A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação
Tópicos em Visão Computacional Formação da imagem, captura e representação Sistemas de Informação Prof. Dr. Everton C. Tetila

2 Agenda 1. Formação da imagem 2. Dispositivos de captura 4. Calibração
3. Representação da imagem em tons de cinza 4. Calibração 5. Ruído

3 Visão Humana e Dispositivos de Captura
Formação da imagem

4 Visão Humana e Dispositivos de Captura
Formação da imagem

5 Visão Humana e Dispositivos de Captura
Formação da imagem

6 Visão Humana e Dispositivos de Captura
Formação da imagem

7 Visão Humana e Dispositivos de Captura
Formação da imagem

8 Visão Humana e Dispositivos de Captura
Dispositivo de captura Microscópio digital Ressonância magnética Sonar Tomografia Computadorizada

9 Visão Humana e Dispositivos de Captura
Dispositivo de captura Aparelho de ultrassom Câmera de 180 graus Câmera de infravermelho Câmera térmica

10 Visão Humana e Dispositivos de Captura
Dispositivo de captura Câmera multi-espectral Quando elétrons se movem, eles criam ondas eletromagnéticas que podem propagar-se através do espaço livre, mesmo do vácuo. Essas ondas foram inicialmente previstas pelo físico britânico James Clerk Maxwell em 1865 e pela primeira vez produzidas pelo físico alemão Heinrich Hertz em O número de oscilações por segundo de uma onda eletromagnética é chamado freqüência (f) e é medida em Hz. A distância entre duas oscilações consecutivas (máxima ou mínima) é chamada de comprimento de onda, universalmente designada pela letra grega l (lambda). Conectando-se uma antena de tamanho adequado a um circuito elétrico, as ondas eletromagnéticas podem ser difundidas eficientemente e recebidas por um receptor a alguma distância próxima. Toda a comunicação sem fio se baseia neste princípio. No vácuo, todas as ondas eletromagnéticas viajam à mesma velocidade, independentemente de sua freqüência. Esta velocidade, velocidade da Luz (c), é aproximadamente 3×108 m/s, ou, cerca de 30 cm (1 pé) por nano segundo. Em cabos de cobre ou de fibra, esta velocidade cai para cerca de 2/3 desse valor e fica relativamente dependente da freqüência. A velocidade da luz é o limite máximo para velocidade das ondas, isto é, nenhum objeto ou sinal move-se mais rápido. A relação fundamental entre f, l e c, no vácuo é: l.f = c Desde que c é uma constante, se sabemos o valor de f, descobrimos l e vice-versa. Por exemplo, ondas de 1MHz têm cerca de 300m, já as de 1 cm têm freqüência de 1GHz.

11 Visão Humana e Dispositivos de Captura
Representação da imagem em tons de cinza Figura: Na primeira linha temos imagens de uma mesma tesoura obtidas de dia, com luz natural (à esquerda) e a noite com luz artificial (à direita). Na segunda linha ampliamos o ponto que prende as duas lâminas da tesoura nas duas situações de iluminação, na terceira linha ampliamos uma pequena região na parte superior esquerda das imagens da linha 2 e na quarta temos os valores dos pixels

12 Visão Humana e Dispositivos de Captura
Calibração: baseando-se na imagem de algum objeto de dimensões conhecidas, como uma tabuleiro de xadrez, determina as transformações geométricas necessárias para recuperar as distâncias e dimensões originais dos objetos na cena.

13 Visão Humana e Dispositivos de Captura
Ruído: são elementos ou artefatos presentes em uma imagem digital que não contribuem e muitas vezes atrapalham o sistema de visão computacional na análise daquilo que é relevante para a solução de um problema.


Carregar ppt "Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google