A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Março de 2019.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Março de 2019."— Transcrição da apresentação:

1 Março de 2019

2 + Informações técnicas
Sobre a pesquisa OBJETIVO: LEVANTAR O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES E PRINCIPAIS IMPACTOS DO SEBRAETEC NOS EMPREENDIMENTOS ATENDIDOS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018. PUBLICO ALVO: Empreendedores que receberam Consultorias ou Capacitação/Oficina no segundo semestre de 2018. AMOSTRA: Foram entrevistados empreendedores que participaram do SEBRAETEC no segundo semestre de 2018. METODOLOGIA: Os dados foram coletados através de entrevistas por telefone (C.A.T.I.). COLETA DE DADOS: O período de campo da pesquisa aconteceu entre os dias 11/03 e 21/03 de 2019. DISTRIBUIÇÃO DA AMOSTRA: A amostra foi distribuída entre as 27 Unidades Federativas. ERRO AMOSTRAL: 1,57% para resultados nacionais. NÍVEL DE CONFIANÇA: 95% + Informações técnicas

3 Distribuição da amostra
ENTREVISTAS POR UF 111 277 285 48 283 261 92 15 14 118 17 30 12 259 52 66 257 204 269 80 59 214 99 90 ENTREVISTAS POR SOLUÇÃO CAPACITAÇÃO – 334 casos 304 CURSOS: 30 ORIENTAÇÃO TÉCNICA: CONSULTORIA – casos 234 CLÍNICA TECNOLÓGICA: 3.014 CONSULTORIA:

4 PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA SEBRAETEC
Cerca de 85% dos entrevistados confirmaram ter participado do SEBRAETEC em 2018. 84,6% Sim 15,4% Não OBS: Dentre os clientes que confirmaram participação no SEBRAETEC em 2018, um total de tiveram seus questionários finalizados e validados. BASE: 5.780 1. O(a) Sr(a) confirma ter participado do programa SEBRAETEC em 2018?

5 FORMA COMO INGRESSOU NO SEBRAETEC
Nacional UF Solução Histórico Quase 2 em cada 5 entrevistados solicitaram participação no SEBRAETEC. Já cerca de 45% dos entrevistados foram indicados pelo SEBRAE ou por algum consultor do SEBRAE. Outro, qual? Indicação de amigo/familiar 3,5% Indicação de outra instituição 10,5% Q6. O sr. Solicitou sua participação no programa, ou foi indicado? (EST-RU) BASE: 3.582

6 MOTIVO PELO QUAL SOLICITOU OS SERVIÇOS DO SEBRAETEC
Nacional UF Solução Histórico Se outro, qual? Qualificação técnica, introduzir inovações de sua área na empresa → 2,7% Organização administrativa→ 1,9% Mudanças na identidade visual, design e layout da empresa → 1,3% Gestão financeira → 1,2% Qualificação pessoal / Qualificar colaboradores → 1,0% Melhorar o marketing/divulgação da empresa → 0,8% Fazer avaliação de mercado para lançar novo produto → 0,7% Abrir uma nova empresa → 0,6% Aumentar o volume de vendas → 0,5% Mudanças na infraestrutura → 0,4% Buscar a viabilidade do negócio → 0,4% Entender o sistema tributário e emissão de notas → 0,2% Reduzir custos → 0,1% Liberar o alvará da empresa → 0,1% Manutenção do controle de qualidade → 0,1% Obter licença ambiental → 0,1% Não sabe responder → 0,3% Melhorar a comunicação com os clientes e ampliar a produção e foram os objetivos mais significativos no momento de solicitar os serviços do SEBRAETEC. Qual? Q7. Vou citar alguns motivos para que o(a) Sr(a) tenha solicitado o serviço e gostaria que indicasse aquele que mais se enquadra na sua situação (EST – RU) BASE: 1.396

7 FORMA COMO TOMOU CONHECIMENTO DO SEBRAETEC
Nacional UF Solução Histórico Q8. Como o sr. tomou conhecimento do programa SEBRAETEC? (EST-RU) BASE: 3.582

8 SABIA QUE O CONSULTOR DO SEBRAETEC ERA VIABILIZADO PELO SEBRAE?
Nacional UF Solução Histórico 88,4% dos entrevistados sabiam que se tratava de um consultor viabilizado pelo SEBRAE 88,4% Q9. O(a) sr(a) sabia que a pessoa que estava prestando serviços para a sua empresa tratava-se de um consultor viabilizado pelo SEBRAE? (ESP – RU) BASE: 3.582

