades são muito menores e a expansão de suas matérias alcançam limites incalculáveis. FONTES Publicações: Fundamentos da Teosofia - C. Jinarajadasa Série D – Castanho Ferreira Cadernos Fiat Lux 2,6 7 e 8 – Roberto Lucíola

20 FORMATAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
Apresentações em power point – pps: Constituição Oculta do Homem CO Origem dos Universos IMAGENS De esquemas elaborados para ilustração do texto. MÚSICA “Raphsody in Blue”– Robert Geshwin FORMATAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TEXTO: j. cOÊLHO


Carregar ppt "Planos da natureza SUMÁRIO INTRODUÇÃO SOBRE A ORIGEM DOS UNIVERSOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google