A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Artrodese de Ombro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Artrodese de Ombro."— Transcrição da apresentação:

1 Artrodese de Ombro

2 Indicações Infecções do ombro que não respondem ao tratamento conservador. Estabilização nos distúrbios paralíticos. Paralisia pós-traumática do plexo braquial. Estabilização após rupturas amplas e não passíveis de reconstrução do manguito rotador. Salvamento de uma artroplastia fracassada do ombro. Luxações recidivantes. Estabilização após ressecção decorrente de lesões neoplásicas.

3 Posição do Braço para a Artrodese do Ombro
Abdução: 20º. Flexão anterior: 30º. Rotação interna: 40-50º.

4 Posição do Braço para a Artrodese do Ombro

5 Método de Determinação da Rotação Interna Apropriada para a Artrodese do Ombro
Mão posionada a meio caminho entre o esterno e a axila. Maior flexão do cotovelo deve permitir que a ponta do polegar toque o queixo.

6 Artrodese Extra-articular: Técnica Cirúrgica de Watson-Jones

7 Artrodese Extra-articular: Técnica Cirúrgica de Putti

8 Tratamento Pós-Operatório
Aplica-se aparelho gessado toracobraquial ao ombro, com esta parte na posição ideal. Após 8-12 semanas, poderão ter início movimentos do cotovelo e do punho, mas deverá ser utilizada uma forma de sustentação, até que seja demonstrável a união óssea.

9 Artrodese Intra-articular e Extra-articular: Técnica Cirúrgica de Gill

10 Artrodese Intra-articular: Técnica Cirúrgica de Charnley e Houston

11 Técnica de Compressão: Técnica Cirúrgica de Charnley e Houston
Disposição dos pinos e grampos de compressão na artrodese do ombro por compressão. Os pinos penetram desde o aspecto lateral e não transfixam o ombro, necessitando de apenas duas perfurações cutâneas.

12 Tratamento Pós-operatório
Pinos e fixador externo: removidos após 5-6 semanas; troca-se o aparelho gessado. Segundo aparelho: removido 12 semanas após, sendo examinada a estabilidade do ombro. O ombro deve permanecer imobilizado até que haja sinais de consolidação da artrodese.

13 Técnica de Compressão: Técnica Cirúrgica do Grupo AO (Müller)

14 Tratamento Pós-operatório
É aplicado um curativo tipo Velpeau. As suturas são removidas em 2 semanas e a reabilitação ativa terá início quando a ferida estiver cicatrizada.

15 Técnica de Compressão: Técnica Cirúrgica de Uematsu

16 Tratamento Pós-operatório
Curativo e dreno: removidos no 2º pós-operatório. Aplicado aparelho gessado toracobraquial, que deve ser usado por 3 meses ou até que haja sinais de consolidação óssea. Em seguida: reabilitação.

17 Técnica de Compressão: Técnica Cirúrgica de Richards
A placa de reconstrução pélvica é envergada no nível do quarto orifício e ligeiramente torcida distalmente, para que faça aposição com a diáfise do úmero, com o ombro em 30º de abdução, 30º de flexão e 30º de rotação interna.

18 Tratamento Pós-operatório
Aparelho gessado 48h após a cirurgia. Uso de tipóia a partir de 6 semanas. Atividades mais intensas a partir de 16 semanas.


Carregar ppt "Artrodese de Ombro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google