A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância da tecnologia no aprimoramento profissional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância da tecnologia no aprimoramento profissional"— Transcrição da apresentação:

1 A importância da tecnologia no aprimoramento profissional
Prof. Dr. Paulo Cesar Baria de Castilho

2 1. Introdução A primeira mudança significativa no comportamento humano se deu à anos atrás. Foi quando o homem deixou o forrageamento (busca por alimentos) e passou a se dedicar à agricultura, fixando-o um pouco mais à terra. As transformações em escala global sempre demoraram séculos para acontecer, dado o estilo de vida e as condições vivenciadas por nossos antepassados.

3 1.1. O mundo atual está em transformação.
O mundo sempre esteve em transformação, o que é próprio do espírito humano, especialmente em viradas de século. A grande novidade é que, nos dias hodiernos, ela é muito rápida e responsável pela ansiedade constante que nos assola.

4 Para se ter uma ideia comparativa, o tear mecanizado (que é a marca registrada da 1ª Revolução Industrial), demorou 120 anos para se espalhar fora da Europa. A internet, ao contrário, espalhou-se por toda a face da terra em menos de uma década.

5 Essas mudanças, mais frequentes e mais rápidas, irão nos atingir de uma forma ou de outra, participando pessoalmente delas ou vendo um filme passar. Como isso irá nos atingir?

6 2. Inovações tecnológicas 4ª Revolução Industrial
LOCAL ANO VALOR DE MERCADO * FATURAMENTO EMPREGADOS DETROIT EUA 1990 U$ 36 BILHOES U$ 250 BILHOES 1, VALE DO SILÍCIO EUA 2014 U$ 1,09 TRILHÕES U$ 247 BILHOES 137,000 *AS 3 MAIORES EMPRESAS EM 2014 Hoje, é possível criar uma unidade de riqueza com muito menos trabalhadores, em comparação há 10 ou 15 anos, porque os custos marginais das empresas digitais tendem a zero. Fonte: James Manyika e Michel Chui, “digital Era Brings Hyperscale Challenges”, The Financial Times, 13 ago Apud: Schwab, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016, p. 18.

7 1ª Revolução industrial Final do Século XVIII – Entre 1760 e 1840
Transição da força muscular para a energia mecânica Invenção da máquina a vapor e construção de ferrovias

8 2ª Revolução industrial Final do Século XIX até 1960
Mudança da matriz energética: eletricidade Linha de montagem: produção em massa

9 3ª Revolução industrial – Década de 1960
Revolução digital ou do “computador” PC – Computador Pessoal (1970 e 1980) e internet (1990)

10 4ª Revolução industrial Final do Século XX - início do Século XXI
Energias renováveis Interação entre os domínios físicos, digitais e biológicos

11 3. Perspectivas do mercado de trabalho
As inovações tecnológicas irão mudar o mercado de trabalho? Como? Qual sua extensão?

12 3.1. Substituição de mão de obra
O desenvolvimento dessas novas tecnologias necessitará de profissionais cada vez mais qualificados

13 4. Especialista ou generalista?
Muito já se discutiu se o profissional deve buscar uma especialidade dentro da sua área ou se deve atuar em todos os setores do conhecimento para o qual foi habilitado. É a eterna dúvida em ser um “especialista” ou um “generalista”.

14 Já se disse que o especialista é aquele que sabe quase tudo, sobre quase nada. Por outro lado, a resposta não demorou: o generalista é aquele que sabe quase, nada sobre quase tudo.

15 4.1. Especialista ou generalista?
Atualmente a discussão é inócua. É mais do que evidente que o mundo globalizado, as transformações do final do século passado e início deste século XXI, exigem um profissional que seja “multiespecialista”, vale dizer, que transite por todas as áreas de sua Ciência com fluidez, especialmente agora, na Era do Conhecimento. E mais: não há que se falar em ser especialista em um “ramo” da Ciência em que atua, quando esta, por definição, é um sistema lógico, uno e indivisível. Dessa forma, o profissional deve sempre ter a consciência de que trabalha momentaneamente com uma parte, mas que a Ciência em que atua é um todo harmônico.

16 5. Conclusão Quando se vende boi o lucro é “x”. Porque qualquer um produz carne, com mais ou menos tecnologia. Quando se vende sêmen de boi para reprodução genética, o lucro é “x + 10”, vez que, neste caso, é necessário mais tecnologia e conhecimento. Quando se vende armazenamento de sêmen de boi e a logística de distribuição, o lucro é “x + 20”, vez que aumenta a exigência por tecnologia e conhecimento. Em outras palavras, quanto mais tecnologia e conhecimento (valor agregado), maior será o lucro daquela atividade, pois a concorrência será cada vez menor. Pouco se irá conseguir no aprimoramento profissional sem tecnologia, daí a importância dos cursos da FATEC.

17 6. Referência bibliográfica:

18 F I M


Carregar ppt "A importância da tecnologia no aprimoramento profissional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google