9 Avaliação do SEBRAETEC

10 AVALIAÇÃO DOS CONSULTORES DO SEBRAETEC (notas médias)
Nacional UF Solução Histórico Ver + detalhes Facilidade de comunicação Domínio do assunto Educação e postura ética Acompanhamento e orientação Foco em resultados Cumprimento dos prazos Resolução do problema 9,2 9,3 9,6 9,1 8,9 9,2 8,9 NOTAS ALTAS 77,9% NOTAS MÉDIAS 19,0% NOTAS BAIXAS 3,1% 79,7% 17,3% 3,0% 89,6% 9,2% 1,2% 76,7% 18,8% 4,4% 68,4% 25,3% 6,3% 78,0% 16,6% 5,4% 71,6% 21,4% 7,0% Q12 - Como o (a) Sr.(a) avalia o consultor do SEBRAETEC em relação aos seguintes aspectos? Atribua nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito” (EST – RM)

11 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO CONTEÚDO DO CURSO/CONSULTORIA DO SEBRAETEC
Nacional UF Solução Histórico Cerca de 3 em cada 4 entrevistados avaliaram a qualidade do conteúdo dos cursos e consultorias do SEBRAETEC com notas altas. 74,9% MÉDIA 9,1 20,9% 4,2% Q13 - Em relação à qualidade do conteúdo do curso/ consultoria que o(a) Sr.(a) fez, dê uma nota de 0 a 10, sendo 0 “PÉSSIMO” e 10 “EXCELENTE”. BASE: 3.569| NS/NR: 13

12 ATENDIMENTO DAS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO SEBRAETEC
Nacional UF Solução Histórico Mais de 70% dos entrevistados avaliaram o atendimento de suas expectativas em relação ao SEBRAETEC com notas altas. 71,6% MÉDIA 9,0 22,8% 5,6% Q14 - Agora eu gostaria de saber se o serviço prestado por meio do programa SEBRAETEC atendeu suas expectativas. Utilize a mesma escala de 0 a 10. BASE: 3.556| NS/NR: 26

13 SATISFAÇÃO GERAL DOS EMPRESÁRIOS EM RELAÇÃO AO SEBRAETEC
Nacional UF Solução Histórico Cerca de ¾ dos entrevistados atribuíram notas altas para a satisfação geral com relação ao Programa SEBRAETEC. 74,1% MÉDIA 9,0 21,1% 4,8% Q15 - Em relação à sua satisfação geral com o curso ou consultoria que fez, atribua uma nota de 0 a 10. BASE: 3.576| NS/NR: 06

14 APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DURANTE O SEBRAETEC
Nacional UF Solução Histórico Cerca de metade dos entrevistados avaliaram a aplicabilidade dos conhecimento adquiridos no Programa SEBRAETEC com notas altas. 49,6% 37,6% MÉDIA 8,2 12,7% Q16 - O(a) Sr. (a) conseguiu pôr em prática no dia a dia do seu negócio o que aprendeu nesse curso/consultoria? Dê uma nota de 0 a 10, sendo que 0 significa “NÃO PÔS NADA EM PRÁTICA” e nota 10 que “PÔS TODOS OS CONHECIMENTOS EM PRÁTICA”. BASE: 3.531| NS/NR: 51

15 AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO SEBRAETEC NA EMPRESA
Nacional UF Solução Histórico 48,0% Quase metade dos entrevistados avaliaram a efetividade do Programa SEBRAETEC com notas altas. 37,2% MÉDIA 8,1 14,8% Q19 - O curso/consultoria que você fez deu resultados para sua empresa? Melhorou o seu negócio? Dê uma nota de 0 a 10, sendo 0 "NÃO DEU RESULTADO ALGUM" e dez “DEU MUITOS RESULTADOS BASE: 3.473| NS/NR: 109

16 AVALIAÇÃO DO PREÇO COBRADO NO PROGRAMA SEBRAETEC
Nacional UF Solução Histórico Mais de metade dos entrevistados considerou o preço do serviço adequado. Outra parcela considerável – cerca de ¼ dos entrevistados - não teve custos com o SEBRAETEC. Q17. Em relação, ao valor cobrado o(a) Sr(a) acredita que o programa SEBRAETEC teve um preço: BASE: 3.582

