Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAnthony De Julio Alterado mais de 10 anos atrás
2
Pesquisa de Mercado A mais poderosa ferramenta de marketing
3
Por que? Foco no cliente
4
Um pouco de história...
6
Como?
7
Detectando oportunidades - Perfil do consumidor - Segmentação de mercado - Hábitos de uso - Atributos ou benefícios desejados - Conhecimento das marcas - Preço - Embalagem - Posicionamento da concorrência
8
Gerando conceitos - nome/associação - Avaliação de mix de Marketing - Levantamento de espaços vazios - Teste de hipóteses p/ melhorar a marca - Descobrir a subjetividade da categoria do produto - Definir a personalidade do produto
9
Desenvolvimento de novos produtos - Especificação da oportunidade - Definir perfil do produto - Definição de atributos do produto - Definição da embalagem - Definição do Mix de Marketing - Teste de produto - Teste de Mercado
10
Definindo estratégias de comunicação - Diagnóstico da marca e da concorrência - Definição do conceito de comunicação - Avaliação prévia da publicidade - Levantamento de recall da propaganda
11
Tipos de pesquisa Quantitativa Qualitativa Quali-quanti*
12
Quantitativa Baseada em números Tem como principal objetivo quantificar os dados. Ideal para testar hipóteses.
13
Podem ser: - Censo - Amostragem
14
Também podem ser:
15
Objetivo de pesquisa - Respeito ao Briefing - Claro e conciso - Pode e deve ter objetivos secundários
16
Instrumentos de pesquisa Questionário, roteiro telefônico, formulário, roteiro de observação Para que? Padronizar a coleta de informações
17
Obrigatoriamente tem que: - Atender aos objetivos - Claros e concisos - Não tendenciosos - Possuir estrutura de funil
18
A importância do campo É a base de um trabalho acertado - Mão de obra treinada e qualificada - Supervisão de campo eficaz - Crítica dos dados -100% - Verificação dos dados – 30%
19
Qualitativa Avaliação do subjetivo, despreza a certeza numérica e têm como prioridade o conteúdo
20
Tipos de qualitativa Discussão em Grupo (DG, Focus Group, sala de espelho) Entrevista Exploratória Entrevista em Profundidade Observação Cliente-Fantasma
21
Relatório - Cuidado na leitura das informações - Exija do pesquisador É sua responsabilidade colocar as indicações em prática! Lembre-se:
22
? Perguntas
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.