Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
5. VISÃO BASEADA EM RECURSOS 2017
2
5. VISÃO BASEADA EM RECURSOS
Recurso é tudo que é produtivo, ou seja, tudo que produz algo novo e valioso para as pessoas – novos bens e serviços que precisamos ou queremos em nosso dia a dia.
3
5. VISÃO BASEADA EM RECURSOS
Existem muitos tipos de recursos diferentes. As categorias de recursos, são usadas em conjunto pela humanidade. É muito difícil afirmar que um tipo de recurso é mais importante que outro, simplesmente porque sem qualquer um desses tipos, é impossível que a economia funcione normalmente.
4
5. VISÃO BASEADA EM RECURSOS
Trabalho - O capital humano certamente é um dos ativos mais importantes para a economia – e algo em que todos os setores econômicos investem cada vez mais. Entende-se por capital humano as habilidades, conhecimentos e atributos de uma pessoa. Por meio desse conjunto de capacidades, o indivíduo pode gerar valor para a sociedade. O capital humano pode e deve ser aprimorado continuamente por meio de estudo, capacitação e pela prática.
5
5. VISÃO BASEADA EM RECURSOS
Recursos naturais São considerados recursos naturais todos os insumos disponíveis na natureza e que podem ser usados economicamente. Os recursos naturais podem ser renováveis, mesmo após utilizados, reaparecem na natureza por meio de processos naturais, em um período (energia solar, o vento e a água) não renováveis (tais como o petróleo, o carvão e o ferro).
6
5. VISÃO BASEADA EM RECURSOS
Bens de capital - Máquinas, equipamentos e fábricas também são considerados recursos. Chamados de bens de capital (ou de produção), é a partir deles que são criados inúmeros produtos. O mesmo raciocínio vale para tudo que você consome durante a sua vida. Os produtos que consumimos são chamados bens de consumo. Foi a partir de um momento de grande evolução dos bens de capital que a humanidade experimentou um salto significativo de qualidade de vida. A revolução industrial (século XVIII), foi um dos passos mais importantes para os produtos que facilitam o nosso dia a dia.
7
5. VISÃO BASEADA EM RECURSOS
Modelo VRIO, Jay Barney O modelo foca a estratégia em recursos e competências internas. O objetivo de qualquer empresa é ter vantagem competitiva a longo prazo.
8
5. VISÃO BASEADA EM RECURSOS
1º - Destacar os recursos e competências fundamentais na nossa organização. Recursos: o que as Organizações têm ou querem ter. Competências: forma pelas quais os ativos são utilizados de forma eficaz.
9
5. VISÃO BASEADA EM RECURSOS
10
5. VISÃO BASEADA EM RECURSOS
2º - Classificar os recursos e competências destacados anteriormente. Conceito VRIN ou VRIO que quer dizer: Valor, Raridade, Inimitabilidade e Não substituibilidade (VRIN) Organização (VRIO).
11
5. VISÃO BASEADA EM RECURSOS
12
5. VISÃO BASEADA EM RECURSOS
De acordo com o modelo, as empresas com recursos valiosos, raros, difíceis de imitar e organizados obterão resultados superiores aos das organizações sem esses recursos existindo assim uma vantagem competitiva a longo prazo.
13
5. VISÃO BASEADA EM RECURSOS
Resumo: Desenvolver competências e recursos únicos que tenham as características VRIN ou VRIO buscando vantagens competitivas nas suas áreas de especialidade. Exemplos de recursos a analisar: - Estratégia de Marketing vs. Concorrente - Site da empresa vs. Concorrente - Colaboradores vs. Concorrente - Preços praticados vs. Concorrente
14
5. VISÃO BASEADA EM RECURSOS
Exercício: Analise os recursos da sua empresa vs. Concorrentes respondendo “sim” ou “não”, no modelo VRIO. Se houver um “não” passe para a análise do recurso seguinte.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.