17 SABIA QUE OS VALORES COBRADOS NO SEBRAETEC CONTAM COM SUBSÍDIOS DO SEBRAE?
Nacional UF Solução Histórico 82,7% Mais de 4 em cada 5 entrevistados tinham conhecimentos acerca dos subsídios do SEBRAE Q17.1. Você sabia que os valores cobrados para os empresários contam com custeio/subsídio do SEBRAE? BASE: 3.582

18 RETORNO DO VALOR INVESTIDO NO PROGRAMA SEBRAETEC
Nacional UF Solução Cerca de ¾ dos entrevistados que realizaram investimento financeiro no SEBRAETEC afirmaram que o valor investido retornou para a empresa, seja em aumento de vendas, melhora na qualidade dos serviços prestados, aumento da produtividade, etc. Q18. O valor investido para participar do Sebraetec foi retornado para a empresa (com aumento das vendas, melhora da qualidade, aumento da produtividade)? BASE: 2.709

19 PERIODO DE TEMPO PARA RETORNO DO VALOR INVESTIDO NO PROGRAMA SEBRAETEC
Nacional UF Solução 54,4% Mais de metade dos entrevistados – 54,4% - perceberam retorno do valor investido no SEBRAETEC nos seis primeiros meses após a realização do Programa. Q18.1. Quanto tempo levou para que seu investimento retornasse para a empresa? BASE: 1.988

20 MUDANÇAS NA EMPRESA APÓS O SEBRAETEC
Nacional UF Solução Histórico INOVAÇÕES DE PRODUTO INOVAÇÕES DE PROCESSO INOVAÇÕES ORGANIZACIONAIS INOVAÇÕES DE MARKETING Q20 - Eu vou citar algumas mudanças que o(a) Sr(a) possa ter feito na sua empresa como consequência do Programa SEBRAETEC. BASE: 3.582

21 MUDANÇAS NO FATURAMENTO APÓS PARTICIPAÇÃO NO SEBRAETEC
Nacional UF Solução Histórico Cerca de metade das empresas aumentaram seu faturamento após o SEBRAETEC. Q22 - O que aconteceu com o faturamento mensal de sua empresa após sua participação no SEBRAETEC? BASE: 3.582

22 INFLUÊNCIA DO SEBRATEC NA MUDANÇA NO FATURAMENTO
Nacional UF Solução Histórico Cerca de metade dos entrevistados avaliaram com notas altas o impacto do SEBRAETEC na mudança do faturamento de sua empresa. 49,9% MÉDIA 8,3 37,4% 12,7% Empresa que aumentaram o faturamento: 8,5 BASE: 2.019|NS: 07 Empresa que diminuíram o faturamento: 4,6 BASE: 251|NS: 03 23. O fato de ter participado do SEBRAETEC contribuiu para essa mudança no faturamento? Atribua nota de 0 a 10, sendo que a nota 0 significa “não contribuiu em nada” e a nota 10 “contribuiu muito”. BASE: 1.821| NS/NR: 10

23 ESTIMATIVA DE AUMENTO DO FATURAMENTO APÓS O SEBRAETEC
Nacional UF Solução Cerca de 1/3 dos entrevistados estimam que o faturamento da empresa aumentou mais de 20% após a participação no SEBRAETEC. Q24. Qual a estimativa do aumento de faturamento médio que sua empresa conseguiu após a sua participação no Sebraetec? BASE: 1.721

24 RECOMENDAÇÃO DO SEBRAETEC
Nacional UF Solução Histórico PROMOTORES: 82,7% Mais de 4 em cada 5 entrevistados mostraram-se promotores do Programa SEBRAETEC. NPS 78,6 NEUTROS: 13,2% DETRATORES: 4,1% Q25. O(A) Sr (a) recomendaria o curso/consultoria do SEBRAETEC para um amigo ou familiar? Atribua uma nota de 0 a 10, onde 0 significa “NÃO RECOMENDARIA DE FORMA ALGUMA” e a nota 10 “COM CERTEZA RECOMENDARIA”? BASE: 3.553| NS/NR: 29

25 PROBLEMAS DURANTE A REALIZAÇÃO DO SEBRAETEC
Nacional UF Solução Histórico Os problemas foram solucionados? Quais? Q10. Ocorreu algum problema durante a realização do curso/consultoria SEBRAETEC? BASE: 3.582

26 Faturamento mensal da empresa
PERFIL DO EMPREENDIMENTO Faturamento mensal da empresa Q21. Quanto sua empresa fatura por mês aproximadamente? BASE: 3.582

