A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor arnaldo geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor arnaldo geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Professor arnaldo geografia
Rússia União Soviética Professor arnaldo geografia Trilobita.org.br/arnaldo

2 Revolução Russa Até o início do século XX a Rússia era um país rural. A maioria das pessoas viviam no campo, muitos na miséria. Existia apenas uma minoria que desfrutava das riquezas – a monarquia. Em 1917 cai o império czar. Bolcheviques (maioria) vencem a revolução. Lênin: Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho - implantou o socialismo. Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1917.

3 A Rússia e a União Soviética
1922 – criada a URSS – grande crescimento econômico. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores. As propriedades comunitárias deram origem aos Kolkhozes (fazendas coletivas), ao passo que as grandes propriedades deram origem aos Sovkhozes (fazendas estatais).

4 UNIÃO SOVIÉTICA ( )

5 A DECADÊNCIA DA UNIÃO SOVIÉTICA
Fracasso do planejamento: Na União Soviética, partir da década de 1970, o planejamento econômico, pilar do regime socialista (por oposição ao livre-mercado) começou a dar sinais de esgotamento poder Mikhail Gorbatchov assume o poder aos 54 anos de idade. Tratava-se de um governante muito jovem pelos padrões da burocracia soviética. Perestroika - uma reestruturação da economia . Glasnost – é a transparência da nova política empregada. 1989 – queda do muro de Berlim. 1991 – fim da URSS

6

7

8 RÚSSIA – RELEVO O relevo é variado:
dominam planícies e vales (3/4 do território). As planícies Leste-Europeia e Oeste-Siberiana, divididas pelos montes Urais, são as maiores do planeta. Ponto mais elevado: monte Elbrus (5642 metros).

9 RÚSSIA – RELEVO

10 CLIMAS DA RÚSSIA Quatro zonas climáticas determinam o clima da Rússia:
ártica, subártica, temperada e Subtropical. Quatro estações de ano: inverno longo e nevoso, primavera temperada, verão curto e quente e outono chuvoso. As temperaturas médias variam em todo o território: em janeiro de -1 C a -50 C, em julho - de 1 C a 25 C. Cerca de 14 % do território (Sibéria Norte e Norte do Oriente Extremo) ficam além do círculo polar com o solo perenemente congelado.

11 VEGETAÇÃO DA RÚSSIA: Às paisagens severas dos desertos árticos do Norte sucede a tundra com mofo, líquen e moita. O inverno na tundra conta com 8-9 meses por ano. Mais para o Sul estão espalhadas as famosas florestas russas que ocupam por volta de 43 % do território do país. A mata densa de coníferas de difícil acesso chama-se "taiga". Na zona central da Rússia encontram-se as florestas mais claras, mistas, dominadas por bétulas e carvalhos. As florestas das zonas centrais estão divididas por estepes - regiões parecidas com cerrado brasileiro. A maior parte de estepes é lavrada e semeada por trigo, centeio, milho, girassóis, etc. No Sul do país, principalmente na costa do Mar Negro, o clima é subtropical com o inverno curto e úmido e verão longo e quente. Praias bonitas, sol e águas cristalinas atraem turistas de todo o país.

12

13

14 HIDROGRAFIA DA RÚSSIA Na Rússia há cerca de 120 mil rios. A maioria deles ficam congelados no inverno. Destacam o Rio Volga, o Rio Don e o conhecido Rio Neva que deságua no Golfo da Finlândia. Obi, deságua no Ártico. Os lagos apresentam-se de formas irregulares e estão, normalmente, no meio de um curso de um rio. O território russo compreende o Lago Ladoga, que é o maior da Europa, o Lago Baikal, o Lago Onega, entre outros.

15

16 ECONOMIA DA RÚSSIA: A Rússia dispõe, não só de uma enorme quantidade de recursos energéticos (carvão, petróleo, gás natural e hidroenergia) e minerais (cobalto, cobre, ouro, chumbo, níquel, platina e zinco), como também de praticamente todas as matérias-primas requisitadas pela indústria moderna. Produtos Agrícolas: batata, trigo, cevada, outros cereais. Pecuária: suínos, bovinos, ovinos, aves. Mineração: cobre, minério de ferro, níquel, alumínio, carvão, gás natural e petróleo.

17 RÚSSIA Indústria: alimentícia, máquinas, siderúrgica (ferro e aço), equipamentos de transporte e química. PIB: US$ 2,21 trilhões (estimativa 2010). PIB per Capita: US$ (estimativa 2010). O setor industrial: desenvolvimento nas indústrias ligadas ao fabrico de máquinas (turbinas, geradores elétricos, utensílios de construção, automóveis, locomotivas, etc.), de produtos químicos e de roupa e calçado, A silvicultura e a atividade piscatória são de grande importância econômica, pois a Rússia tem a maior reserva florestal do Mundo, e sua imensa frota pesqueira tem acesso às duas mais importantes áreas de pesca: os oceanos Atlântico e Pacífico.

18 RÚSSIA Federação Russa. Localizada ao norte da Eurásia.
Área: km² - é o maior país do mundo. População: 143 milhões de habitantes (9º país mais populoso). Densidade demográfica:  8,3 hab./km². Crescimento demográfico: -0,2% ao ano. Taxa de analfabetismo: 0,5%. IDH: 0,817 (alto). Religião: cristãos ortodoxos 75%. Taxa de urbanização: 74%. Taxa de fecundidade: 1,5 filhos por mulher. Expectativa de vida: Homens 63 anos e mulheres 75 anos. Mortalidade infantil: 7,5 por

19 Olimpíadas de Inverno Sochi – Rússia 2014
Os jogos Olímpicos de Inverno de 2014 acontecem entre 6 a 23 de fevereiro e têm como sede principal Sochi, na Rússia. População: 397 mil Distância de Moscou: 1679 km 140 quilômetros do litoral

20


Carregar ppt "Professor arnaldo geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google