27 PERFIL DO EMPREENDEDOR
Sexo Idade Q03. Sexo / Q02. Qual sua idade? BASE: 3.582

28 PERFIL DO EMPREENDEDOR
Grau de instrução 04. Qual seu grau de instrução? BASE: 3.582

29

30 EVOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DO SEBRAETEC E DOS CONSULTORES DO PROGRAMA
AVALIAÇÃO DO SEBRAETEC: A maioria dos itens avaliados apresentam crescimento das notas médias ao longo da série histórica. Atendidos em 2015 Atendidos em 2016 Atendidos em 2017 Atendidos em 2018 Qualidade do curso/consultoria 8,8 9,0 9,1 Atendimento das expectativas 8,3 8,7 8,9 Satisfação geral Aplicabilidade 7,5 7,9 8,2 Efetividade 7,8 8,1 Recomendação (NPS) 71,4% 74,6% 78,3% 78,6% AVALIAÇÃO DOS CONSULTORES: A maioria dos itens avaliados apresentam crescimento das notas médias ao longo da série histórica. Atendidos em 2015 Atendidos em 2016 Atendidos em 2017 Atendidos em 2018 Facilidade de comunicação 9,0 9,1 9,2 Domínio do assunto 9,3 Educação e postura ética 9,4 9,5 9,6 Acompanhamento e orientação 8,8 Foco em resultados para sua empresa 8,4 8,7 8,9 Cumprimento dos prazos * Resolução do problema

31 CONSIDERAÇÕES FINAIS 05 04 03 02 01 Quase 2 em cada 5 entrevistados ingressaram no SEBRAETEC via solicitação. A maioria, porém, foi indicada pelo SEBRAE ou por consultores. Dentre aqueles que solicitaram participar do SEBRAETEC, a maior parcela visava melhorar a comunicação com o cliente (27,6%) ou ampliar a produção da empresa (25,3%). Os consultores do SEBRAETEC foram avaliados, de modo geral, com notas altas (acima de 9,0 na maioria dos critérios, especialmente quanto a sua educação e postura ética. Os valores cobrados pelo Programa SEBRAETEC foram considerados adequados por 54,1% dos entrevistados. A maioria dos empresários (82,7%) tem conhecimento de que os valores cobrados contam com subsídios do SEBRAE. O conteúdo apresentado no SEBRAETEC foi avaliado com nota média 9,1. Empresários que realizaram Capacitação foram aqueles que avaliaram de forma mais positiva o conteúdo do Programa.

32 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10 09 08 07 06 A nota média para o atendimento das expectativas em relação ao SEBRAETEC FOI DE 9,0. Clientes que realizaram Capacitação atribuíram notas mais altas para este item. A satisfação geral com o SEBRAETEC alcançou nota média de 9,0, em uma escala de 0 a 10. Clientes que realizaram Capacitação mostraram-se ainda mais satisfeitos, em comparação àqueles que realizaram Consultoria. A aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante o SEBRAETEC obteve nota média de 8,2. A avaliação da aplicabilidade foi mais positiva entre aqueles que realizaram Capacitação. A efetividade do SEBRAETEC em termos de geração de resultados para a empresa, alcançou nota média de 8,1. De modo geral, a avaliação dos entrevistados que realizaram Capacitação tende a ser mais positiva em relação aos diversos aspectos do SEBRAETEC, em comparação com os entrevistados que realizaram Consultoria.

33 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11 As principais mudanças implementadas na empresa como consequência do programa SEBRAETEC referem-se a inovações de produto (melhora na qualidade de produtos e serviços) e inovações organizacionais (melhora no atendimento ao cliente). 12 A maioria dos entrevistados (49,2%) afirmou que o faturamento da empresa aumentou após participação no programa SEBRAETEC. Os empresários que viram seu faturamento aumentar após o Sebraetec tendem a atribuir este aumento à participação no Programa. 13 A recomendação do SEBRAETEC por parte dos entrevistados alcançou NPS de 78,6%, sendo ainda mais expressivo nas regiões Norte e Centro-Oeste (80%), entre clientes que realizaram Capacitação (86%).

34 A pesquisa de satisfação e impacto Sebraetec é produto da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional, com apoio da Unidade de Inovação. Equipe UGE Dênis Pedro Nunes (Coordenação) Equipe Unidade de Inovação Arthur Guimaraes Carneiro


Carregar ppt "Março de 2019."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google